Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Algodão; Embrapa Amazônia Ocidental; Embrapa Amazônia Oriental; Embrapa Caprinos e Ovinos; Embrapa Roraima; Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
04/09/2007 |
Data da última atualização: |
11/06/2015 |
Autoria: |
PETERSEN, P.; DIAS, A. (org.). |
Título: |
Construção do conhecimento agroecológico: novos papéis, novas identidades. |
Ano de publicação: |
2007 |
Fonte/Imprenta: |
Recife: Articulação Nacional em Agroecologia, 2007. |
Páginas: |
283 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Caderno do II Encontro Nacional de Agroecologia. |
Conteúdo: |
Introdução; Seção 1 - Sínteses de experiências em redes. Construção do conhecimento agroecológico: síntese de dez experiências desenvolvidas por organizações da Articulção Nacional da Agroecologia; Articulação Mineira de Agroecologia: o papel das redes na construção do conhecimento agroecológico; A trajetória da Rede Ater Nordeste: construindo conhecimento agroecológico pelo nordeste brasileiro; Seção 2 - Experiências institucionais. Produzir sem destruir: a experiência da associação dos produtores alternativos de Ouro Preto do Oeste (RO); Multiplicação dos conhecimentos agroecológicos: a experiência da extensão rural na região Tocantina (Pará); Construção do conhecimento agroecológico em redes de agricultores-experimentadores: a experiência de assessoria ao pólo sindical da Borborema; Promoção da agroecologia na cidade: reflexões a partir do programa de agricultura urbana da AS-PTA; O centro de agricultura alternativa do norte de Minas e sua experiência com a criação e assessoria à cooperativa de agricultores familiares e agroextrativistas Grande Sertão; A experiência do do grupo de agricultores experimentadores e monitores de sistemas agroecológicos no Vale do Rio Doce; Estruturação da cadeia produtiva da cana-de-açúcar com experimentação e gestão participativa; O programa de formação de agricultores(as): uma estratégia para a construção coletiva de conhecimentos em agroecologia; Construção participativa de um modelo de formação de educadores(as) comunitários(as) em segurança almentar e nutricional e agricultura urbana; multiplicação de sistemas agroflorestais: a experiência do centro Sabiá no agreste pernambucano; Caminhos metodológicos para a transição agroecológica: a experiências na região de Sobradinho e do baixo sul da Bahia; Seção 3 - Artigos sobre educação. Educação do campo e agroecologia; Escola família agrícola Paulo Freire: iniciativas para vivenciar a agroecologia na formação dos jovens. MenosIntrodução; Seção 1 - Sínteses de experiências em redes. Construção do conhecimento agroecológico: síntese de dez experiências desenvolvidas por organizações da Articulção Nacional da Agroecologia; Articulação Mineira de Agroecologia: o papel das redes na construção do conhecimento agroecológico; A trajetória da Rede Ater Nordeste: construindo conhecimento agroecológico pelo nordeste brasileiro; Seção 2 - Experiências institucionais. Produzir sem destruir: a experiência da associação dos produtores alternativos de Ouro Preto do Oeste (RO); Multiplicação dos conhecimentos agroecológicos: a experiência da extensão rural na região Tocantina (Pará); Construção do conhecimento agroecológico em redes de agricultores-experimentadores: a experiência de assessoria ao pólo sindical da Borborema; Promoção da agroecologia na cidade: reflexões a partir do programa de agricultura urbana da AS-PTA; O centro de agricultura alternativa do norte de Minas e sua experiência com a criação e assessoria à cooperativa de agricultores familiares e agroextrativistas Grande Sertão; A experiência do do grupo de agricultores experimentadores e monitores de sistemas agroecológicos no Vale do Rio Doce; Estruturação da cadeia produtiva da cana-de-açúcar com experimentação e gestão participativa; O programa de formação de agricultores(as): uma estratégia para a construção coletiva de conhecimentos em agroecologia; Construção participativa de um modelo de formação de educadores(as) comunitários(as) em segura... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agroecologia; Conhecimento; Educação rural. |
Thesagro: |
Agricultura Sustentável; Rede. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02621nam a2200205 a 4500 001 1410272 005 2015-06-11 008 2007 bl uuuu 00u1 u #d 100 1 $aPETERSEN, P. 245 $aConstrução do conhecimento agroecológico$bnovos papéis, novas identidades. 260 $aRecife: Articulação Nacional em Agroecologia$c2007 300 $a283 p. 500 $aCaderno do II Encontro Nacional de Agroecologia. 520 $aIntrodução; Seção 1 - Sínteses de experiências em redes. Construção do conhecimento agroecológico: síntese de dez experiências desenvolvidas por organizações da Articulção Nacional da Agroecologia; Articulação Mineira de Agroecologia: o papel das redes na construção do conhecimento agroecológico; A trajetória da Rede Ater Nordeste: construindo conhecimento agroecológico pelo nordeste brasileiro; Seção 2 - Experiências institucionais. Produzir sem destruir: a experiência da associação dos produtores alternativos de Ouro Preto do Oeste (RO); Multiplicação dos conhecimentos agroecológicos: a experiência da extensão rural na região Tocantina (Pará); Construção do conhecimento agroecológico em redes de agricultores-experimentadores: a experiência de assessoria ao pólo sindical da Borborema; Promoção da agroecologia na cidade: reflexões a partir do programa de agricultura urbana da AS-PTA; O centro de agricultura alternativa do norte de Minas e sua experiência com a criação e assessoria à cooperativa de agricultores familiares e agroextrativistas Grande Sertão; A experiência do do grupo de agricultores experimentadores e monitores de sistemas agroecológicos no Vale do Rio Doce; Estruturação da cadeia produtiva da cana-de-açúcar com experimentação e gestão participativa; O programa de formação de agricultores(as): uma estratégia para a construção coletiva de conhecimentos em agroecologia; Construção participativa de um modelo de formação de educadores(as) comunitários(as) em segurança almentar e nutricional e agricultura urbana; multiplicação de sistemas agroflorestais: a experiência do centro Sabiá no agreste pernambucano; Caminhos metodológicos para a transição agroecológica: a experiências na região de Sobradinho e do baixo sul da Bahia; Seção 3 - Artigos sobre educação. Educação do campo e agroecologia; Escola família agrícola Paulo Freire: iniciativas para vivenciar a agroecologia na formação dos jovens. 650 $aAgricultura Sustentável 650 $aRede 653 $aAgroecologia 653 $aConhecimento 653 $aEducação rural 700 1 $aDIAS, A.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |