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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
30/03/2010 |
Data da última atualização: |
30/07/2014 |
Autoria: |
SILVA, M. C. V. da. |
Afiliação: |
MARIA CÉLIA VIEIRA DA SILVA, Pós-graduanda UFPA. |
Título: |
Papel social do jovem na unidade familiar: influências da experiência pedagógica da casa familiar Rural de Santa Maria das Barreiras - Pará - Brasil. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
2009. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Pará, Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA. |
Conteúdo: |
Este texto analisa corno a experiência pedagógica da Casa Familiar Rural (CFR) de Santa Maria das Barreiras-Pará influencia a compreensão do papel dos jovens nas unidades familiares camponesas. Com base na abordagem qualitativa, a pesquisa reúne relatos de jovens, pais, monitores e diretores da CFR. lideranças do movimento social e sindical e assessoria. Os atores coletivos e os pais apresentavam expectativas diferentes em relação ã função que a CFR deveria cumprir. No caso dos atores coletivos, predominava urna expectativa de formação de “jovens disseminadores” e de ‘jovens militantes’. As expectativas da maioria dos pais estavam ligadas ás estratégias das famílias visando sua recomposição, reprodução, fortalecimento e a proteção dos seus membros. A experiência pedagógica diminuiu a dependência afetivo-decisória dos jovens com relação á opinião dos pais. Isso se deu paralelamente a uma maior autonomia de circulação. Quanto ao trabalho lia unidade familiar, as mudanças nas práticas agrícolas se efetivaram geralmente quando filhos e pais estavam envolvidos na dinâmica pedagógica da CFR. No campo político e ideológico, a experiência pedagógica possibilitou urna dinâmica de auto-reconhecimento dos jovens em sua identidade enquanto agricultores, além de urna valorização do meio rural e dos saberes dos pais. As perspectivas dos jovens ora se articulam com o projeto do estudo, ora com o projeto da terra. Mas esses projetos se mostram incertos, pois nem todos têm condições de viabilizá-los. A análise dos relatos revelou que a particularidade da experiência pedagógica da CER na formação dos jovens é ao mesmo tempo o principal ponto de tensão entre os atores: a formação técnica, social e política veiculada pela presença e orientação do movimento. Identificaram-se sinais de redimensionamento do papel dos jovens na família que não se dá apenas pela inserção destes na CFR. mas está inserida numa dinâmica de mudança geracional. MenosEste texto analisa corno a experiência pedagógica da Casa Familiar Rural (CFR) de Santa Maria das Barreiras-Pará influencia a compreensão do papel dos jovens nas unidades familiares camponesas. Com base na abordagem qualitativa, a pesquisa reúne relatos de jovens, pais, monitores e diretores da CFR. lideranças do movimento social e sindical e assessoria. Os atores coletivos e os pais apresentavam expectativas diferentes em relação ã função que a CFR deveria cumprir. No caso dos atores coletivos, predominava urna expectativa de formação de “jovens disseminadores” e de ‘jovens militantes’. As expectativas da maioria dos pais estavam ligadas ás estratégias das famílias visando sua recomposição, reprodução, fortalecimento e a proteção dos seus membros. A experiência pedagógica diminuiu a dependência afetivo-decisória dos jovens com relação á opinião dos pais. Isso se deu paralelamente a uma maior autonomia de circulação. Quanto ao trabalho lia unidade familiar, as mudanças nas práticas agrícolas se efetivaram geralmente quando filhos e pais estavam envolvidos na dinâmica pedagógica da CFR. No campo político e ideológico, a experiência pedagógica possibilitou urna dinâmica de auto-reconhecimento dos jovens em sua identidade enquanto agricultores, além de urna valorização do meio rural e dos saberes dos pais. As perspectivas dos jovens ora se articulam com o projeto do estudo, ora com o projeto da terra. Mas esses projetos se mostram incertos, pois nem todos têm condições de viabi... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Brasil; Educação rural; Escola rural; Pará; Santa Maria das Barreiras. |
