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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
04/02/2021 |
Data da última atualização: |
23/11/2023 |
Tipo da produção científica: |
Orientação de Tese de Pós-Graduação |
Autoria: |
SILVA, J. T. e. |
Afiliação: |
Josiane Tolêdo e Silva, UFRRJ. |
Título: |
Construção e validação de uma cartilha como tecnologia educacional para a promoção da gestão socioambiental responsável de compras no IFRJ. |
Ano de publicação: |
2020 |
Fonte/Imprenta: |
2020. |
Páginas: |
104 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (mestrado em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. 2020. Orientador: André Yves Cribb (CTAA). |
Conteúdo: |
A problemática da questão ambiental que pode ser observada a cada dia com maior intensidade, coloca em xeque a sociedade e seus hábitos tradicionais de produção.À medida que aumenta a conscientização da população a respeito da adoção de ações sustentáveis, aumenta também a cobrança aos órgãos públicos por políticas ambientais eficientes. Para que uma ação seja considerada efetivamente sustentável ela deve contemplar vários aspectos. Dentre estes aspectos, a responsabilidade socioambiental tem um importante papel dentro das organizações, pois agrega valor à organização através da disseminação do conhecimento, do incentivo à prática de ações socioambientalmente responsáveis e da promoção da conscientização sobre as mudanças necessárias para a adequação a esta nova realidade. Embora exista legislação que trata da compra de itens sustentáveis na administração pública, os órgãos públicos ainda estão em fase de adequação e há uma baixa adesão dos servidores públicos por motivos diversos. Assim, este estudo tem como objetivo construir e validar uma tecnologia educacional no formato de cartilha com a finalidade de disseminar conhecimento a respeito da compra socioambientalmente responsável, utilizando ilustrações e linguagem de fácil compreensão. A pesquisa está dividida em três fases distintas e compreendeu um estudo de desenvolvimento metodológico através da abordagem de métodos mistos. Na primeira fase foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática através da revisão integrativa e também um diagnóstico situacional através de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa que utiliza o questionário como ferramenta para a coleta de dados junto aos servidores do IFRJ com a finalidade de identificar as dificuldades apresentadas na realização de compras de itens sustentáveis e subsidiar o conteúdo da cartilha de acordo com a legislação vigente. A segunda fase da pesquisa abrangeu a elaboração do conteúdo, das ilustrações, da aparência e da linguagem da cartilha inicialmente intitulada “Vamos pensar no planeta? Um pequeno gesto pode fazer uma grande diferença”. A terceira fase da pesquisa consistiu na validação da cartilha por quinze juízes de linguagem, conteúdo e aparência e posteriormente por dezesseis representantes do público alvo. Para verificar a validade da cartilha como ferramenta válida e confiável, utilizou-se a abordagem quantitativa através da Escala Likert. Pretende-se disponibilizar a cartilha para uso de todos os campi do IFRJ por meios digitais, consolidando-a como uma ferramenta de incentivo, auxílio e contribuição com a promoção da gestão socioambientalmente responsável de compras no IFRJ.Palavras-chave: Compra organizacional; administração pública; tecnologia educacional; gestão de compras; responsabilidade socioambiental. MenosA problemática da questão ambiental que pode ser observada a cada dia com maior intensidade, coloca em xeque a sociedade e seus hábitos tradicionais de produção.À medida que aumenta a conscientização da população a respeito da adoção de ações sustentáveis, aumenta também a cobrança aos órgãos públicos por políticas ambientais eficientes. Para que uma ação seja considerada efetivamente sustentável ela deve contemplar vários aspectos. Dentre estes aspectos, a responsabilidade socioambiental tem um importante papel dentro das organizações, pois agrega valor à organização através da disseminação do conhecimento, do incentivo à prática de ações socioambientalmente responsáveis e da promoção da conscientização sobre as mudanças necessárias para a adequação a esta nova realidade. Embora exista legislação que trata da compra de itens sustentáveis na administração pública, os órgãos públicos ainda estão em fase de adequação e há uma baixa adesão dos servidores públicos por motivos diversos. Assim, este estudo tem como objetivo construir e validar uma tecnologia educacional no formato de cartilha com a finalidade de disseminar conhecimento a respeito da compra socioambientalmente responsável, utilizando ilustrações e linguagem de fácil compreensão. A pesquisa está dividida em três fases distintas e compreendeu um estudo de desenvolvimento metodológico através da abordagem de métodos mistos. Na primeira fase foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática através da revisão integra... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Adminstiração pública. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
