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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Solos; Embrapa Tabuleiros Costeiros. |
Data corrente: |
10/12/2018 |
Data da última atualização: |
01/02/2019 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
MANOS, M. G. L.; SIQUEIRA, E. R. de; TAVARES, S. C. C. de H.; JESUS, I. R. D. de. |
Afiliação: |
MARIA GEOVANIA LIMA MANOS, CPATC; EDMAR RAMOS DE SIQUEIRA, CPATC; SELMA CAVALCANTI CRUZ DE H TAVARES, CNPS; IGOR ROSA DIAS DE JESUS, CNPS. |
Título: |
Governança e responsabilização institucional. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
In: DINIZ, F. H.; STUCHI, J. F.; NASCIMENTO, P. P.; BORBA, M. F. S. (Ed.). Paz, justiça e instituições eficazes: contribuições da Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2018. cap. 5. E-book. (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 16). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Neste capítulo, são analisadas as contribuições, em curso na Embrapa, no sentido
de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda
2030 da ONU, no que se refere à meta 16.7 - Governança e responsabilização
institucional: garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e
representativa em todos os níveis.
A responsabilização institucional pode ser também entendida como accountability,
conceito complexo que engloba seus vários sentidos, principalmente as
noções de responsabilização, responsividade e prestação de contas (Cruz, 2015).
Todavia, a presente análise está pautada no conceito de accountability ligado ao
modelo teórico da administração pública denominado "Novo Serviço Público" -
aquele que, segundo Rocha (2010, p. 1), é fundamentado na "responsividade do
agente público, na qual sobressaem as questões relativas ao desempenho responsável,
à postura ética, à defesa do interesse público e à ação comprometida
com os princípios democráticos". Ou seja, uma abordagem relativa às funções das
instituições públicas que inclui, mas vai além do desempenho e transparência financeiros,
das metas e resultados e do controle dos processos administrativos
(Rocha, 2010) - elementos atualmente considerados indicadores insuficientes
para avaliar a efetividade do serviço público prestado à sociedade.
Este capítulo, portanto, baseia-se na visão de que instituições públicas, entre elas
a Embrapa, numa sociedade cada vez mais complexa, estão sempre sujeitas à instalação
de crises de confiança e, assim, precisam constantemente desenvolver e
colocar em prática estratégias que as legitimem, a fim de tornarem seus resultados
cada vez mais alinhados aos interesses da sociedade como um todo e, portanto,
mais responsivos.
Nesse sentido, é imprescindível a compreensão de que para que tal objetivo se
consolide as respostas construídas pelas instituições, a exemplo das soluções tecnológicas
desenvolvidas pela Embrapa, devem estar intrinsecamente alimentadas
por mecanismos de participação social, tendo como princípios a inclusão e a
representatividade em todos os níveis de tomada de decisão. MenosNeste capítulo, são analisadas as contribuições, em curso na Embrapa, no sentido
de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda
2030 da ONU, no que se refere à meta 16.7 - Governança e responsabilização
institucional: garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e
representativa em todos os níveis.
A responsabilização institucional pode ser também entendida como accountability,
conceito complexo que engloba seus vários sentidos, principalmente as
noções de responsabilização, responsividade e prestação de contas (Cruz, 2015).
Todavia, a presente análise está pautada no conceito de accountability ligado ao
modelo teórico da administração pública denominado "Novo Serviço Público" -
aquele que, segundo Rocha (2010, p. 1), é fundamentado na "responsividade do
agente público, na qual sobressaem as questões relativas ao desempenho responsável,
à postura ética, à defesa do interesse público e à ação comprometida
com os princípios democráticos". Ou seja, uma abordagem relativa às funções das
instituições públicas que inclui, mas vai além do desempenho e transparência financeiros,
das metas e resultados e do controle dos processos administrativos
(Rocha, 2010) - elementos atualmente considerados indicadores insuficientes
para avaliar a efetividade do serviço público prestado à sociedade.