Thesagro: |
Agricultura familiar; Juventude Rural; Sociologia rural. |
Thesaurus Nal: |
Amazonia. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
Marc: |
LEADER 02847nam a2200229 a 4500 001 1662690 005 2014-07-30 008 2009 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aSILVA, M. C. V. da 245 $aPapel social do jovem na unidade familiar$binfluências da experiência pedagógica da casa familiar Rural de Santa Maria das Barreiras - Pará - Brasil. 260 $a2009.$c2009 500 $aDissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Pará, Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA. 520 $aEste texto analisa corno a experiência pedagógica da Casa Familiar Rural (CFR) de Santa Maria das Barreiras-Pará influencia a compreensão do papel dos jovens nas unidades familiares camponesas. Com base na abordagem qualitativa, a pesquisa reúne relatos de jovens, pais, monitores e diretores da CFR. lideranças do movimento social e sindical e assessoria. Os atores coletivos e os pais apresentavam expectativas diferentes em relação ã função que a CFR deveria cumprir. No caso dos atores coletivos, predominava urna expectativa de formação de “jovens disseminadores” e de ‘jovens militantes’. As expectativas da maioria dos pais estavam ligadas ás estratégias das famílias visando sua recomposição, reprodução, fortalecimento e a proteção dos seus membros. A experiência pedagógica diminuiu a dependência afetivo-decisória dos jovens com relação á opinião dos pais. Isso se deu paralelamente a uma maior autonomia de circulação. Quanto ao trabalho lia unidade familiar, as mudanças nas práticas agrícolas se efetivaram geralmente quando filhos e pais estavam envolvidos na dinâmica pedagógica da CFR. No campo político e ideológico, a experiência pedagógica possibilitou urna dinâmica de auto-reconhecimento dos jovens em sua identidade enquanto agricultores, além de urna valorização do meio rural e dos saberes dos pais. As perspectivas dos jovens ora se articulam com o projeto do estudo, ora com o projeto da terra. Mas esses projetos se mostram incertos, pois nem todos têm condições de viabilizá-los. A análise dos relatos revelou que a particularidade da experiência pedagógica da CER na formação dos jovens é ao mesmo tempo o principal ponto de tensão entre os atores: a formação técnica, social e política veiculada pela presença e orientação do movimento. Identificaram-se sinais de redimensionamento do papel dos jovens na família que não se dá apenas pela inserção destes na CFR. mas está inserida numa dinâmica de mudança geracional. 650 $aAmazonia 650 $aAgricultura familiar 650 $aJuventude Rural 650 $aSociologia rural 653 $aBrasil 653 $aEducação rural 653 $aEscola rural 653 $aPará 653 $aSanta Maria das Barreiras
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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Registros recuperados : 7 | |
