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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
08/02/2010 |
Data da última atualização: |
05/04/2011 |
Autoria: |
RACHWAL, M. F. G. |
Título: |
Avaliação dos cursos de educação ambiental integrada, na formação de multiplicadores. |
Ano de publicação: |
2006 |
Fonte/Imprenta: |
Colombo: Embrapa Florestas, 2006. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM. |
Série: |
(Embrapa Florestas. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 28). |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Disponível também on-line. |
Conteúdo: |
O método Educação Ambiental Integrada foi concebido pelo Programa de Educação Ambiental da Embrapa Florestas (PREA), objetivando a sensibilização e o despertar da conscientização ambiental. Ele ressalta a interdependência existente entre ar, água, solo, flora, fauna e ser humano, interligando demonstrações práticas com coleções de materiais naturais e os cinco sentidos, explorando o aspecto lúdico, a interatividade e a emoção como ferramentas pedagógicas. Este trabalho avaliou a eficiência desse método na formação de multiplicadores em educação ambiental, analisando as avaliações escritas e os trabalhos de grupo efetuados por participantes de 13 cursos. Os cursos diferiram quanto ao tempo de duração e ao detalhamento do conteúdo trabalhado. A maioria dos participantes de todos os cursos concordaram que teriam facilidade em aplicar o conteúdo. Os principais pontos fortes apontados foram: a didática e dinamismo dos instrutores, a utilização de coleções de materiais naturais para facilitar a compreensão do público, as dinâmicas e vivências utilizadas e a interdependência entre o ar, água, solo, flora, fauna e seres humanos. Em função do tempo maior de duração, que permitiu a inclusão de atividades no campo e preparação e apresentação de trabalhos em grupo, o curso de 16 horas foi o mais eficiente na formação de multiplicadores. |
Thesagro: |
Educação Ambiental; Ensino. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01963naa a2200181 a 4500 001 1657151 005 2011-04-05 008 2006 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aRACHWAL, M. F. G. 245 $aAvaliação dos cursos de educação ambiental integrada, na formação de multiplicadores. 260 $c2006 300 $c1 CD-ROM. 490 $a(Embrapa Florestas. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 28). 500 $aDisponível também on-line. 520 $aO método Educação Ambiental Integrada foi concebido pelo Programa de Educação Ambiental da Embrapa Florestas (PREA), objetivando a sensibilização e o despertar da conscientização ambiental. Ele ressalta a interdependência existente entre ar, água, solo, flora, fauna e ser humano, interligando demonstrações práticas com coleções de materiais naturais e os cinco sentidos, explorando o aspecto lúdico, a interatividade e a emoção como ferramentas pedagógicas. Este trabalho avaliou a eficiência desse método na formação de multiplicadores em educação ambiental, analisando as avaliações escritas e os trabalhos de grupo efetuados por participantes de 13 cursos. Os cursos diferiram quanto ao tempo de duração e ao detalhamento do conteúdo trabalhado. A maioria dos participantes de todos os cursos concordaram que teriam facilidade em aplicar o conteúdo. Os principais pontos fortes apontados foram: a didática e dinamismo dos instrutores, a utilização de coleções de materiais naturais para facilitar a compreensão do público, as dinâmicas e vivências utilizadas e a interdependência entre o ar, água, solo, flora, fauna e seres humanos. Em função do tempo maior de duração, que permitiu a inclusão de atividades no campo e preparação e apresentação de trabalhos em grupo, o curso de 16 horas foi o mais eficiente na formação de multiplicadores. 650 $aEducação Ambiental 650 $aEnsino 773 $tColombo: Embrapa Florestas, 2006.
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
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Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registros recuperados : 6 | |
6. |  | NOVAES, A. P. de; LUCAS, S.; ABE, A. S.; FERNANDES, W.; PUORTO, G.; ALMEIDA, I. L. de. Envenenamento botrópico em bovinos: tratamento opcional. Vet News, São Paulo, v.6, n.40, p.8-11, jul./ago. 1999.Biblioteca(s): Embrapa Instrumentação. |
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Registros recuperados : 6 | |
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