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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Café. |
Data corrente: |
28/03/2023 |
Data da última atualização: |
28/03/2023 |
Autoria: |
PASQUALOTTO, A. T.; REZENDE, R. M.; CARVALHO, A. M. de; VILELA, D. J. M.; FERREIRA, A. D.; MENDES, A. N. G.; MELO, D. D.; SOUZA, S. R. de. |
Afiliação: |
ALLAN TEIXEIRA PASQUALOTTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; RAMIRO MACHADO REZENDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; ALEX MENDONÇA DE CARVALHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; DIEGO JÚNIOR MARTINS VILELA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; ANDRE DOMINGHETTI FERREIRA, CNPCa; ANTÔNIO NAZARENO GUIMARÃES MENDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; DANTE DINIZ MELO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; SIMONE RIBEIRO DE SOUZA, CONSÓRCIO PESQUISA CAFÉ. |
Título: |
Performance agronômica de cultivares de cafeeiro enxertadas em Apoatã IAC 2258. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 8., 2013, Salvador. Sustentabilidade e inclusão Social. Brasília, DF: Embrapa Café, 2013. |
Páginas: |
6 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Título em inglês: Agronomic performance of variety of coffee grafted on IAC Apoatã 2258. |
Conteúdo: |
Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência da enxertia e do porta-enxerto Apoatã IAC 2258 na produtividade e nas características reprodutivas (peneira 17 acima e porcentagem de grãos chochos) de sete cultivares de cafeeiro da espécie Coffea arabica cultivados em campo. O experimento foi instalado em janeiro de 2004, em área isenta de nematoides, espaçamento de 3,0 m x 0,6 m, no Setor de Cafeicultura da Universidade Federal de Lavras - UFLA, sendo as avaliações compreendidas no período de janeiro de 2006 a outubro de 2011. Utilizou-se delineamento experimental em blocos casualizados (DBC) em esquema fatorial (7 x 3), com 4 repetições, sendo: a) sete cultivares de Coffea arabica: Obatã IAC 1669-20, Acauã, Oeiras MG 6851, Catucaí Amarelo 2SL, Topázio MG 1190, IBC Palma II e Paraíso MG H 419-1; b) três tipos de mudas: enxertada em "Apoatã IAC 2258" (Coffea canephora), autoenxertada e pé-franco. Avaliou-se a produção das seis primeiras safras (2006/2007 a 2011/2012). A porcentagem de frutos chochos e porcentagem de grãos peneira 17 acima foram avaliadas nas quatro últimas safras. Conclui-se que o emprego da enxertia não é eficaz para aumento de produtividade da planta de cafeeiro cultivada em área isenta de nematoides. Entre as cultivares estudadas, a cultivar Palma II é a mais indicada como copa em muda enxertada no cultivo em área infestada por fitonematoides. |
Thesagro: |
Coffea Arábica; Porta Enxerto; Resistência. |
Thesaurus Nal: |
Genetic resistance; Grafting (plants). |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1152826/1/Performance-agronomica-cultivares-2013.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Café (CNPCa) |
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Biblioteca |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
29/07/2013 |
Data da última atualização: |
29/07/2013 |
Autoria: |
MATTOS, L. M. de. |
Afiliação: |
LUCIANO MANSOR DE MATTOS, Embrapa Cerrados. |
Título: |
Análise do proambiente como política pública federal para a Amazônia brasileira. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF., v. 28, n. 3, p. 721-749, set./dez. 2011. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O presente artigo tem como objetivo analisar o desempenho do governo federal (2003?2006) na execução do Proambiente, uma proposta de política pública dos movimentos sociais rurais da Amazônia brasileira que une: controle social, planejamento territorial, planejamento econômico e ecológico integrado das unidades de produção, assessoria técnica e extensão rural, certificação mista de serviços ambientais e remuneração de serviços ambientais. A análise de desempenho foi realizada por meio da revisão de documentos de gestão do Proambiente e de entrevistas com gestores públicos federais e lideranças rurais. Primeiramente, o artigo resgata os principais aspectos da expansão da fronteira agrícola amazônica. Em seguida, demonstra a reação dos movimentos sociais rurais na busca de seu protagonismo nos processos de desenvolvimento regional, com a proposição do Proambiente. Por fim, analisa criticamente o fraco desempenho do programa governamental devido à fragilidade institucional do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e à falta de prioridade dada pelo governo federal. O artigo conclui que se, por um lado, parte das propostas do Proambiente foram incorporadas em diversas instâncias governamentais, por outro lado, elas se consolidaram de forma desintegrada, demandando sua continuidade não como programa finalístico, mas como programa meio, de modo a rearticular a implementação integrada das ações. |
Palavras-Chave: |
Movimento social; Serviço ambiental. |
Thesagro: |
Agricultura Familiar; Fronteira Agrícola. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/86694/1/Analise-do-proambiente.pdf
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Marc: |
LEADER 01987naa a2200169 a 4500 001 1962932 005 2013-07-29 008 2011 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aMATTOS, L. M. de 245 $aAnálise do proambiente como política pública federal para a Amazônia brasileira. 260 $c2011 520 $aO presente artigo tem como objetivo analisar o desempenho do governo federal (2003?2006) na execução do Proambiente, uma proposta de política pública dos movimentos sociais rurais da Amazônia brasileira que une: controle social, planejamento territorial, planejamento econômico e ecológico integrado das unidades de produção, assessoria técnica e extensão rural, certificação mista de serviços ambientais e remuneração de serviços ambientais. A análise de desempenho foi realizada por meio da revisão de documentos de gestão do Proambiente e de entrevistas com gestores públicos federais e lideranças rurais. Primeiramente, o artigo resgata os principais aspectos da expansão da fronteira agrícola amazônica. Em seguida, demonstra a reação dos movimentos sociais rurais na busca de seu protagonismo nos processos de desenvolvimento regional, com a proposição do Proambiente. Por fim, analisa criticamente o fraco desempenho do programa governamental devido à fragilidade institucional do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e à falta de prioridade dada pelo governo federal. O artigo conclui que se, por um lado, parte das propostas do Proambiente foram incorporadas em diversas instâncias governamentais, por outro lado, elas se consolidaram de forma desintegrada, demandando sua continuidade não como programa finalístico, mas como programa meio, de modo a rearticular a implementação integrada das ações. 650 $aAgricultura Familiar 650 $aFronteira Agrícola 653 $aMovimento social 653 $aServiço ambiental 773 $tCadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF.$gv. 28, n. 3, p. 721-749, set./dez. 2011.
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Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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