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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Pesca e Aquicultura. |
Data corrente: |
24/08/2020 |
Data da última atualização: |
24/08/2020 |
Tipo da produção científica: |
Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento |
Autoria: |
PEDROZA FILHO, M. X.; FLORES, R. M. V.; ROCHA, H. S.; SILVA, H. J. T. da; SONODA, D. Y.; CARVALHO, V. B. de; OLIVEIRA, L. de; RODRIGUES, F. L. M. |
Afiliação: |
MANOEL XAVIER PEDROZA FILHO, CNPASA; ROBERTO MANOLIO VALLADAO FLORES, CNPASA; HAINNAN SOUZA ROCHA, bolsista CNPASA; HAROLDO JOSE TORRES DA SILVA, INSTITUTO DE PESQUISA E EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTÃO DE EMPRESAS; DANIEL YOKOYAMA SONODA, INSTITUTO DE PESQUISA E EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTÃO DE EMPRESAS; VITOR BISPO DE CARVALHO, INSTITUTO DE PESQUISA E EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTÃO DE EMPRESAS; LUCAS DE OLIVEIRA, INSTITUTO DE PESQUISA E EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTÃO DE EMPRESAS; FERNANDA LATANZE MENDES RODRIGUES, INSTITUTO DE PESQUISA E EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ECONOMIA E GESTÃO DE EMPRESAS. |
Título: |
O mercado de peixes da piscicultura no Brasil: estudo do segmento de supermercados. |
Ano de publicação: |
2020 |
Fonte/Imprenta: |
Palmas: Embrapa Pesca e Aquicultura, 2020. |
Páginas: |
38 p. |
Série: |
(Embrapa Pesca e Aquicultura. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 25). |
ISSN: |
2358-6273 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A piscicultura brasileira vem se desenvolvendo de forma robusta, com significativos avanços em termos de aumento da produção e profissionalização do setor. Os supermercados têm se consolidado como o principal canal de varejo de pescados em todo o Brasil e isso impõe a necessidade de melhor conhecer os hábitos dos consumidores deste segmento de mercado. Assim, este estudo apresenta resultados referentes a diferentes aspectos, tais como preferências e percepções dos consumidores quanto aos produtos da piscicultura, nível de conhecimento quanto às principais espécies, hábitos de consumo e características socioeconômicas dos consumidores. A pesquisa foi realizada em supermercados de Brasília (DF), Curitiba (PR), Manaus (AM), Recife (PE) e São Paulo (SP) e apresenta resultados importantes sobre hábitos de consumo e percepção dos consumidores acerca das principais espécies. O estudo identificou aspectos importantes, como a preferência dos consumidores pelo produto fresco e pelo filé e cortes. Outro resultado é a consolidação da tilápia como um peixe bem conhecido pelos consumidores de todas as regiões do país, sendo o principal produto da piscicultura nacional. Por outro lado, os resultados demonstram a necessidade de ações visando a expandir o consumo de espécies nativas como tambaqui e pirarucu fora das regiões onde estas espécies já são bem consumidas. Os resultados também indicam a necessidade de melhor comunicar as qualidades do peixe junto aos consumidores, de modo a informá-los quanto às vantagens deste tipo de proteína animal. As diferenças verificadas entre as cinco capitais também constituem um elemento importante, pois permitem identificar características regionalizadas, o que ajuda na definição de estratégias de mercado por parte dos agentes da cadeia produtiva. MenosA piscicultura brasileira vem se desenvolvendo de forma robusta, com significativos avanços em termos de aumento da produção e profissionalização do setor. Os supermercados têm se consolidado como o principal canal de varejo de pescados em todo o Brasil e isso impõe a necessidade de melhor conhecer os hábitos dos consumidores deste segmento de mercado. Assim, este estudo apresenta resultados referentes a diferentes aspectos, tais como preferências e percepções dos consumidores quanto aos produtos da piscicultura, nível de conhecimento quanto às principais espécies, hábitos de consumo e características socioeconômicas dos consumidores. A pesquisa foi realizada em supermercados de Brasília (DF), Curitiba (PR), Manaus (AM), Recife (PE) e São Paulo (SP) e apresenta resultados importantes sobre hábitos de consumo e percepção dos consumidores acerca das principais espécies. O estudo identificou aspectos importantes, como a preferência dos consumidores pelo produto fresco e pelo filé e cortes. Outro resultado é a consolidação da tilápia como um peixe bem conhecido pelos consumidores de todas as regiões do país, sendo o principal produto da piscicultura nacional. Por outro lado, os resultados demonstram a necessidade de ações visando a expandir o consumo de espécies nativas como tambaqui e pirarucu fora das regiões onde estas espécies já são bem consumidas. Os resultados também indicam a necessidade de melhor comunicar as qualidades do peixe junto aos consumidores, de modo a informá... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Característica socioeconômica. |
