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6. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | FARINELLI, R.; PENARIOL, F. G.; LEMOS, L. B. Eficiência do herbicida 2,4 D no controle de Raphanus raphanistrum L., em pós-emergência na cultura de milheto. Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 4, n. 1, p. 104-111, 2005. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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7. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | FARINELLI, R.; PENARIOL, F. G.; FORNASIERI FILHO, D.; BORDIN, L. Características agronômicas de arroz de terras altas sob plantio direto e adubação nitrogenada e potássica. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 28, n. 3, p. 447-454, maio/jun., 2004. Separata de Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 28, n. 3, maio/jun., 2004. Biblioteca(s): Embrapa Solos / UEP-Recife. |
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9. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | FARINELLI, R.; LEMOS, L. B.; PENARIOL, F. G.; EGÉA, M. M.; GASPAROTO, M. G. Adubação nitrogenada de cobertura no feijoeiro, em plantio direto e convencional. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 41, n. 2, p. 307-312, fev. 2006 Título em inglês: Nitrogen topdressing in common bean in no tillage and conventional tillage system. Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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10. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | PENARIOL, F. G.; FORNASIERI FILHO, D.; COICEV, L.; BORDIN, L.; FARINELLI, R. Comportamento de cultivares de milho semeadas em diferentes espaçamentos entre linhas e densidades populacionais, na safrinha. Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 2, n. 2, p. 52-60, maio/ago. 2003. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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Registros recuperados : 11 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amapá. |
Data corrente: |
16/12/2020 |
Data da última atualização: |
13/10/2022 |
Tipo da produção científica: |
Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento |
Autoria: |
BEZERRA, V. S.; CABRAL, D. de S.; RODRIGUES, D. M. de S.; LIMA, A. H. N. |
Afiliação: |
VALERIA SALDANHA BEZERRA, CPAF-AP; DOMINIQUE DE SOUZA CABRAL, UNIFAP; DANIELLE MIRANDA DE SOUZA RODRIGUES, Projeto Bem Diverso; ALLANA HIELLY NEGREIROS LIMA, UNIFAP. |
Título: |
Análise sensorial e intenção de compra de açaí (Euterpe oleracea) processado após choque térmico dos frutos. |
Ano de publicação: |
2020 |
Fonte/Imprenta: |
Macapá: Embrapa Amapá, 2020. |
Páginas: |
20 p. |
Série: |
(Embrapa Amapá. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 109). |
ISSN: |
1517-4867 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
As Boas Práticas de Fabricação da bebida açaí, juntamente com as boas práticas de colheita e transporte do fruto, são estratégias para inativação e controle do Trypanosoma cruzi, agente causal da doença de Chagas e outras moléstias, que podem levar prejuízos à saúde do consumidor. O objetivo deste trabalho foi realizar análise sensorial da bebida açaí produzida com frutos tratados por choque térmico em temperatura na faixa de 80 °C a 90 °C, para validação do processo térmico nos frutos, sem interferência aos atributos sensoriais da bebida e sua intenção de compra pelos mesmos consumidores. Amostra da bebida açaí foi avaliada em evento no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Macapá, AP, por consumidores, que após sua degustação, preencheram ficha de aplicação, com perguntas socioeconômicas, e avaliação da impressão geral do produto, utilizando uma escala hedônica estruturada de nove pontos. A descrição do produto foi realizada pela metodologia CATA (Check-All-That-Apply) e para a intenção de compra do produto utilizou-se uma escala estruturada de cinco pontos ou categorias de forma decrescente. Por meio da distribuição das frequências das notas da bebida, houve a ratificação da aceitação de 95,5% dos consumidores, valorada por meio das notas ≥ 8 ("gostei muito" a "gostei extremamente"). Quanto à descrição do produto, características positivas e desejáveis foram as que, preponderantemente, descreveram a amostra: ?sabor de açaí? (90,8%), "tipo grosso" (83,3%), "cor de açaí"(74,6%) e "cheiro de açaí" (71,7%), sendo que 94,9% dos provadores certamente comprariam o produto. Dessa forma, pode-se afirmar que a aplicação de choque térmico nos frutos, à temperatura entre 80 °C e 90 °C, não altera os atributos sensoriais perceptíveis à bebida, levando à aceitação da bebida açaí por consumidores de açaí, com descrições positivas e a efetiva intenção de compra do produto MenosAs Boas Práticas de Fabricação da bebida açaí, juntamente com as boas práticas de colheita e transporte do fruto, são estratégias para inativação e controle do Trypanosoma cruzi, agente causal da doença de Chagas e outras moléstias, que podem levar prejuízos à saúde do consumidor. O objetivo deste trabalho foi realizar análise sensorial da bebida açaí produzida com frutos tratados por choque térmico em temperatura na faixa de 80 °C a 90 °C, para validação do processo térmico nos frutos, sem interferência aos atributos sensoriais da bebida e sua intenção de compra pelos mesmos consumidores. Amostra da bebida açaí foi avaliada em evento no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Macapá, AP, por consumidores, que após sua degustação, preencheram ficha de aplicação, com perguntas socioeconômicas, e avaliação da impressão geral do produto, utilizando uma escala hedônica estruturada de nove pontos. A descrição do produto foi realizada pela metodologia CATA (Check-All-That-Apply) e para a intenção de compra do produto utilizou-se uma escala estruturada de cinco pontos ou categorias de forma decrescente. Por meio da distribuição das frequências das notas da bebida, houve a ratificação da aceitação de 95,5% dos consumidores, valorada por meio das notas ≥ 8 ("gostei muito" a "gostei extremamente"). Quanto à descrição do produto, características positivas e desejáveis foram as que, preponderantemente, descreveram a amostra: ?sabor de açaí? (90,8%), "t... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Açaí; Análise de Alimento; Euterpe Oleracea; Processamento. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/219331/1/CPAF-AP-2020-BPD-109-Analise-sensorial-intencao-de-compra.pdf
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Marc: |
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Embrapa Amapá (CPAF-AP) |
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