Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Cerrados. |
Data corrente: |
23/02/2016 |
Data da última atualização: |
01/03/2016 |
Autoria: |
BARBOSA, F. M. |
Afiliação: |
Francisco Maciel Barbosa, Unibe. |
Título: |
Cerradania: a educação ambiental nas unidades de conservação do Distrito Federal. |
Ano de publicação: |
2016 |
Fonte/Imprenta: |
2016. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Ciência da Educação) - Universidad Iberoamericana, Asunción. Orientador: Ricardo Estigarribia Velasquéz. |
Conteúdo: |
Resumo - O Distrito Federal-DF, por se tratar de uma Unidade Federativa peculiar com as Unidades de Conservação-UCs concentradas na área urbana, recebe diversas atividades no uso desses espaços. Para que as UCs cumpram com seus objetivos pressupõe a consolidação da participação social; quanto mais efetiva, melhor para sua gestão. As UCs estão condicionadas às normas ambientais do DF e a Educação Ambiental−EA é um instrumento capaz de contribuir para o seu melhor aproveitamento. Por isso, o objetivo da dissertação em analisar a EA nas UCs do D F pela Cerradania. O estudo considerou a abordagem das questões de EA holística, crítica, transformadora, libertadora, com suas características formal, informal, transversal, multi e interdisciplinar, concatenada ao neologismo da cerradania. A metodologia empregada foi qualitativo-quantitativa e descritiva no modelo não experimental com técnicas de coleta de dados, questionários e observações sistemáticas. Abrangendo estudo de caso, pesquisa de campo, bibliográfica e documental assim como as análises da pesquisa. Foram abordados aspectos técnicos e a percepção dos funcionarios nas UCs. Foram utilizados dados de 14 UCs do DF, administrados pelo Instituto Brasília Ambiental−IBRAM, obtidos com os agentes públicos locais. Dentre os autores, ressaltamos as contribuições de: Boff, Leonardo; Bredariol, C.; Vieira, L; Cardoso, F; Dias, Genebaldo; Freire, Paulo; Grun, Mário; Jacobi, P.; Leon, F. S; Milano Miguel Serediuk; Minc Carlos; Oliveira, E. M., Reigota, Marcos; Singer, Peter; Estigarribia, Velázquez Ricardo; e Vargas, Jorge Ozório; temas técnicos, como: Programa Nacional de Educação Ambiental ? PRONEA; Sistema Distrital de Unidades de Conservação ? SDUC; e Política de Educação Ambiental do DF. Desafio inédito o uso do termo cerradania, porém, isso foi possível por sua estrutura neologística e apoio das literaturas utilizadas. Constatamos que a EA existe; todavia sem eficiência, por poucos recursos aplicados, estruturas inadequadas e poucas ações de cerradania. As gestões anteriores determinaram a legalidade da EA, no entanto, são necessárias ações mais concretas. Outras pesquisas devem buscar uma melhor compreensão dos procedimentos das gestões públicas de governo do DF. Outra questão é a aplicação de recursos públicos para a Educação Ambiental e, ainda, inserir os frequentadores nas abordagens diretas. Não foi possível identificar na pesquisa o ser livre e responsável assim como uma gestão pública compatível com uma EA efetiva aos interesses coletivos e responsáveis nas atitudes de cerradania. Resumen- El Distrito Federal-DF por tratarse de una Unidad Federativa, peculiar con las Unidades de Conservación - UCs concentradas del área urbana recibe diversas actividades no uso dos sus espaços. Así que las UCs cumplan con sus objetivos requiere la consolidación de la participación social; cuanto más efectiva, la más eficaz, mejor para su gestión. Las UCs están sujetos a las regulaciones ambientales del Distrito Federal. y, la educación ambiental es un instrumento capaz de contribuir para su mejor aprovechamiento. Por eso, el objetivo de la tesis consiste en analizar la Educación Ambiental-EA en las Unidades de Conservación del Distrito Federal por la Cerradanía. El estudio considera el enfoque de las cuestiones de EA en sus aspectos holísticos, críticos, transformadora, libertadora, con sus características de formalidad, informalidad, transversalidad, multidisciplinaridad y interdisciplinaridad, concatenada al neologismo de la cerradanía. La metodología utilizada fue cualitativa-cuantitativa y descriptiva en el modelo no experimental con técnicas de recolección de datos, cuestionarios y observaciones sistemáticas. Abarcó: estudio de caso, investigación de campo, bibliográfica y documental así como el análisis de la investigación. Fueron contemplados aspectos técnicos así como la percepción de los funcionarios en las UCs. Se han utilizado datos de 14 UCs do DF, administrados por el Instituto Brasilia Ambiental-IBRAM, obtenidos con los agentes públicos locales. Entre los autores resaltamos las