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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
25/01/2017 |
Data da última atualização: |
09/05/2023 |
Tipo da produção científica: |
Comunicado Técnico/Recomendações Técnicas |
Autoria: |
DELIZA, R.; OLIVEIRA, D. R. C. de; ROSENTHAL, A.; GIMÉNEZ, A.; ARES, G. |
Afiliação: |
ROSIRES DELIZA, CTAA; Denize Cristine Rodrigues de Oliveira, UFRJ; AMAURI ROSENTHAL, CTAA; Ana Giménez, Universidad de la República, Montevideo, Uruguai; Gastón Ares, Universidad de la República, Montevideo, Uruguai. |
Título: |
Atenção visual e detecção de mudanças em rótulos de alimentos funcionais. |
Ano de publicação: |
2016 |
Fonte/Imprenta: |
Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2016. |
Páginas: |
7 p. |
Série: |
(Embrapa Agroindústria de Alimentos. Comunicado Técnico, 215). |
ISSN: |
0103-5231 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O design do rótulo de um alimento pode ter um impacto maior sobre a disposição dos consumidores para comprá-lo do que os aspectos funcionais. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar as diferenças entre os produtos convencionais e funcionais observadas através do rótulo, utilizando o leite probiótico como estudo de caso, por meio da medida da atividade dos olhos e tarefas de detecção de mudanças pelo método eye-tracking. Os rótulos foram elaborados variando: tipo de produto (leite probiótico vs. leite), marca (Probio vs. Lactobio), alegação de saúde (com vs. sem) e o tipo de microrganismo (Lactobacillus acidophilus vs Bifidobacterium bifidum). Sessenta participantes completaram oito tarefas de detecção de mudança, correspondendo às quatro mudanças de cada um dos dois fundos do rótulo (Fundo A: para induzir associações relacionadas ao leite e à natureza, e Fundo B: para gerar expectativas de saúde e bem-estar). O tempo da detecção da mudança foi significativamente afetado pelo tipo de mudança, fundo do rótulo e a interação entre as duas variáveis (p<0.010). Em ambos os fundos (A e B), o tempo de detecção da mudança e a contagem de fixação foram significativamente maiores para o tipo de microrganismo em relação às outras áreas de interesse, sugerindo que esta mudança foi a mais difícil de ser detectada. O fundo A aumentou a captura de atenção da marca, tipo de produto e alegação de saúde em relação ao fundo B. As informações fornecidas nos rótulos dos alimentos funcionais desempenham um papel importante para diferenciá-los de suas contrapartes convencionais. Os resultados do presente trabalho mostraram que a atenção dos consumidores para áreas de interesse específicas nos rótulos diminui quando a densidade de informações aumenta, sugerindo que as alegações de saúde devem ser escritas o mais concisas possível para garantir que os consumidores as processem totalmente. MenosO design do rótulo de um alimento pode ter um impacto maior sobre a disposição dos consumidores para comprá-lo do que os aspectos funcionais. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar as diferenças entre os produtos convencionais e funcionais observadas através do rótulo, utilizando o leite probiótico como estudo de caso, por meio da medida da atividade dos olhos e tarefas de detecção de mudanças pelo método eye-tracking. Os rótulos foram elaborados variando: tipo de produto (leite probiótico vs. leite), marca (Probio vs. Lactobio), alegação de saúde (com vs. sem) e o tipo de microrganismo (Lactobacillus acidophilus vs Bifidobacterium bifidum). Sessenta participantes completaram oito tarefas de detecção de mudança, correspondendo às quatro mudanças de cada um dos dois fundos do rótulo (Fundo A: para induzir associações relacionadas ao leite e à natureza, e Fundo B: para gerar expectativas de saúde e bem-estar). O tempo da detecção da mudança foi significativamente afetado pelo tipo de mudança, fundo do rótulo e a interação entre as duas variáveis (p<0.010). Em ambos os fundos (A e B), o tempo de detecção da mudança e a contagem de fixação foram significativamente maiores para o tipo de microrganismo em relação às outras áreas de interesse, sugerindo que esta mudança foi a mais difícil de ser detectada. O fundo A aumentou a captura de atenção da marca, tipo de produto e alegação de saúde em relação ao fundo B. As informações fornecidas nos rótulos dos alimen... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Alimentos funcionais; Atenção visual; Detecção de mudanças; Pesquisa com consumidor; Probióticos; Rótulo. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/157463/1/CT-215-atencao-visual.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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