1. | | FABRICIO, A. C.; PRIMAVESI, A. C.; ROSSO, C. de; FERREIRA, C. J. A.; PRATES, H. T.; FERRAZ, M. R.; ARMELIN, M. J. A.; MIYAZAWA, M.; PRIMAVESI, O.; MENDES, P. J.; MACHADO, P. L. O. de A.; FERRACINI, V. L. Água. In: NOGUEIRA, A. R. de A.; SOUZA, G. B. de. (Ed.). Manual de laboratórios: solo, água, nutrição vegetal, nutrição animal e alimentos. 1. Coleta, acondicionamento e preparo de amostras. Sao Carlos, SP: Embrapa Pecuária Sudeste, 2005. cap. 2, p. 19-25.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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2. | | MACHADO, P. L. O. de; FABRICIO, A. C.; PRIMAVESI, A. C.; ROSSO, C. de; FERREIRA, C. J. A.; PRATES, H. T.; FERRAZ, M. R.; ARMELIN, M. J. A.; MIYAZAWA, M.; PRIMAVESI, O.; MENDES, P. J.; FERRACINI, V. L. Agua. In: NOGUEIRA, A.R. de A.; MACHADO, P.L.O. de A.; SANTANA do CARMO, C.A.F. de; FERREIRA, J.R., ed. Manual de laboratorio: solo, agua, nutricao vegetal, nutricao animal e alimentos. Sao Carlos: EMBRAPA-CCPSE, 1998. p.24-31Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente; Embrapa Milho e Sorgo. |
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3. | | CARVALHO, M. T. de M.; MADARI, B. E.; LEAL, W. G. de O.; COSTA, A. R. da; MACHADO, P. L. O. de A.; SILVEIRA, P. M. da; MOREIRA, J. A. A.; HEINEMANN, A. B. Nitrogen fluxes from irrigated common-bean as affected by mulching and mineral fertilization. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 48, n. 5, p. 478-486, maio 2013.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: A - 1 |
Biblioteca(s): Embrapa Arroz e Feijão; Embrapa Milho e Sorgo; Embrapa Unidades Centrais. |
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4. | | FABRICIO, A. C.; PRIMAVESI, A. C.; ROSSO, C. de; FERREIRA, C. J. A.; PRATES, H. T.; FERRAZ, M. R.; ARMELIN, M. J. A.; MIYAZAWA, M.; PRIMAVESI, O.; MENDES, P. J.; MACHADO, P. L. O. de A.; FERRACINI, V. L. Solos. In: NOGUEIRA, A. R. de A.; SOUZA, G. B. de. (Ed.). Manual de laboratórios: solo, água, nutrição vegetal, nutrição animal e alimentos. 1. Coleta, acondicionamento e preparo de amostras. Sao Carlos: Embrapa Pecuária Sudeste, 2005. cap. 1, p. 3-17.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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5. | | MACHADO, P. L. O. de A.; FABRICIO, A. C.; PRIMAVESI, A. C.; ROSSO, C. de; FERREIRA, C. J. A.; PRATES, H. T.; FERRAZ, M. R.; ARMELIN, M. J. A.; MIYAZAWA, M.; PRIMAVESI, O.; MENDES, P. J.; FERRACINI, V. L. Solos. In: NOGUEIRA, A. R. de A.; MACHADO, P. L. O. de A.; CARMO, C. A. F. de S. de; FERREIRA, J. R.; Manual de laboratório: solo, água, nutrição vegetal, nutrição animal e alimentos. I. Coleta, acondicionamento e preparo de amostras. Sao Carlos: EMBRAPA-CPPSE, 1998. p. 7-23.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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6. | | PRIMAVESI, A. C.; ANDRADE, A. G. de; ALVES, B. J. R.; ROSSO, C. de; BATISTA, E. M.; PRATES, H. T.; ORTIZ, F. R.; MELLO, J.; FERRAZ, M. R.; LINHARES, N. W.; MACHADO, P. L. O. de A.; MOELLER, R.; ALVES, R. de C. S.; SILVA, W. M. Água. In: NOGUEIRA, A. R. de A.; SOUZA, G. B. de. (Ed.). Manual de laboratórios: solo, água, nutrição vegetal, nutrição animal e alimentos. 2. Metódos de Análise. Sao Carlos, SP: Embrapa Pecuária Sudeste, 2005. cap. 7, p. 131-142.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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7. | | PRIMAVESI, A. C.; ANDRADE, A. G. de; ALVES, B. J. R.; ROSSO, C. de; BATISTA, E. M.; PRATES, H. T.; ORTIZ, F. R.; MELLO, J.; FERRAZ, M. R.; LINHARES, N. W.; MACHADO, P. L. O. de A.; MOELLER, R.; ALVES, R. de C. S.; SILVA, W. M. Métodos de análise de solo. In: NOGUEIRA, A. R. de A.; SOUZA, G. B. de (Ed.). Manual de laboratórios: solo, água, nutrição vegetal, nutrição animal e alimentos. São Carlos: Embrapa Pecuária Sudeste, 2005. p. 67-130.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo; Embrapa Soja. |
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