contribuciones de: Boff Leonardo; Bredariol C.; Vieira L; Cardoso F; Dias Genebaldo; Freire Paulo; Grun Mário; Jacobi P.; Leon F. S; Milano Miguel Serediuk; Minc Carlos; Oliveira E. M., Reigota Marcos; Singer Peter; Estigarribia Velázquez Ricardo; Vargas Jorge Ozório. Con cuestiones técnicas como Programa Nacional de Educação Ambiental ? ProNEA; Sistema Distrital de Unidades de Conservação ? SDUC; Política de Educação Ambiental do D F. Desafío inédito con el utilización del término cerradanía; sin embargo eso fue posible gracias a su estructura neologística y por el apoyo de las literaturas utilizadas. Se ha constatado que la EA existe; no todavía con eficiencia por los pocos recursos aplicados, por las estructuras inadecuadas y por pocas acciones de cerradanía. Las sucesivas futuras gestiones determinaran la legalidad de la EA; sin embargo queda evidenciado que es necesaria acciones más concretas. Otras investigaciones deben buscar una mejor comprensión de los procedimientos de las gestiones públicas del gobierno del DF; otra cuestión es la aplicación de recursos públicos para la Educación Ambiental y, todavía insertar los frecuentadores en los abordajes directos. No fue posible identificar en la investigación el ser libre, solidário y responsible, asi como una gestión pública compatible para una EA efectiva de los intereses colectivos y responsable en las actitudes cerradania. MenosResumo - O Distrito Federal-DF, por se tratar de uma Unidade Federativa peculiar com as Unidades de Conservação-UCs concentradas na área urbana, recebe diversas atividades no uso desses espaços. Para que as UCs cumpram com seus objetivos pressupõe a consolidação da participação social; quanto mais efetiva, melhor para sua gestão. As UCs estão condicionadas às normas ambientais do DF e a Educação Ambiental−EA é um instrumento capaz de contribuir para o seu melhor aproveitamento. Por isso, o objetivo da dissertação em analisar a EA nas UCs do D F pela Cerradania. O estudo considerou a abordagem das questões de EA holística, crítica, transformadora, libertadora, com suas características formal, informal, transversal, multi e interdisciplinar, concatenada ao neologismo da cerradania. A metodologia empregada foi qualitativo-quantitativa e descritiva no modelo não experimental com técnicas de coleta de dados, questionários e observações sistemáticas. Abrangendo estudo de caso, pesquisa de campo, bibliográfica e documental assim como as análises da pesquisa. Foram abordados aspectos técnicos e a percepção dos funcionarios nas UCs. Foram utilizados dados de 14 UCs do DF, administrados pelo Instituto Brasília Ambiental−IBRAM, obtidos com os agentes públicos locais. Dentre os autores, ressaltamos as contribuições de: Boff, Leonardo; Bredariol, C.; Vieira, L; Cardoso, F; Dias, Genebaldo; Freire, Paulo; Grun, Mário; Jacobi, P.; Leon, F. S; Milano Miguel Serediuk; Minc Carlos... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Cerradania; Distrito Federal; Educación ambiental; Unidades de conservação; Unidades de conservación. |
Thesagro: |
Educação Ambiental. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
Marc: |
LEADER 06346nam a2200193 a 4500 001 2038256 005 2016-03-01 008 2016 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aBARBOSA, F. M. 245 $aCerradania$ba educação ambiental nas unidades de conservação do Distrito Federal.$h[electronic resource] 260 $a2016.$c2016 500 $aDissertação (Mestrado em Ciência da Educação) - Universidad Iberoamericana, Asunción. Orientador: Ricardo Estigarribia Velasquéz. 520 $aResumo - O Distrito Federal-DF, por se tratar de uma Unidade Federativa peculiar com as Unidades de Conservação-UCs concentradas na área urbana, recebe diversas atividades no uso desses espaços. Para que as UCs cumpram com seus objetivos pressupõe a consolidação da participação social; quanto mais efetiva, melhor para sua gestão. As UCs estão condicionadas às normas ambientais do DF e a Educação Ambiental−EA é um instrumento capaz de contribuir para o seu melhor aproveitamento. Por isso, o objetivo da dissertação em analisar a EA nas UCs do D F pela Cerradania. O estudo considerou a abordagem das questões de EA holística, crítica, transformadora, libertadora, com suas características formal, informal, transversal, multi e interdisciplinar, concatenada ao neologismo da cerradania. A metodologia empregada foi qualitativo-quantitativa e descritiva no modelo não experimental com técnicas de coleta de dados, questionários e observações sistemáticas. Abrangendo estudo de caso, pesquisa de campo, bibliográfica e documental assim como as análises da pesquisa. Foram abordados aspectos técnicos e a percepção dos funcionarios nas UCs. Foram utilizados dados de 14 UCs do DF, administrados pelo Instituto Brasília Ambiental−IBRAM, obtidos com os agentes públicos locais. Dentre os autores, ressaltamos as contribuições de: Boff, Leonardo; Bredariol, C.; Vieira, L; Cardoso, F; Dias, Genebaldo; Freire, Paulo; Grun, Mário; Jacobi, P.; Leon, F. S; Milano Miguel Serediuk; Minc Carlos; Oliveira, E. M., Reigota, Marcos; Singer, Peter; Estigarribia, Velázquez Ricardo; e Vargas, Jorge Ozório; temas técnicos, como: Programa Nacional de Educação Ambiental ? PRONEA; Sistema Distrital de Unidades de Conservação ? SDUC; e Política de Educação Ambiental do DF. Desafio inédito o uso do termo cerradania, porém, isso foi possível por sua estrutura neologística e apoio das literaturas utilizadas. Constatamos que a EA existe; todavia sem eficiência, por poucos recursos aplicados, estruturas inadequadas e poucas ações de cerradania. As gestões anteriores determinaram a legalidade da EA, no entanto, são necessárias ações mais concretas. Outras pesquisas devem buscar uma melhor compreensão dos procedimentos das gestões públicas de governo do DF. Outra questão é a aplicação de recursos públicos para a Educação Ambiental e, ainda, inserir os frequentadores nas abordagens diretas. Não foi possível identificar na pesquisa o ser livre e responsável assim como uma gestão pública compatível com uma EA efetiva aos interesses coletivos e responsáveis nas atitudes de cerradania. Resumen- El Distrito Federal-DF por tratarse de una Unidad Federativa, peculiar con las Unidades de Conservación - UCs concentradas del área urbana recibe diversas actividades no uso dos sus espaços. Así que las UCs cumplan con sus objetivos requiere la consolidación de la participación social; cuanto más efectiva, la más eficaz, mejor para su gestión. Las UCs están sujetos a las regulaciones ambientales del Distrito Federal. y, la educación ambiental es un instrumento capaz de contribuir para su mejor aprovechamiento. Por eso, el objetivo de la tesis consiste en analizar la Educación Ambiental-EA en las Unidades de Conservación del Distrito Federal por la Cerradanía. El estudio considera el enfoque de las cuestiones de EA en sus aspectos holísticos, críticos, transformadora, libertadora, con sus características de formalidad, informalidad, transversalidad, multidisciplinaridad y interdisciplinaridad, concatenada al neologismo de la cerradanía. La metodología utilizada fue cualitativa-cuantitativa y descriptiva en el modelo no experimental con técnicas de recolección de datos, cuestionarios y observaciones sistemáticas. Abarcó: estudio de caso, investigación de campo, bibliográfica y documental así como el análisis de la investigación. Fueron contemplados aspectos técnicos así como la percepción de los funcionarios en las UCs. Se han utilizado datos de 14 UCs do DF, administrados por el Instituto Brasilia Ambiental-IBRAM, obtenidos con los agentes públicos locales. Entre los autores resaltamos las contribuciones de: Boff Leonardo; Bredariol C.; Vieira L; Cardoso F; Dias Genebaldo; Freire Paulo; Grun Mário; Jacobi P.; Leon F. S; Milano Miguel Serediuk; Minc Carlos; Oliveira E. M., Reigota Marcos; Singer Peter; Estigarribia Velázquez Ricardo; Vargas Jorge Ozório. Con cuestiones técnicas como Programa Nacional de Educação Ambiental ? ProNEA; Sistema Distrital de Unidades de Conservação ? SDUC; Política de Educação Ambiental do D F. Desafío inédito con el utilización del término cerradanía; sin embargo eso fue posible gracias a su estructura neologística y por el apoyo de las literaturas utilizadas. Se ha constatado que la EA existe; no todavía con eficiencia por los pocos recursos aplicados, por las estructuras inadecuadas y por pocas acciones de cerradanía. Las sucesivas futuras gestiones determinaran la legalidad de la EA; sin embargo queda evidenciado que es necesaria acciones más concretas. Otras investigaciones deben buscar una mejor comprensión de los procedimientos de las gestiones públicas del gobierno del DF; otra cuestión es la aplicación de recursos públicos para la Educación Ambiental y, todavía insertar los frecuentadores en los abordajes directos. No fue posible identificar en la investigación el ser libre, solidário y responsible, asi como una gestión pública compatible para una EA efectiva de los intereses colectivos y responsable en las actitudes cerradania. 650 $aEducação Ambiental 653 $aCerradania 653 $aDistrito Federal 653 $aEducación ambiental 653 $aUnidades de conservação 653 $aUnidades de conservación
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Cerrados (CPAC) |
|