Este capítulo, portanto, baseia-se na visão de que instituições públicas, entre elas
a Embrapa, numa sociedade cada vez mais complexa, estão sempre sujeit... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Accountability; Estratégias de governança; Responsabilidade institucional. |
Thesagro: |
Desenvolvimento Sustentável; Impacto Social; Instituição Pública; Tomada de Decisão. |
Thesaurus Nal: |
Decision making; Governance; Public sector; Social impact; Sustainable development. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/191886/1/Governaca.pdf
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Marc: |
LEADER 03294naa a2200301 a 4500 001 2103080 005 2019-02-01 008 2018 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aMANOS, M. G. L. 245 $aGovernança e responsabilização institucional.$h[electronic resource] 260 $c2018 520 $aNeste capítulo, são analisadas as contribuições, em curso na Embrapa, no sentido de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, no que se refere à meta 16.7 - Governança e responsabilização institucional: garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa em todos os níveis. A responsabilização institucional pode ser também entendida como accountability, conceito complexo que engloba seus vários sentidos, principalmente as noções de responsabilização, responsividade e prestação de contas (Cruz, 2015). Todavia, a presente análise está pautada no conceito de accountability ligado ao modelo teórico da administração pública denominado "Novo Serviço Público" - aquele que, segundo Rocha (2010, p. 1), é fundamentado na "responsividade do agente público, na qual sobressaem as questões relativas ao desempenho responsável, à postura ética, à defesa do interesse público e à ação comprometida com os princípios democráticos". Ou seja, uma abordagem relativa às funções das instituições públicas que inclui, mas vai além do desempenho e transparência financeiros, das metas e resultados e do controle dos processos administrativos (Rocha, 2010) - elementos atualmente considerados indicadores insuficientes para avaliar a efetividade do serviço público prestado à sociedade. Este capítulo, portanto, baseia-se na visão de que instituições públicas, entre elas a Embrapa, numa sociedade cada vez mais complexa, estão sempre sujeitas à instalação de crises de confiança e, assim, precisam constantemente desenvolver e colocar em prática estratégias que as legitimem, a fim de tornarem seus resultados cada vez mais alinhados aos interesses da sociedade como um todo e, portanto, mais responsivos. Nesse sentido, é imprescindível a compreensão de que para que tal objetivo se consolide as respostas construídas pelas instituições, a exemplo das soluções tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa, devem estar intrinsecamente alimentadas por mecanismos de participação social, tendo como princípios a inclusão e a representatividade em todos os níveis de tomada de decisão. 650 $aDecision making 650 $aGovernance 650 $aPublic sector 650 $aSocial impact 650 $aSustainable development 650 $aDesenvolvimento Sustentável 650 $aImpacto Social 650 $aInstituição Pública 650 $aTomada de Decisão 653 $aAccountability 653 $aEstratégias de governança 653 $aResponsabilidade institucional 700 1 $aSIQUEIRA, E. R. de 700 1 $aTAVARES, S. C. C. de H. 700 1 $aJESUS, I. R. D. de 773 $tIn: DINIZ, F. H.; STUCHI, J. F.; NASCIMENTO, P. P.; BORBA, M. F. S. (Ed.). Paz, justiça e instituições eficazes: contribuições da Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2018. cap. 5. E-book. (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 16).
