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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Ocidental; Embrapa Pantanal; Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
23/11/1993 |
Data da última atualização: |
11/03/2019 |
Autoria: |
TINÔCO, P. B. |
Afiliação: |
PAULO BRAZ TINÔCO, CPAA. |
Título: |
Influência do ensino formal na produção agropecuária. |
Ano de publicação: |
1981 |
Fonte/Imprenta: |
1981. |
Páginas: |
75 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Tese (Mestrado em Economia Rural) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. |
Conteúdo: |
O objetivo principal deste estudo foi determinar a influencia e associacoes do ensino formal, medido em anos de escolaridade, na producao apropecuaria. A area de estudo compreendeu toda a Zona da Mata, uma das quinze zonas fisiograficas do Estado de Minas Gerais. Os dados foram obtidos a partir dos questionarios aplicados a produtores rurais, pelo Departamento de Economia da Universidade Federal de Vicosa, para acompanhamento e avaliacao do Programa de Desenvolvimento Integrado da Zona da Mata de Minas Gerais (PRODEMATA), no ano agricola 1978/79. A populacao de estudo foram os produtores rurais situados na faixa de 1 a 200 ha. A amostra foi constituida de 182 produtores que apresentavam producao agricola e producao pecuaria diferentes de zero. Para atender aosobjetivos do estudo, utilizou-se a analise tabular, com a aplicacao do teste de qui-quadrado (X2), para determinar as associacoes do ensino formal com outras variaveis e, alternativamente, a estimativa de funcoes de producao tipo Cobb-Douglas e Ulveling-Fletcher, visando a medir a influencia direta e indireta do ensino formal no processo produtivo. O ajustamento de funcoes de produtividade por hectare nao deu bons resultados, concluindo-se que, para as condicoes do presente estudo, esse procedimento nao e um bom indicador da importancia do ensino formal no desenvolvimento do setor agropecuario. Os resultados das associacoes entre o ensino formal e as demais variaveis incluidas no modelo de estudo sao estatisticamente significativos para todas as variaveis... MenosO objetivo principal deste estudo foi determinar a influencia e associacoes do ensino formal, medido em anos de escolaridade, na producao apropecuaria. A area de estudo compreendeu toda a Zona da Mata, uma das quinze zonas fisiograficas do Estado de Minas Gerais. Os dados foram obtidos a partir dos questionarios aplicados a produtores rurais, pelo Departamento de Economia da Universidade Federal de Vicosa, para acompanhamento e avaliacao do Programa de Desenvolvimento Integrado da Zona da Mata de Minas Gerais (PRODEMATA), no ano agricola 1978/79. A populacao de estudo foram os produtores rurais situados na faixa de 1 a 200 ha. A amostra foi constituida de 182 produtores que apresentavam producao agricola e producao pecuaria diferentes de zero. Para atender aosobjetivos do estudo, utilizou-se a analise tabular, com a aplicacao do teste de qui-quadrado (X2), para determinar as associacoes do ensino formal com outras variaveis e, alternativamente, a estimativa de funcoes de producao tipo Cobb-Douglas e Ulveling-Fletcher, visando a medir a influencia direta e indireta do ensino formal no processo produtivo. O ajustamento de funcoes de produtividade por hectare nao deu bons resultados, concluindo-se que, para as condicoes do presente estudo, esse procedimento nao e um bom indicador da importancia do ensino formal no desenvolvimento do setor agropecuario. Os resultados das associacoes entre o ensino formal e as demais variaveis incluidas no modelo de estudo sao estatisticamente si... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Adocao; Agropecuaria; Associacao; Economia rural; Escolaridade; Influencia; Nivel; Production; Rural economy. |
Thesagro: |
Desenvolvimento Agrícola; Educação; Ensino; Produção; Tecnologia. |
Thesaurus Nal: |
agriculture; education; rural sociology. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/193843/1/Influencia-do-Ensino-Formal.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Ocidental (CPAA) |
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