Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Solos. |
Data corrente: |
23/08/2016 |
Data da última atualização: |
19/07/2024 |
Autoria: |
FAE, V. A. |
Afiliação: |
VERAMILLES APARECIDA FAE, CNPS. |
Título: |
ISEP: uma alternativa ao IDEB: estudo de caso para o Estado do Rio de Janeiro. |
Ano de publicação: |
2015 |
Fonte/Imprenta: |
2015. |
Páginas: |
235 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Economia Empresarial) - Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro. |
Conteúdo: |
O presente trabalho é uma alternativa ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e fundamenta-se no Índice de Sharpe, utilizado para escolher os melhores ativos no mercado financeiro, proposto por Amaral (2011) para avaliar as escolas do ensino fundamental do município de Teresópolis. O estudo amplia a amostra e aplica o Índice de Sharpe Escolar (ISEP) para as escolas municipais do 9º ano do Ensino Fundamental II do estado do Rio de Janeiro nos anos de 2005, 2007 e 2009, utilizando os dados da Prova Brasil, disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O ISEP é o resultado do cálculo da média e do desvio padrão sobre os dados da frequência relativa por escalas de aprovação dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. Obtido o ISEP aplica-se o ordenamento verificando as diferenças com o IDEB. Das 2.558 escolas estudadas, 2.552 apresentam ranking diferente e há 6 empates. As mais significativas correlações observadas acontecem entre o Percentual de Aprovação da Escola e a Distorção Idade Série quando associadas ao IDEB, ocorrendo fraca correlação quando associadas ao ISEP. As contribuições desse trabalho visam auxiliar aos tomadores de decisões em políticas públicas que possam dispor de mais um instrumento como indicador do desempenho educacional. |
Palavras-Chave: |
Indicador de desempenho educacional. |
Thesagro: |
Educação; Ensino. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
Marc: |
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