|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
31/01/2011 |
Data da última atualização: |
24/02/2011 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
SOUZA, M. I. F.; TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. do. |
Afiliação: |
MARCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA, CNPTIA; TÉRCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA; SÉRGIO FERREIRA DO AMARAL, FE/UNICAMP. |
Título: |
Produção de conteúdos educativos baseada na aprendizagem significativa. |
Ano de publicação: |
2010 |
Fonte/Imprenta: |
Revista Latinoamericana de Tecnologia Educativa, España, v. 9, n. 2, p. 89-105, 2010. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O artigo aborda a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o processo de ensino-aprendizagem, com ênfase na produção de conteúdo educativo digital. Destaca a participação da concepção construtivista na fundamentação teórica e desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas, em especial, para ambientes virtuais de aprendizagem. Propõe-se a elaboração de design e roteiro de conteúdo de vídeos educativos sob o enfoque da aprendizagem significativa, que se baseia no modelo construtivista do processo cognitivo humano. Na perspectiva da aprendizagem significativa, os mapas conceituais são adotados como uma opção para a organização e representação do conhecimento em construção pelo aluno, sob a mediação do professor. |
Palavras-Chave: |
Aprendizagem significativa; Conteúdo educativo digital; Conteúdos educativos; Mapa conceitual; Produção de conteúdo; Vídeo educativo. |
Thesagro: |
Tecnologia da Informação. |
Thesaurus Nal: |
Learning; Technology. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/26154/1/625-2927-1-PB.pdf
|
Marc: |
LEADER 01584naa a2200253 a 4500 001 1875058 005 2011-02-24 008 2010 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSOUZA, M. I. F. 245 $aProdução de conteúdos educativos baseada na aprendizagem significativa.$h[electronic resource] 260 $c2010 520 $aO artigo aborda a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o processo de ensino-aprendizagem, com ênfase na produção de conteúdo educativo digital. Destaca a participação da concepção construtivista na fundamentação teórica e desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas, em especial, para ambientes virtuais de aprendizagem. Propõe-se a elaboração de design e roteiro de conteúdo de vídeos educativos sob o enfoque da aprendizagem significativa, que se baseia no modelo construtivista do processo cognitivo humano. Na perspectiva da aprendizagem significativa, os mapas conceituais são adotados como uma opção para a organização e representação do conhecimento em construção pelo aluno, sob a mediação do professor. 650 $aLearning 650 $aTechnology 650 $aTecnologia da Informação 653 $aAprendizagem significativa 653 $aConteúdo educativo digital 653 $aConteúdos educativos 653 $aMapa conceitual 653 $aProdução de conteúdo 653 $aVídeo educativo 700 1 $aTORRES, T. Z. 700 1 $aAMARAL, S. F. do 773 $tRevista Latinoamericana de Tecnologia Educativa, España$gv. 9, n. 2, p. 89-105, 2010.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
08/01/2007 |
Data da última atualização: |
07/05/2024 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
CARVALHO, A. P. de; SANTOS, H. G. dos; GOMES, I. A.; OLIVEIRA, J. B. de; LUMBRERAS, J. F.; ANJOS, L. H. C. dos; COELHO, M. R.; JACOMINE, P. K. T.; FASOLO, P. J.; CUNHA, T. J. F.; OLIVEIRA, V. A. de. |
Afiliação: |
AMERICO PEREIRA DE CARVALHO, CNPF; HUMBERTO GONCALVES DOS SANTOS, CNPS; IDARE AZEVEDO GOMES, CNPS; JOÃO BERTOLDO DE OLIVEIRA, INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS; JOSE FRANCISCO LUMBRERAS, CNPS; LÚCIA HELENA CUNHA DOS ANJOS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; MAURICIO RIZZATO COELHO, CNPS; PAULO KLINGER TITO JACOMINE, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; PEDRO JORGE FASOLO, CNPF; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; VIRLEI ÁLVARO DE OLIVEIRA, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. |
Título: |
Latossolos. |
Ano de publicação: |
2006 |
Fonte/Imprenta: |
In: SANTOS, H. G. dos; JACOMINE, P. K. T.; ANJOS, L. H. C. dos; OLIVEIRA, V. A. de; OLIVEIRA, J. B. de; COELHO, M. R.; LUMBRERAS, J. F.; CUNHA, T. J. F. ( Ed.). Sistema brasileiro de classificação de solos. 2. ed. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2006. |
Páginas: |
cap. 10, p. 161-175. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Classes do 2° nível categórico (subordens); Classes do 3° nível categórico (grandes grupos). |
Palavras-Chave: |
Classificação; Nível categórico. |
Thesagro: |
Solo. |
Thesaurus NAL: |
Soil. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/196850/1/Latossolos.pdf
|
Marc: |
LEADER 01065naa a2200301 a 4500 001 1158082 005 2024-05-07 008 2006 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aCARVALHO, A. P. de 245 $aLatossolos. 260 $c2006 300 $acap. 10, p. 161-175. 520 $aClasses do 2° nível categórico (subordens); Classes do 3° nível categórico (grandes grupos). 650 $aSoil 650 $aSolo 653 $aClassificação 653 $aNível categórico 700 1 $aSANTOS, H. G. dos 700 1 $aGOMES, I. A. 700 1 $aOLIVEIRA, J. B. de 700 1 $aLUMBRERAS, J. F. 700 1 $aANJOS, L. H. C. dos 700 1 $aCOELHO, M. R. 700 1 $aJACOMINE, P. K. T. 700 1 $aFASOLO, P. J. 700 1 $aCUNHA, T. J. F. 700 1 $aOLIVEIRA, V. A. de 773 $tIn: SANTOS, H. G. dos; JACOMINE, P. K. T.; ANJOS, L. H. C. dos; OLIVEIRA, V. A. de; OLIVEIRA, J. B. de; COELHO, M. R.; LUMBRERAS, J. F.; CUNHA, T. J. F. ( Ed.). Sistema brasileiro de classificação de solos. 2. ed. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2006.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Expressão de busca inválida. Verifique!!! |
|
|