|
|
 | Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Solos. Para informações adicionais entre em contato com cnps.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Solos. |
Data corrente: |
23/08/2016 |
Data da última atualização: |
19/07/2024 |
Autoria: |
FAE, V. A. |
Afiliação: |
VERAMILLES APARECIDA FAE, CNPS. |
Título: |
ISEP: uma alternativa ao IDEB: estudo de caso para o Estado do Rio de Janeiro. |
Ano de publicação: |
2015 |
Fonte/Imprenta: |
2015. |
Páginas: |
235 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Economia Empresarial) - Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro. |
Conteúdo: |
O presente trabalho é uma alternativa ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e fundamenta-se no Índice de Sharpe, utilizado para escolher os melhores ativos no mercado financeiro, proposto por Amaral (2011) para avaliar as escolas do ensino fundamental do município de Teresópolis. O estudo amplia a amostra e aplica o Índice de Sharpe Escolar (ISEP) para as escolas municipais do 9º ano do Ensino Fundamental II do estado do Rio de Janeiro nos anos de 2005, 2007 e 2009, utilizando os dados da Prova Brasil, disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O ISEP é o resultado do cálculo da média e do desvio padrão sobre os dados da frequência relativa por escalas de aprovação dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. Obtido o ISEP aplica-se o ordenamento verificando as diferenças com o IDEB. Das 2.558 escolas estudadas, 2.552 apresentam ranking diferente e há 6 empates. As mais significativas correlações observadas acontecem entre o Percentual de Aprovação da Escola e a Distorção Idade Série quando associadas ao IDEB, ocorrendo fraca correlação quando associadas ao ISEP. As contribuições desse trabalho visam auxiliar aos tomadores de decisões em políticas públicas que possam dispor de mais um instrumento como indicador do desempenho educacional. |
Palavras-Chave: |
Indicador de desempenho educacional. |
Thesagro: |
Educação; Ensino. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
Marc: |
LEADER 01964nam a2200169 a 4500 001 2051446 005 2024-07-19 008 2015 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aFAE, V. A. 245 $aISEP$buma alternativa ao IDEB: estudo de caso para o Estado do Rio de Janeiro. 260 $a2015.$c2015 300 $a235 p. 500 $aDissertação (Mestrado em Economia Empresarial) - Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro. 520 $aO presente trabalho é uma alternativa ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e fundamenta-se no Índice de Sharpe, utilizado para escolher os melhores ativos no mercado financeiro, proposto por Amaral (2011) para avaliar as escolas do ensino fundamental do município de Teresópolis. O estudo amplia a amostra e aplica o Índice de Sharpe Escolar (ISEP) para as escolas municipais do 9º ano do Ensino Fundamental II do estado do Rio de Janeiro nos anos de 2005, 2007 e 2009, utilizando os dados da Prova Brasil, disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O ISEP é o resultado do cálculo da média e do desvio padrão sobre os dados da frequência relativa por escalas de aprovação dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. Obtido o ISEP aplica-se o ordenamento verificando as diferenças com o IDEB. Das 2.558 escolas estudadas, 2.552 apresentam ranking diferente e há 6 empates. As mais significativas correlações observadas acontecem entre o Percentual de Aprovação da Escola e a Distorção Idade Série quando associadas ao IDEB, ocorrendo fraca correlação quando associadas ao ISEP. As contribuições desse trabalho visam auxiliar aos tomadores de decisões em políticas públicas que possam dispor de mais um instrumento como indicador do desempenho educacional. 650 $aEducação 650 $aEnsino 653 $aIndicador de desempenho educacional
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Solos (CNPS) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Ocidental. |
Data corrente: |
29/01/2020 |
Data da última atualização: |
21/03/2025 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
SMYTH, T. J.; CRAVO, M. da S. |
Afiliação: |
T. JOT SMYTH, N.C. STATE UNIVERSITY; MANOEL DA SILVA CRAVO, UEPAE DE MANAUS. |
Título: |
Nutrient dynamics. |
Ano de publicação: |
1989 |
Fonte/Imprenta: |
In: CAUDLE, N. (Ed.). Tropsoils technical report 1986-1987. Raleigh: North Carolina State University, 1989. |
Páginas: |
p. 148. |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
Soil Fertility Management In Oxisols of Manaus. Procedures. An initial rice crop and three com crops were grown in annual rotations with three crops of soybean and four crops of cowpea. Results. The contributions of nutrient inputs to cumulative crop yields, during five years of continuous cropping. |
Thesagro: |
Solo. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1119521/1/NutrientDynamics.pdf
|
Marc: |
LEADER 00725naa a2200157 a 4500 001 2119521 005 2025-03-21 008 1989 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSMYTH, T. J. 245 $aNutrient dynamics. 260 $c1989 300 $ap. 148. 520 $aSoil Fertility Management In Oxisols of Manaus. Procedures. An initial rice crop and three com crops were grown in annual rotations with three crops of soybean and four crops of cowpea. Results. The contributions of nutrient inputs to cumulative crop yields, during five years of continuous cropping. 650 $aSolo 700 1 $aCRAVO, M. da S. 773 $tIn: CAUDLE, N. (Ed.). Tropsoils technical report 1986-1987. Raleigh: North Carolina State University, 1989.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Amazônia Ocidental (CPAA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|