|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
21/08/2012 |
Data da última atualização: |
31/05/2017 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
SOUZA, M. I. F.; AMARAL, S. F. do; SILVA, L. C.; ARAÚJO, I. C. |
Afiliação: |
MARCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA, CNPTIA; SERGIO FERREIRA DO AMARAL, FE/Unicamp; LUCIANA OLIVEIRA SILVA, Professora da Rede Municipal de Campinas; IZABEL CRISTINA ARAÚJO, FE/Unicamp. |
Título: |
Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers. |
Ano de publicação: |
2012 |
Fonte/Imprenta: |
In: AMARAL, S. F. do; PRETTO, N. de L. (Org). Ética, Hacker e a Educação. 2. ed. Campinas: Faculdade de Educação/UNICAMP, 2012. |
Páginas: |
p. 48-61. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Artigo publicado na revista ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 154-173, mar. 2011. |
Conteúdo: |
Este artigo discute a importância do exercício da autoria em ambiente virtual da Web 2.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem, no professor e no aluno. Autoria na Web 2.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes essas, tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. Autoria na Web 2.0, além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento. |
Palavras-Chave: |
Autoria; Colaboração; Ética dos hackers. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/64497/1/autoria.pdf
|
Marc: |
LEADER 01525naa a2200217 a 4500 001 1931782 005 2017-05-31 008 2012 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSOUZA, M. I. F. 245 $aAutoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers.$h[electronic resource] 260 $c2012 300 $ap. 48-61. 500 $aArtigo publicado na revista ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 154-173, mar. 2011. 520 $aEste artigo discute a importância do exercício da autoria em ambiente virtual da Web 2.0, considerando que se trata de fundamento essencial à aprendizagem, no professor e no aluno. Autoria na Web 2.0 é apresentada como estratégia pedagógica para ambientes de aprendizagem virtuais, que se utilizam principalmente de ferramentas como blog, wiki e redes sociais. Embora não sejam determinantes essas, tecnologias digitais são condicionantes para que a aprendizagem e a autoria ocorram. Autoria na Web 2.0, além do estabelecimento de novos aparatos tecnológicos, requer novos modos de produção, nos quais prevaleça a postura ética dos hackers, favorecendo a participação, a colaboração, a liberdade e o compartilhamento. 653 $aAutoria 653 $aColaboração 653 $aÉtica dos hackers 700 1 $aAMARAL, S. F. do 700 1 $aSILVA, L. C. 700 1 $aARAÚJO, I. C. 773 $tIn: AMARAL, S. F. do; PRETTO, N. de L. (Org). Ética, Hacker e a Educação. 2. ed. Campinas: Faculdade de Educação/UNICAMP, 2012.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 3.115 | |
1. | | SOUZA, M. I. F.; AMARAL, S. F. do; SILVA, L. C.; ARAÚJO, I. C. Autoria na Web 2.0 no contexto da educação e a ética dos hackers. In: AMARAL, S. F. do; PRETTO, N. de L. (Org). Ética, Hacker e a Educação. 2. ed. Campinas: Faculdade de Educação/UNICAMP, 2012. p. 48-61. Artigo publicado na revista ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 12, n. esp., p. 154-173, mar. 2011.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital. |
| |
4. | | ROSSETTI, A. G.; ALBUQUERQUE, A. dos S.; SILVA FILHO, V. P. da; TODESCO, J. L.; GAUTHIER, F. A. O. Ferramenta de autoria multimídia para ensino de língua estrangeira em ambiente multiagente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 81-97, 2009.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: A - 1 |
Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria Tropical. |
| |
10. | | FARIA, A. R. N.; NORONHA, A. C. da S.; OLIVEIRA, A. A. R.; OLIVEIRA, A. M. G.; CARDOSO, C. E. L.; RITZINGER, C. H. S. P.; OLIVEIRA, E. J. de; COELHO, E. F.; SANTOS FILHO, H. P.; CRUZ, J. L.; OLIVEIRA, J. R. P.; DANTAS, J. L. L.; SOUZA, L. D.; OLIVEIRA, M. de A.; COELHO FILHO, M. A.; SANCHES, N. F.; MEISSNER FILHO, P. E.; MEDINA, V. M.; CORDEIRO, Z. J. M. A cultura do mamão. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2009. 119 p. il. (Coleção plantar, 65). Autoria: COROLEIRO (i.e. CORDEIRO), Z. J. M.Tipo: Autoria/Organização/Edição de Livros |
Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental; Embrapa Unidades Centrais. |
| |
13. | | CARVALHO, J. L. V. de; BASSINELLO, P. Z. Aproveitamento industrial. In: SANTOS, A. B. dos; STONE, L. F.; VIEIRA, N. R. de A. (ed.). A cultura do arroz no Brasil. 2. ed. rev. ampl. Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2006. p. 901-931.Tipo: Autoria/Organização/Edição de Livros |
Biblioteca(s): Embrapa Arroz e Feijão. |
| |
19. | | CECCON, G.; MATOSO, A. O; NETO NETO, A. L.; FIGUEIREDO, P. F. Avaliação de genótipos de feijão-caupi em Dourados, Mato Grosso do Sul. In: CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 2., 2009, Belém, PA. Da agricultura de subsistência ao agronegócio: anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2009. p. 313-317. 1 CD-ROM. Autoria: FIGUEIREDO, P. F. [i. e. FIGUEIREDO, P. G.]Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Meio-Norte. |
| |
Registros recuperados : 3.115 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|