|
|
 | Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Amazônia Oriental. Para informações adicionais entre em contato com cpatu.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
02/05/2007 |
Data da última atualização: |
30/07/2014 |
Autoria: |
SILVA, M. F. da. |
Título: |
Pensar o trabalho é pensar a vida: as dimensões da formação na pedagogia da alternância da escola família agrícola de Marabá-PA. |
Ano de publicação: |
2003 |
Fonte/Imprenta: |
2003. |
Páginas: |
103 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento sustentável) - Universidade Federal do Pará, Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA. Orientadora: Profª Drª Ney Cristina Monteiro de Oliveira. |
Conteúdo: |
Nas diretrizes curriculares do Programa de formação baseado na Pedagogia da Alternância, denominado Escola Família Agrícola de Marabá, está expressa a suposição de que este pode contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar, por estar alçado metodologicamente numa proposição que superaria aquela praticada pelas escolas vinculadas ao sistema de educação pública, ou seja, o percurso pedagógico ocorreria a partir das experiências desenvolvidas no processo sócio-produtivo dos jovens e, em consequência disso, dar-se-ia a requalificação do papel da família no processo formativo. Através deste trabalho, analisamos as dimensões da formação que vem sendo efetivadas pelo programa, tornando como central a análise do papel atribuído à educação e ao conteúdo da categoria trabalho. Neste sentido, concluímos que, embora o Programa seja um investimento importante na formação da juventude do campo, em seu atual nível de desenvolviemnto, ainda são pouco evidentes as rupturas com a prática negada do sistema educacional e os efeitos sobre a agricultura familiar só poderão se fazer sentir mediante a institucionalização de processos paralelos que viabilizem a presença das famílias e das novas gerações na terra. |
Palavras-Chave: |
Brasil; Educação rural; Marabá; Pará. |
Thesagro: |
Agricultura Familiar; Ensino Agrícola. |
Thesaurus Nal: |
Amazonia. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
null Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 1 | |
1. |  | STIVANINA, S. C. B.; VIZZOTTO, E. F.; PARIS, M. de; ZANELA, M. B.; PASSOS, L. P.; ANGELO, I. D. V. Addition of oregano or green tea extracts into the diet for Jersey cows in transition period. Feeding and social behavior, intake and health status. Plant extracts for cows in the transition period. Animal Feed Science and Technology, v. 257, p. 1-9, 2019.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: A - 1 |
Biblioteca(s): Embrapa Clima Temperado. |
|    |
Registros recuperados : 1 | |
|
Expressão de busca inválida. Verifique!!! |
|
|