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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
05/05/2017 |
Data da última atualização: |
11/05/2017 |
Autoria: |
MONTEIRO, L. D. A. |
Afiliação: |
LUCIANA DANIELLE ANTUNES MONTEIRO. |
Título: |
A influência do crescimento urbano na variação de temperatura no bairro de Val-de-Cans em Belém-PA. |
Ano de publicação: |
2015 |
Fonte/Imprenta: |
2015. |
Páginas: |
63 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará: Museu Paraense Emilio Goeldi: Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA. |
Conteúdo: |
As mudanças climáticas globais, regionais e locais representam, na atualidade, uma das maiores preocupações da humanidade. Estudos apontam que essas mudanças podem ocorrer tanto a partir de causas naturais quanto antrópicas. A temperatura do ar é uma das variáveis meteorológicas, que é alterada por essas mudanças. O objetivo deste trabalho foi analisar a variação horária da temperatura do ar e ponto de orvalho na região onde está localizada o Aeroporto Internacional de Belém, ao longo de 31 anos. Para o trabalho, foram utilizados dados horários de temperatura do ar e ponto de orvalho, analisados por períodos: I (1975-1984), II (1985-1994) e III (2003-2013), o período (1995-2002) não foi disponibilizado para o estudo. As análises dos dados foram realizadas calculando as médias horárias, mensais e anuais para cada período. Nas temperaturas máximas e mínimas diárias foi utilizada a técnica de Ondeleta de Morlet para verificar o sinal em que as temperaturas apresentam maior variabilidade. Também, para identificar a porcentagem de áreas verdes e temperatura de superfície terrestre (TST) na região de Val-de-Cans foram utilizadas imagens de satélite, para os anos de 1985 e 2013. Para a análise do conforto térmico para a região de Val-de-Cans foi utilizado o Índice de Temperatura Efetiva (TE). Na análise da temperatura do ar foi identificado um aumento de 0,4°C nas temperaturas máximas e 0,9° nas mínimas ao longo dos períodos. A temperatura máxima e mínima diária apresentou intensidade do sinal no ciclo anual e esse sinal pode estar relacionado a fenômenos naturais de escala anual, que influenciam na variação das mesmas. Verificou-se também que ao longo de 29 anos houve redução de aproximadamente 665,73 hectares, em áreas verdes na região de Val-de-Cans. Os resultados mostraram que a região de Val-de-Cans, em 1985, apresentava temperatura da superfície mais amena. Em 2013, com o crescimento da urbanização, as áreas verdes diminuíram, aumentando, assim, as áreas aquecidas. Para a análise do conforto térmico para a região de Val-de-Cans foi utilizado o Índice de Temperatura Efetiva (TE), com o qual se verificou que no período III os valores máximos de TE indicaram estresse térmico, podendo causar impactos na qualidade de vida da população. Onde o comportamento térmico pareceu efetivamente ser influenciado pelo processo de urbanização. MenosAs mudanças climáticas globais, regionais e locais representam, na atualidade, uma das maiores preocupações da humanidade. Estudos apontam que essas mudanças podem ocorrer tanto a partir de causas naturais quanto antrópicas. A temperatura do ar é uma das variáveis meteorológicas, que é alterada por essas mudanças. O objetivo deste trabalho foi analisar a variação horária da temperatura do ar e ponto de orvalho na região onde está localizada o Aeroporto Internacional de Belém, ao longo de 31 anos. Para o trabalho, foram utilizados dados horários de temperatura do ar e ponto de orvalho, analisados por períodos: I (1975-1984), II (1985-1994) e III (2003-2013), o período (1995-2002) não foi disponibilizado para o estudo. As análises dos dados foram realizadas calculando as médias horárias, mensais e anuais para cada período. Nas temperaturas máximas e mínimas diárias foi utilizada a técnica de Ondeleta de Morlet para verificar o sinal em que as temperaturas apresentam maior variabilidade. Também, para identificar a porcentagem de áreas verdes e temperatura de superfície terrestre (TST) na região de Val-de-Cans foram utilizadas imagens de satélite, para os anos de 1985 e 2013. Para a análise do conforto térmico para a região de Val-de-Cans foi utilizado o Índice de Temperatura Efetiva (TE). Na análise da temperatura do ar foi identificado um aumento de 0,4°C nas temperaturas máximas e 0,9° nas mínimas ao longo dos períodos. A temperatura máxima e mínima diária apresentou intensid... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Crescimento urbano; Ilha de calor. |
Thesagro: |
Arborização; Climatologia; Meio Ambiente; Urbanização. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
Marc: |
LEADER 03136nam a2200205 a 4500 001 2069257 005 2017-05-11 008 2015 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aMONTEIRO, L. D. A. 245 $aA influência do crescimento urbano na variação de temperatura no bairro de Val-de-Cans em Belém-PA. 260 $a2015.$c2015 300 $a63 f. 500 $aDissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará: Museu Paraense Emilio Goeldi: Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA. 520 $aAs mudanças climáticas globais, regionais e locais representam, na atualidade, uma das maiores preocupações da humanidade. Estudos apontam que essas mudanças podem ocorrer tanto a partir de causas naturais quanto antrópicas. A temperatura do ar é uma das variáveis meteorológicas, que é alterada por essas mudanças. O objetivo deste trabalho foi analisar a variação horária da temperatura do ar e ponto de orvalho na região onde está localizada o Aeroporto Internacional de Belém, ao longo de 31 anos. Para o trabalho, foram utilizados dados horários de temperatura do ar e ponto de orvalho, analisados por períodos: I (1975-1984), II (1985-1994) e III (2003-2013), o período (1995-2002) não foi disponibilizado para o estudo. As análises dos dados foram realizadas calculando as médias horárias, mensais e anuais para cada período. Nas temperaturas máximas e mínimas diárias foi utilizada a técnica de Ondeleta de Morlet para verificar o sinal em que as temperaturas apresentam maior variabilidade. Também, para identificar a porcentagem de áreas verdes e temperatura de superfície terrestre (TST) na região de Val-de-Cans foram utilizadas imagens de satélite, para os anos de 1985 e 2013. Para a análise do conforto térmico para a região de Val-de-Cans foi utilizado o Índice de Temperatura Efetiva (TE). Na análise da temperatura do ar foi identificado um aumento de 0,4°C nas temperaturas máximas e 0,9° nas mínimas ao longo dos períodos. A temperatura máxima e mínima diária apresentou intensidade do sinal no ciclo anual e esse sinal pode estar relacionado a fenômenos naturais de escala anual, que influenciam na variação das mesmas. Verificou-se também que ao longo de 29 anos houve redução de aproximadamente 665,73 hectares, em áreas verdes na região de Val-de-Cans. Os resultados mostraram que a região de Val-de-Cans, em 1985, apresentava temperatura da superfície mais amena. Em 2013, com o crescimento da urbanização, as áreas verdes diminuíram, aumentando, assim, as áreas aquecidas. Para a análise do conforto térmico para a região de Val-de-Cans foi utilizado o Índice de Temperatura Efetiva (TE), com o qual se verificou que no período III os valores máximos de TE indicaram estresse térmico, podendo causar impactos na qualidade de vida da população. Onde o comportamento térmico pareceu efetivamente ser influenciado pelo processo de urbanização. 650 $aArborização 650 $aClimatologia 650 $aMeio Ambiente 650 $aUrbanização 653 $aCrescimento urbano 653 $aIlha de calor
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