BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Solos. Para informações adicionais entre em contato com cnps.biblioteca@embrapa.br.
Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Solos.
Data corrente:  23/08/2016
Data da última atualização:  19/07/2024
Autoria:  FAE, V. A.
Afiliação:  VERAMILLES APARECIDA FAE, CNPS.
Título:  ISEP: uma alternativa ao IDEB: estudo de caso para o Estado do Rio de Janeiro.
Ano de publicação:  2015
Fonte/Imprenta:  2015.
Páginas:  235 p.
Idioma:  Português
Notas:  Dissertação (Mestrado em Economia Empresarial) - Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro.
Conteúdo:  O presente trabalho é uma alternativa ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e fundamenta-se no Índice de Sharpe, utilizado para escolher os melhores ativos no mercado financeiro, proposto por Amaral (2011) para avaliar as escolas do ensino fundamental do município de Teresópolis. O estudo amplia a amostra e aplica o Índice de Sharpe Escolar (ISEP) para as escolas municipais do 9º ano do Ensino Fundamental II do estado do Rio de Janeiro nos anos de 2005, 2007 e 2009, utilizando os dados da Prova Brasil, disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O ISEP é o resultado do cálculo da média e do desvio padrão sobre os dados da frequência relativa por escalas de aprovação dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. Obtido o ISEP aplica-se o ordenamento verificando as diferenças com o IDEB. Das 2.558 escolas estudadas, 2.552 apresentam ranking diferente e há 6 empates. As mais significativas correlações observadas acontecem entre o Percentual de Aprovação da Escola e a Distorção Idade Série quando associadas ao IDEB, ocorrendo fraca correlação quando associadas ao ISEP. As contribuições desse trabalho visam auxiliar aos tomadores de decisões em políticas públicas que possam dispor de mais um instrumento como indicador do desempenho educacional.
Palavras-Chave:  Indicador de desempenho educacional.
Thesagro:  Educação; Ensino.
Categoria do assunto:  X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Solos (CNPS)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPS19315 - 1UPCTS - PPTS 2015.00004FAE2016.00212
Voltar






Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Amazônia Ocidental.
Data corrente:  29/01/2020
Data da última atualização:  21/03/2025
Tipo da produção científica:  Capítulo em Livro Técnico-Científico
Autoria:  SMYTH, T. J.; CRAVO, M. da S.
Afiliação:  T. JOT SMYTH, N.C. STATE UNIVERSITY; MANOEL DA SILVA CRAVO, UEPAE DE MANAUS.
Título:  Nutrient dynamics.
Ano de publicação:  1989
Fonte/Imprenta:  In: CAUDLE, N. (Ed.). Tropsoils technical report 1986-1987. Raleigh: North Carolina State University, 1989.
Páginas:  p. 148.
Idioma:  Inglês
Conteúdo:  Soil Fertility Management In Oxisols of Manaus. Procedures. An initial rice crop and three com crops were grown in annual rotations with three crops of soybean and four crops of cowpea. Results. The contributions of nutrient inputs to cumulative crop yields, during five years of continuous cropping.
Thesagro:  Solo.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1119521/1/NutrientDynamics.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Amazônia Ocidental (CPAA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CPAA37906 - 1UPCPL - PP23758-1
Fechar
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional