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Registro Completo |
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Biblioteca(s): |
Embrapa Agropecuária Oeste; Embrapa Agrossilvipastoril. |
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Data corrente: |
07/12/2017 |
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Data da última atualização: |
07/12/2017 |
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Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
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Autoria: |
MATOS, E. da S.; LAMAS, F. M.; SOUZA, L. H. C. de; STAUT, L. A. |
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Afiliação: |
EDUARDO DA SILVA MATOS, CPAMT; FERNANDO MENDES LAMAS, CPAO; LETICIA HELENA CAMPOS DE SOUZA, DOUTORANDA DA UFMT-SINOP; LUIZ ALBERTO STAUT, CPAO. |
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Título: |
Distribuição de nutrientes e restrição física sob ALGODOEIRO em SPD. |
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Ano de publicação: |
2017 |
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Fonte/Imprenta: |
A Granja, Porto Alegre, v. 823, p. 63-65, jul. 2017. |
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Idioma: |
Português |
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Conteúdo: |
O solo é o principal responsável pelo suporte ao crescimento e ao pleno desenvolvimento das culturas. Para isso, suas propriedades físicas, químicas e biológicas, devem estar adequadas para o cultivo, sem impedimentos de ordem química e/ou física. Contudo, a exploração do solo, quando efetuada sem levar em consideração o impacto dos manejos a serem utilizados, leva à sua degradação. Os impactos dos sistemas de manejo podem ser minimizados, dando-se prioridade para a implantação ou adequação de sistemas produtivos com bases conservacionista que favoreçam a proteção do solo e a manutenção e/ou melhoria de seus atributos ao longo do tempo. O uso do sistema plantio direto (SPD) constitui-se em uma das alternativas sustentáveis de exploração agrícola, e, apesar de ser considerado um sistema produtivo complexo, é expressivamente conservacionista, por considerar um conjunto de técnicas de manejo como o mínimo revolvimento do solo, cobertura permanente e rotação de culturas. Um dos desafios para a inserção do algodoeiro em SPD refere-se ao seu ciclo longo e colheita nos meses secos que não possibilitam o cultivo de uma planta de cobertura até a próxima cultura comercial. Além disso, a quantidade de resíduos aportada pela cultura do algodoeiro é insuficiente para manter a cobertura do solo, que é essencial para consolidação do sistema, podendo comprometer a manutenção e a melhoria da qualidade do solo. Por isso, a importância de se planejar um adequado sistema de rotação de culturas que garanta a quantidade de resíduos na superfície suficientes para manter a cobertura do solo ao longo de todo o ciclo da cultura, preferencialmente, até o cultivo da próxima cultura. MenosO solo é o principal responsável pelo suporte ao crescimento e ao pleno desenvolvimento das culturas. Para isso, suas propriedades físicas, químicas e biológicas, devem estar adequadas para o cultivo, sem impedimentos de ordem química e/ou física. Contudo, a exploração do solo, quando efetuada sem levar em consideração o impacto dos manejos a serem utilizados, leva à sua degradação. Os impactos dos sistemas de manejo podem ser minimizados, dando-se prioridade para a implantação ou adequação de sistemas produtivos com bases conservacionista que favoreçam a proteção do solo e a manutenção e/ou melhoria de seus atributos ao longo do tempo. O uso do sistema plantio direto (SPD) constitui-se em uma das alternativas sustentáveis de exploração agrícola, e, apesar de ser considerado um sistema produtivo complexo, é expressivamente conservacionista, por considerar um conjunto de técnicas de manejo como o mínimo revolvimento do solo, cobertura permanente e rotação de culturas. Um dos desafios para a inserção do algodoeiro em SPD refere-se ao seu ciclo longo e colheita nos meses secos que não possibilitam o cultivo de uma planta de cobertura até a próxima cultura comercial. Além disso, a quantidade de resíduos aportada pela cultura do algodoeiro é insuficiente para manter a cobertura do solo, que é essencial para consolidação do sistema, podendo comprometer a manutenção e a melhoria da qualidade do solo. Por isso, a importância de se planejar um adequado sistema de rotação de culturas ... Mostrar Tudo |
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Thesagro: |
Algodao; Nutriente; Plantio direto. |
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Categoria do assunto: |
A Sistemas de Cultivo |
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agrossilvipastoril (CPAMT) |
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Registro |
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| Registros recuperados : 1 | |
| 1. |  | COSTA, J. R. da; HAMMES, V. S.; OLIVEIRA, V. B. V.; OLIVEIRA, I. J. de; PEREIRA, M. C. N.; MATRANGOLO, W. J. R.; FERREIRA, M. A. J. F.; ARRUDA, T. P. de; SILVA, W. T. L. da. Educação agroambiental para valorização da vida no campo e na cidade. In: COSTA, J. R. da; COSTA, P. da; HAMMES, V. S.; AQUINO, A. M. de (Ed.). Educação de qualidade: contribuições da Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2018. cap. 3, p.25-3559. (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 4).| Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
| Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Ocidental; Embrapa Instrumentação; Embrapa Milho e Sorgo; Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Embrapa Rondônia. |
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