|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio Ambiente. |
Data corrente: |
28/02/2019 |
Data da última atualização: |
28/02/2019 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
MIRA, P. M.; IUNES, C. S.; RAMOS FILHO, L. O.; NEVES, M. C.; QUEIROGA, J. L. de. |
Afiliação: |
PAMELLA MATTAR MIRA, UFSCar; CAMILA SILVA IUNES, UFSCar; LUIZ OCTAVIO RAMOS FILHO, CNPMA; MARCOS CORREA NEVES, CNPMA; JOEL LEANDRO DE QUEIROGA, CNPMA. |
Título: |
Consumo responsável e economia solidária como estratégia de comercialização para agricultura familiar. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 2, dez. 2018. Edição dos Anais do 3º Seminário de Agroecologia da América do Sul; 5º Seminário Estadual de Educação do Campo; 7º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul; 6º Encontro de Produtores Agroecológicos de Mato Grosso do Sul; 3º Seminário de Sistemas Agroflorestais em Bases Agroecológicas de Mato Grosso do Sul. Agroecol 2018. |
Páginas: |
10 p. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Resumo: Este trabalho apresenta uma breve revisão bibliográfica, com o objetivo de exemplificar experiências alternativas de comercialização de produtos agroecológicos no âmbito da economia solidária e consumo responsável, voltadas à agricultura familiar. A partir de levantamento amostral na literatura, foram selecionados trabalhos relativos a experiências no Estado de São Paulo, visando uma caracterização dessas experiências e assim identificar os aspectos positivos e principais desafios intrínsecos a essas modalidades de comercialização. Foram encontradas iniciativas positivas descritas na literatura, que comprovam a participação da agricultura familiar conjuntamente a consumidores conscientes para construção de um novo modelo econômico onde haja a discussão dos processos de produção, logística e segurança alimentar. Apesar dos desafios relacionados à organização autogestionada ou centralizada, as iniciativas têm participação relevante na comercialização. Em que pese os desafios envolvidos, as experiências concretas de comercialização baseadas na economia solidária mostram evidências de serem mais vantajosas tanto para os agricultores e consumidores envolvidos, quanto para o meio ambiente e seus processos. Abstract: Abstract: This work presents a brief bibliographical review, with the objective of exemplifying alternative experiences of commercialization of agroecological products in the ambit of solidary economy and responsible consumption, focused on family agriculture. From a sample survey in the literature, we selected works related to experiences in the State of São Paulo, aiming a characterization of these experiences and thus identify the positive aspects and main challenges intrinsic to these marketing modalities. Positive initiatives have been found in the literature, which demonstrate the participation of family farmers in a conscious effort to build a new economic model in which production, logistics and food security processes are discussed. Despite the challenges related to self-managed or centralized organization, the initiatives have a relevant participation in the commercialization. Regardless of the challenges involved, concrete marketing experiences based on the solidarity economy show evidence of being more advantageous to both farmers and consumers involved, as well as to the environment and its processes. MenosResumo: Este trabalho apresenta uma breve revisão bibliográfica, com o objetivo de exemplificar experiências alternativas de comercialização de produtos agroecológicos no âmbito da economia solidária e consumo responsável, voltadas à agricultura familiar. A partir de levantamento amostral na literatura, foram selecionados trabalhos relativos a experiências no Estado de São Paulo, visando uma caracterização dessas experiências e assim identificar os aspectos positivos e principais desafios intrínsecos a essas modalidades de comercialização. Foram encontradas iniciativas positivas descritas na literatura, que comprovam a participação da agricultura familiar conjuntamente a consumidores conscientes para construção de um novo modelo econômico onde haja a discussão dos processos de produção, logística e segurança alimentar. Apesar dos desafios relacionados à organização autogestionada ou centralizada, as iniciativas têm participação relevante na comercialização. Em que pese os desafios envolvidos, as experiências concretas de comercialização baseadas na economia solidária mostram evidências de serem mais vantajosas tanto para os agricultores e consumidores envolvidos, quanto para o meio ambiente e seus processos. Abstract: Abstract: This work presents a brief bibliographical review, with the objective of exemplifying alternative experiences of commercialization of agroecological products in the ambit of solidary economy and responsible consumption, focused on family agriculture. ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agroecologia; Circuitos curtos de comercialização; Comunidades rurais; Consumo consciente. |
Thesagro: |
Agricultura familiar; Agricultura orgânica; Comercialização. |
Thesaurus Nal: |
Agroecology; Commercialization; Organic production. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/193583/1/2018AA56.pdf
|
Marc: |
LEADER 03652nam a2200289 a 4500 001 2106646 005 2019-02-28 008 2018 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aMIRA, P. M. 245 $aConsumo responsável e economia solidária como estratégia de comercialização para agricultura familiar.$h[electronic resource] 260 $aCadernos de Agroecologia, v. 13, n. 2, dez. 2018. Edição dos Anais do 3º Seminário de Agroecologia da América do Sul; 5º Seminário Estadual de Educação do Campo; 7º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul; 6º Encontro de Produtores Agroecológicos de Mato Grosso do Sul; 3º Seminário de Sistemas Agroflorestais em Bases Agroecológicas de Mato Grosso do Sul. Agroecol 2018.$c2018 300 $a10 p. 520 $aResumo: Este trabalho apresenta uma breve revisão bibliográfica, com o objetivo de exemplificar experiências alternativas de comercialização de produtos agroecológicos no âmbito da economia solidária e consumo responsável, voltadas à agricultura familiar. A partir de levantamento amostral na literatura, foram selecionados trabalhos relativos a experiências no Estado de São Paulo, visando uma caracterização dessas experiências e assim identificar os aspectos positivos e principais desafios intrínsecos a essas modalidades de comercialização. Foram encontradas iniciativas positivas descritas na literatura, que comprovam a participação da agricultura familiar conjuntamente a consumidores conscientes para construção de um novo modelo econômico onde haja a discussão dos processos de produção, logística e segurança alimentar. Apesar dos desafios relacionados à organização autogestionada ou centralizada, as iniciativas têm participação relevante na comercialização. Em que pese os desafios envolvidos, as experiências concretas de comercialização baseadas na economia solidária mostram evidências de serem mais vantajosas tanto para os agricultores e consumidores envolvidos, quanto para o meio ambiente e seus processos. Abstract: Abstract: This work presents a brief bibliographical review, with the objective of exemplifying alternative experiences of commercialization of agroecological products in the ambit of solidary economy and responsible consumption, focused on family agriculture. From a sample survey in the literature, we selected works related to experiences in the State of São Paulo, aiming a characterization of these experiences and thus identify the positive aspects and main challenges intrinsic to these marketing modalities. Positive initiatives have been found in the literature, which demonstrate the participation of family farmers in a conscious effort to build a new economic model in which production, logistics and food security processes are discussed. Despite the challenges related to self-managed or centralized organization, the initiatives have a relevant participation in the commercialization. Regardless of the challenges involved, concrete marketing experiences based on the solidarity economy show evidence of being more advantageous to both farmers and consumers involved, as well as to the environment and its processes. 650 $aAgroecology 650 $aCommercialization 650 $aOrganic production 650 $aAgricultura familiar 650 $aAgricultura orgânica 650 $aComercialização 653 $aAgroecologia 653 $aCircuitos curtos de comercialização 653 $aComunidades rurais 653 $aConsumo consciente 700 1 $aIUNES, C. S. 700 1 $aRAMOS FILHO, L. O. 700 1 $aNEVES, M. C. 700 1 $aQUEIROGA, J. L. de
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Meio Ambiente (CNPMA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 1 | |
Registros recuperados : 1 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|