Thesagro: |
Consumo Alimentar; Habito Alimentar; Mercado; Peixe; Piscicultura. |
Thesaurus Nal: |
Fish; Food consumption; Fresh market; Supermarkets. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/215540/1/CNPASA-2020-bpd25.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Pesca e Aquicultura (CNPASA) |
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Registros recuperados : 8 | |
1. | | RODRIGUES, F. L. M.; MELEM JUNIOR, N. J.; LIRA, A. C. S. de; GUEDES, M. C. Atributos microbiológicos do solo em florestas de várzea e terra firme no Estado do Amapá. In: CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2.; MOSTRA DE TCC's, 6.; EXPOSIÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA, 2., 2010, Macapá. Livro de resumos... Macapá: SETEC: Embrapa Amapá: UEAP, 2011. p. 63.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Amapá. |
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3. | | RODRIGUES, F. L. M.; PINTO, E. R.; LIRA, A. C. S. de; MELEM JUNIOR, N. J.; GUEDES, M. C. Associação dos atributos da fertilidade, granulometria e biologia do solo com a produção de sementes de andiroba e distância do Rio Amazonas, Macapá - AP. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 29.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 13.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 11.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 8., 2010, Guarapari. Fontes de nutrientes e produção agrícola: modelando o futuro: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2010. FERTBIO 2010.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Amapá. |
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4. | | RODRIGUES, F. L. M.; LIRA, A. C. S. de; GUEDES, M. C.; MELEM JUNIOR, N. J.; PINTO, E. R. Associação da biomassa microbiana e mesofauna edáfica com a produção de sementes de andiroba em solo de várzea na APA da Fazendinha, Macapá - AP. In: CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1.; MOSTRA DE TCC's, 5.; EXPOSIÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA, 1., Macapá, 2010. Livro de resumos... Macapá: SETEC; Embrapa Amapá; UEAP, 2010. p. 40 Resumo simples.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Amapá. |
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5. | | LIRA, A. C. S. de; RODRIGUES, F. L. M.; PINTO, E. R.; GUEDES, M. C.; MELEM JUNIOR, N. J. Edaphic mesofauna in floodplain and highland nonflooded forests in the Amapa, Brazilian Amazon. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ECOLOGIA, 1., 2011, São Carlos. Anais... São Carlos: UFSCar, 2011. p. 729-736.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Amapá. |
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6. | | PINTO, E. R.; SOARES, A. L. P.; RODRIGUES, F. L. M.; LIRA, A. C. S. de; GUEDES, M. C. Macrofauna edáfica de ambiente de várzea e suas variações em função da física do solo e da distância do rio amazonas. In: CONGRESSO AMAPAENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1.; MOSTRA DE TCC's, 5.; EXPOSIÇÃO DE PESQUISA CIENTÍFICA, 1., Macapá, 2010. Livro de resumos... Macapá: SETEC; Embrapa Amapá; UEAP, 2010. p. 59. Resumo simples.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Amapá. |
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7. | | NEVES, O. H. P.; LIMA, A. da S.; RODRIGUES, F. L. M.; LIRA, A. C. S. de; GUEDES, M. C. Relação entre a produção de serrapilheira e sementes de andiroba (Carapa Sp.) em uma área de várzea, Macapá-AP. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE DO ESCUDO GUIANÊS, 2., 2010, Macapá. Livro de resumos... Belém, PA: NAEA; Macapá: MPEAP, 2010. p. 77-78.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Amapá. |
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8. | | PEDROZA FILHO, M. X.; FLORES, R. M. V.; ROCHA, H. S.; SILVA, H. J. T. da; SONODA, D. Y.; CARVALHO, V. B. de; OLIVEIRA, L. de; RODRIGUES, F. L. M. O mercado de peixes da piscicultura no Brasil: estudo do segmento de supermercados. Palmas: Embrapa Pesca e Aquicultura, 2020. 38 p. (Embrapa Pesca e Aquicultura. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 25).Tipo: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento |
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