Marc: |
LEADER 03529nam a2200145 a 4500 001 2129808 005 2023-11-23 008 2020 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aSILVA, J. T. e 245 $aConstrução e validação de uma cartilha como tecnologia educacional para a promoção da gestão socioambiental responsável de compras no IFRJ.$h[electronic resource] 260 $a2020.$c2020 300 $a104 f. 500 $aDissertação (mestrado em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. 2020. Orientador: André Yves Cribb (CTAA). 520 $aA problemática da questão ambiental que pode ser observada a cada dia com maior intensidade, coloca em xeque a sociedade e seus hábitos tradicionais de produção.À medida que aumenta a conscientização da população a respeito da adoção de ações sustentáveis, aumenta também a cobrança aos órgãos públicos por políticas ambientais eficientes. Para que uma ação seja considerada efetivamente sustentável ela deve contemplar vários aspectos. Dentre estes aspectos, a responsabilidade socioambiental tem um importante papel dentro das organizações, pois agrega valor à organização através da disseminação do conhecimento, do incentivo à prática de ações socioambientalmente responsáveis e da promoção da conscientização sobre as mudanças necessárias para a adequação a esta nova realidade. Embora exista legislação que trata da compra de itens sustentáveis na administração pública, os órgãos públicos ainda estão em fase de adequação e há uma baixa adesão dos servidores públicos por motivos diversos. Assim, este estudo tem como objetivo construir e validar uma tecnologia educacional no formato de cartilha com a finalidade de disseminar conhecimento a respeito da compra socioambientalmente responsável, utilizando ilustrações e linguagem de fácil compreensão. A pesquisa está dividida em três fases distintas e compreendeu um estudo de desenvolvimento metodológico através da abordagem de métodos mistos. Na primeira fase foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática através da revisão integrativa e também um diagnóstico situacional através de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa que utiliza o questionário como ferramenta para a coleta de dados junto aos servidores do IFRJ com a finalidade de identificar as dificuldades apresentadas na realização de compras de itens sustentáveis e subsidiar o conteúdo da cartilha de acordo com a legislação vigente. A segunda fase da pesquisa abrangeu a elaboração do conteúdo, das ilustrações, da aparência e da linguagem da cartilha inicialmente intitulada “Vamos pensar no planeta? Um pequeno gesto pode fazer uma grande diferença”. A terceira fase da pesquisa consistiu na validação da cartilha por quinze juízes de linguagem, conteúdo e aparência e posteriormente por dezesseis representantes do público alvo. Para verificar a validade da cartilha como ferramenta válida e confiável, utilizou-se a abordagem quantitativa através da Escala Likert. Pretende-se disponibilizar a cartilha para uso de todos os campi do IFRJ por meios digitais, consolidando-a como uma ferramenta de incentivo, auxílio e contribuição com a promoção da gestão socioambientalmente responsável de compras no IFRJ.Palavras-chave: Compra organizacional; administração pública; tecnologia educacional; gestão de compras; responsabilidade socioambiental. 653 $aAdminstiração pública
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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Registro |
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URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Cerrados. |
Data corrente: |
25/02/2015 |
Data da última atualização: |
25/02/2015 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
RODRIGUES, N. G.; LIMA, J. E. F. W.; MARTINS, P. R.; Di SILVA, F. D. M.; ARAUJO, L. S. de; OLIVEIRA, L. de. |
Afiliação: |
NIKOLAS GEBRIM RODRIGUES; JORGE ENOCH FURQUIM WERNECK LIMA, CPAC; PEDRO RIBEIRO MARTINS; FELIPPE DAMIÃO MELLO DI SILVA; LUANE SOUZA DE ARAÚJO; LEONARDO DE OLIVEIRA. |
Título: |
Caracterização do comportamento hidrológico de duas Ecorregiões do Cerrado Brasileiro: os casos do Chapadão do São Francisco e do Parecis. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA CERRADOS, 2013, Planaltina, DF. Jovens Talentos 2013: resumos. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2013. (Embrapa Cerrados. Documentos, 319). |
Páginas: |
p. 94 |
Idioma: |
Português |
Palavras-Chave: |
Brasil; Disponibilidade hídrica; Gestão de recursos hídricos; Zoneamento. |
Thesagro: |
Cerrado; Recurso hídrico. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/118770/1/34440.pdf
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Marc: |
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Embrapa Cerrados (CPAC) |
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