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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
08/12/2023 |
Data da última atualização: |
13/12/2023 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SANTOS, E.; AYRES, E. M. M.; HIDALGO CHÁVEZ, D. W.; CUNHA, L.; DELIZA, R.; CARVALHO, I. C.; FERNANDES, T. E. |
Afiliação: |
ELIANA SANTOS, UNIRIO; ELLEN M MENEZES AYRES, UNIRIO; DAVY WILLIAM HIDALGO CHÁVEZ, UFRRJ; LUÍS CUNHA, Universidade do Porto; ROSIRES DELIZA, CTAA; ISABELLA CICHON CARVALHO, UNIRIO; THAÍS ENGELKE FERNANDES, UNIRIO. |
Título: |
Avaliação de selos ambientais em alimentos: o que os consumidores têm a dizer? |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 15., 2023, Campinas. A revolução da ciência de alimentos e nutrição: alimentando o mundo de forma sustentável: caderno [eletrônico] de resumos. Campinas: Galoá, 2023. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Pôster 166114; SLACAN. |
Conteúdo: |
Os selos verdes são certificações concedidas a produtos que atendem a determinados critérios ambientais, como redução de emissões de carbono, uso eficiente de recursos naturais e proteção da biodiversidade. A presença desses selos nos rótulos dos produtos intenciona transmitir ao consumidor que a empresa se preocupa com o meio ambiente. Objetivou-se avaliar a percepção dos consumidores sobre selos verdes em alimentos e como estes influenciam na decisão de compra. Utilizou-se a metodologia do Grupo Focal com consumidores adultos (n=53) de ambos os sexos, adeptos a padrões dietéticos variados. Foi aplicada uma diretriz com 24 questões e questionário para classificação do estado socioeconômico dos participantes. A transcrição foi realizada através do software Transkriptor®. Um relatório foi gerado e posteriormente processado através do software qualitativo IRaMuTeQ. Os resultados revelaram que os selos ambientais são incompreendidos pelos consumidores. Apenas 10% dos trinta selos apresentados aos consumidores foram reconhecidos pela maioria deles. A falta de divulgação eficiente foi apontada como uma barreira para entender os benefícios ecológicos associados aos produtos através dos selos, o que acaba não incentivando uma mudança de comportamento de compra. A ausência de incentivos imediatos e tangíveis relacionados aos benefícios ambientais oferecidos pelos selos foram identificados como obstáculos. Porém, as alegações verdes parecem ter mais credibilidade e são mais aceitas. Portanto, para promover uma maior compreensão e valorização dos selos ambientais, é essencial investir em ampla divulgação e esclarecimento sobre seus benefícios. Ademais, é importante considerar que alguns consumidores podem optar por produtos mais baratos, mesmo que sejam ambientalmente conscientes, devido à percepção de que a responsabilidade pelos aspectos ambientais deve recair sobre as instituições governamentais e as empresas. Conclui-se que existe a necessidade de empresas desenvolverem estratégias de comunicação mais eficazes, que transmitam claramente a importância desses selos e os seus benefícios ambientais associados. MenosOs selos verdes são certificações concedidas a produtos que atendem a determinados critérios ambientais, como redução de emissões de carbono, uso eficiente de recursos naturais e proteção da biodiversidade. A presença desses selos nos rótulos dos produtos intenciona transmitir ao consumidor que a empresa se preocupa com o meio ambiente. Objetivou-se avaliar a percepção dos consumidores sobre selos verdes em alimentos e como estes influenciam na decisão de compra. Utilizou-se a metodologia do Grupo Focal com consumidores adultos (n=53) de ambos os sexos, adeptos a padrões dietéticos variados. Foi aplicada uma diretriz com 24 questões e questionário para classificação do estado socioeconômico dos participantes. A transcrição foi realizada através do software Transkriptor®. Um relatório foi gerado e posteriormente processado através do software qualitativo IRaMuTeQ. Os resultados revelaram que os selos ambientais são incompreendidos pelos consumidores. Apenas 10% dos trinta selos apresentados aos consumidores foram reconhecidos pela maioria deles. A falta de divulgação eficiente foi apontada como uma barreira para entender os benefícios ecológicos associados aos produtos através dos selos, o que acaba não incentivando uma mudança de comportamento de compra. A ausência de incentivos imediatos e tangíveis relacionados aos benefícios ambientais oferecidos pelos selos foram identificados como obstáculos. Porém, as alegações verdes parecem ter mais credibilidade e são mais aceitas. ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Ecofriendly; Label. |
Thesagro: |
Consumidor. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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Registros recuperados : 1 | |
1. |  | SAKAI, A.; DEICH, C. R.; NELISSEN, F. H. T.; JONKER, A. J.; BITTENCOURT, D. M. de C.; KEMPES, C. P.; WISE, K. S.; HEUS, H. A.; HUCK, W. T. S.; ADAMALA, K. P.; GLASS, J. I. Traditional protocols and optimization methods lead to absent expression in a mycoplasma cell-free gene expression platform. Synthetic Biology, v. 7, n. 1, p. 1-14, 2022.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: A - 1 |
Biblioteca(s): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
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Registros recuperados : 1 | |
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