| |
|
|
 | Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agrobiologia. Para informações adicionais entre em contato com cnpab.biblioteca@embrapa.br. |
|
Registro Completo |
|
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrobiologia. |
|
Data corrente: |
12/06/2017 |
|
Data da última atualização: |
12/06/2017 |
|
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
|
Autoria: |
SOARES, S. H. de M.; AMANCIO, C. O. da G. |
|
Afiliação: |
SUZIANE HERMES DE MENDONÇA SOARES, UFRRJ; CRISTHIANE OLIVEIRA DA G AMANCIO, CNPAB. |
|
Título: |
Laços, desafios agroecológicos e transformações em Nova Iguaçu (RJ): um breve estudo de caso. |
|
Ano de publicação: |
2016 |
|
Fonte/Imprenta: |
COLÓQUIO: Revista do Desenvolvimento Regional - Faccat - Taquara, RS - v. 13, n. 2, jul./dez. 2016 |
|
ISSN: |
2318-180X |
|
Idioma: |
Português |
|
Conteúdo: |
Este estudo de caso busca compreender a Escolinha de Agroecologia como instrumento de fortalecimento cultural e de identidade, focalizando a cidade de Nova Iguaçu (RJ), ao identificar uma territorialidade rural na proposta por tal práxis. Foram utilizadas informações da EMATER, dos anos de 2008 a 2015, somando-as às evidências empíricas relatadas pelos técnicos deste órgão para a construção de dados que complementassem o caso estudado e norteassem a aplicação da metodologia. A pesquisa encontrou na Escolinha de Agroecologia um esforço geral para destacar a importância da educação popular para os agricultores de Nova Iguaçu, fortalecendo a identidade e a reprodução social da cultura rural, mesmo numa localidade de grande expressão urbana. No entendimento dos agricultores, quanto maior os esforços feitos para uma aproximação com o território, mais as desigualdades internas se tornam visíveis e passíveis de serem superadas. |
|
Palavras-Chave: |
Agroecologia; Sustentabilidade. |
|
Thesagro: |
Agricultura Familiar. |
|
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
|
Marc: |
LEADER 01575naa a2200181 a 4500 001 2070831 005 2017-06-12 008 2016 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a2318-180X 100 1 $aSOARES, S. H. de M. 245 $aLaços, desafios agroecológicos e transformações em Nova Iguaçu (RJ)$bum breve estudo de caso.$h[electronic resource] 260 $c2016 520 $aEste estudo de caso busca compreender a Escolinha de Agroecologia como instrumento de fortalecimento cultural e de identidade, focalizando a cidade de Nova Iguaçu (RJ), ao identificar uma territorialidade rural na proposta por tal práxis. Foram utilizadas informações da EMATER, dos anos de 2008 a 2015, somando-as às evidências empíricas relatadas pelos técnicos deste órgão para a construção de dados que complementassem o caso estudado e norteassem a aplicação da metodologia. A pesquisa encontrou na Escolinha de Agroecologia um esforço geral para destacar a importância da educação popular para os agricultores de Nova Iguaçu, fortalecendo a identidade e a reprodução social da cultura rural, mesmo numa localidade de grande expressão urbana. No entendimento dos agricultores, quanto maior os esforços feitos para uma aproximação com o território, mais as desigualdades internas se tornam visíveis e passíveis de serem superadas. 650 $aAgricultura Familiar 653 $aAgroecologia 653 $aSustentabilidade 700 1 $aAMANCIO, C. O. da G. 773 $tCOLÓQUIO: Revista do Desenvolvimento Regional - Faccat - Taquara, RS -$gv. 13, n. 2, jul./dez. 2016
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
|
Registro original: |
Embrapa Agrobiologia (CNPAB) |
|
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
|
| Registros recuperados : 1 | |
| 1. |  | SCUPINARI, S.; MANNOCHIO‑RUSSO, H.; MARCHEAFAVE, G. G.; BOLZANI, V. da S.; NUNES, E. de O.; DIAS, W. P.; HOFFMANN-CAMPO, C. B.; ZERAIK, M. L. Effects of Crotalaria spectabilis extract in Meloidogyne javanica and Heterodera glycines soybean nematodes. European Journal of Plant Pathology, v. 170, p. 985-996, 2024.| Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: A - 2 |
| Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
|    |
| Registros recuperados : 1 | |
|
| Expressão de busca inválida. Verifique!!! |
|
|