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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental; Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
Data corrente: |
27/11/2000 |
Data da última atualização: |
24/08/2010 |
Autoria: |
THAME, A. C. M.; VICENTE, J. R.; VICENTE, M. C. M. |
Título: |
Escolaridade e mão-de-obra rural no Brasil, 1970-80. |
Ano de publicação: |
1987 |
Fonte/Imprenta: |
São Paulo: Instituto de Economia Agrícola, 1987. |
Páginas: |
37 p. |
Série: |
(Instituto de Economia Agrícola. Relatório de pesquisa, 26/27). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Parece razoável conceber que, em media, um homem com mais escolaridade possui mais possibilidade de ter um nível mais alto de renda, pois pode trabalhar numa atividade mais produtiva, crescendo assim seu valor do produto marginal. Uma elevação do nível de escolaridade, portanto, deveria aumentar a produtividade econômica da mão-de-obra. Além disso, a medida que empresários com mais escolaridade venham a organizar melhor a produção, também o produto total, e não apenas a produtividade, devera aumentar. Por outro lado, a educação escolar, ao permitir que se assume por outros misteres, abre perspectivas de mudança de ocupação, podendo vir a constituir-se em estimulo para migrações intersetoriais. Dessa forma, no que se refere ao nível de escolaridade na zona rural, percebem-se dois efeitos distintos: o efeito "capacitação", aumentando a produtividade do trabalho e propiciando salários e rendimentos mais altos e o efeito "mobilidade", podendo vir a reduzir a oferta de trabalho no meio rural ao estimular migrações para outros setores da Economia. |
Palavras-Chave: |
Brasil; Educacao rural; Escolaridade; Manpower. |
Thesagro: |
Agricultura; Mão-de-Obra. |
Thesaurus Nal: |
agriculture; education. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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Registros recuperados : 1 | |
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