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Registro original: |
Embrapa Tabuleiros Costeiros (CPATC) |
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Origem |
Tipo/Formato |
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Registro |
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Status |
URL |
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Registros recuperados : 228 | |
121. | | TAVARES, S. C. C. de H.; ASSUNCAO, I. P.; PEIXOTO, A. R.; TAVARES, L. A.; PANDOVAN, I. Aspectos ultraestruturais da interacao de Beauveria bassiana e Cosmopolites sordidus moleque da bananeira, na regiao do submedio Sao Francisco. Summa Pitopatologica, Jaboticabal, v. 22, n. 1, p. 59, 1996. Edição dos Resumos do 19 Congresso Paulista de Fitopatologia, Campinas, 1986.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
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122. | | TAVARES, S. C. C. de H.; ASSUNCAO, I. P.; PEREZ, J. O.; LIMA, J. A. S.; OLIVEIRA, J. C. G. Avaliação in vitro de alguns produtos químicos de Botryodiplodia theobromae. Fitopatologia Brasileira, Brasília, DF, v. 19,p. 298, ago. 1994. Suplemento.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
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123. | | PEREZ, J. O.; TAVARES, S. C. C. de H.; MELO, G. C.; SILVA, W. A.; KARASAWA, M. Alternativas para o controle quimico do oidio em videira no Nordeste brasileiro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 14.; REUNIAO INTERAMERICANA DE HORTICULTURA TROPICAL, 42; SIMPOSIO INTERNACIONAL DE MIRTACEA, 1996, Curitiba. Resumos... Londrina: IAPAR, 1996. p. 398.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
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124. | | TAVARES, S. C. C. de H.; MENEZES, W. A.; LIMA, J. A. S.; CRUZ, S. C. da. Controle biológico de Lasiodiplodia theobromae PAT. em manga. Fitopatologia Brasileira, Brasília, DF, v. 23, p. 286, ago. 1998. Suplemento. Edição dos Resumos do 31 Congresso Brasileiro de Fitopatologia, Fortaleza, 1998.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
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125. | | TAVARES, S. C. C. de H.; AMORIM, L. R.; ASSUNCAO, I. P.; PEREZ, J. O.; LIMA, J. A. S. Botryodiplodia theobromae Lat. em mangueira do vale Sao Francisco, IV.Protecao de pomares. Fitopatologia Brasileira, Brasília, DF, v. 19, p. 292, ago. 1994. Suplemento.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
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131. | | TAVARES, S. C. C. de H.; MELO, G. C.; PEREZ, J. O.; KARASAWA, M.; NEVES, R. A. F. Fontes de resistência de videira ao fungo oídio no Nordeste brasileiro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 17., 2002, Belém, PA. Anais... Belém, PA: SBF, 2002. 1 CD-ROMTipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
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132. | | TAVARES, S. C. C. de H.; MELO, G. C.; PEREZ, J. O.; SILVA, W. A.; KARASAWA, M. Fontes de resistencia de videira ao oidio no Nordeste brasileiro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 14.; REUNIÃO INTERAMERICANA DE HORTICULTURA TROPICAL, 42., 1996, Curitiba. Resumos... Londrina: IAPAR, 1996. p. 399.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
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138. | | MANOS, M. G. L.; SIQUEIRA, E. R. de; TAVARES, S. C. C. de H.; JESUS, I. R. D. de. Governança e responsabilização institucional. In: DINIZ, F. H.; STUCHI, J. F.; NASCIMENTO, P. P.; BORBA, M. F. S. (Ed.). Paz, justiça e instituições eficazes: contribuições da Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2018. cap. 5. E-book. (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 16).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Solos; Embrapa Tabuleiros Costeiros. |
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139. | | MANOS, M. G. L.; SIQUEIRA, E. R. de; TAVARES, S. C. C. de H.; JESUS, I. R. D. de. Governance and institutional accountability. In: DINIZ, F. H.; STUCHI, J. F.; NASCIMENTO, P. P.; BORBA, M. F. S. (Ed.). Peace, justice and strong institutions: contributions of Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2020. cap. 5, p. 49-53. (Sustainable development goal, 16).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Solos. |
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140. | | BATISTA, D. C.; OLIVEIRA, S. M. A.; TAVARES, S. C. C. de H.; LARANJEIRA, D.; NEVES, R. A. F. Influência de fungicidas e mix de Trichoderma spp. no controle de murcha de fusário do maracujazeiro em campo comercial. Fitopatologia Brasileira, Brasília, v. 27, p. 227, ago. 2002. Suplemento. Edição dos Resumos do 35 Congresso Brasileiro de Fitopatologia, Recife, 2002.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
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Registros recuperados : 228 | |
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