BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Amazônia Oriental. Para informações adicionais entre em contato com cpatu.biblioteca@embrapa.br.
Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Amazônia Oriental.
Data corrente:  02/05/2007
Data da última atualização:  30/07/2014
Autoria:  SILVA, M. F. da.
Título:  Pensar o trabalho é pensar a vida: as dimensões da formação na pedagogia da alternância da escola família agrícola de Marabá-PA.
Ano de publicação:  2003
Fonte/Imprenta:  2003.
Páginas:  103 f.
Idioma:  Português
Notas:  Dissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento sustentável) - Universidade Federal do Pará, Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA. Orientadora: Profª Drª Ney Cristina Monteiro de Oliveira.
Conteúdo:  Nas diretrizes curriculares do Programa de formação baseado na Pedagogia da Alternância, denominado Escola Família Agrícola de Marabá, está expressa a suposição de que este pode contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar, por estar alçado metodologicamente numa proposição que superaria aquela praticada pelas escolas vinculadas ao sistema de educação pública, ou seja, o percurso pedagógico ocorreria a partir das experiências desenvolvidas no processo sócio-produtivo dos jovens e, em consequência disso, dar-se-ia a requalificação do papel da família no processo formativo. Através deste trabalho, analisamos as dimensões da formação que vem sendo efetivadas pelo programa, tornando como central a análise do papel atribuído à educação e ao conteúdo da categoria trabalho. Neste sentido, concluímos que, embora o Programa seja um investimento importante na formação da juventude do campo, em seu atual nível de desenvolviemnto, ainda são pouco evidentes as rupturas com a prática negada do sistema educacional e os efeitos sobre a agricultura familiar só poderão se fazer sentir mediante a institucionalização de processos paralelos que viabilizem a presença das famílias e das novas gerações na terra.
Palavras-Chave:  Brasil; Educação rural; Marabá; Pará.
Thesagro:  Agricultura Familiar; Ensino Agrícola.
Thesaurus Nal:  Amazonia.
Categoria do assunto:  --
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Amazônia Oriental (CPATU)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CPATU39042 - 1ADDTS - PP2003/046SIL2003/046
Voltar






Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido      Imprime registros no formato resumido
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
1.Imagem marcado/desmarcadoBARRETO, J. C.; TREVISAN, M. T. S.; HULL, W. E.; ERBEN, G.; BRITO, E. S. de; PFUNDSTEIN, B.; WURTELE, G.; SPIEGELHALDER, B.; OWEN, R. W. Characterization and quantitation of polyphenolic compounds in bark, kernel, leaves, and peel of mango (Mangifera indica L.). Journal of Agricultural and Food Chemistry, v.56, n.14, p.5599-5610, 2008.
Tipo: Artigo em Periódico IndexadoCirculação/Nível: Internacional - A
Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria Tropical.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional