|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Pesca e Aquicultura. |
Data corrente: |
25/10/2013 |
Data da última atualização: |
21/11/2013 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
ROSA, P. F.; AMODEO, N. B. P.; SOUSA, D. N. de. |
Afiliação: |
PALLOMA FERREIRA ROSA, UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ; NORA BEATRIZ PRESNO AMODEO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA. |
Título: |
A importância dos trabalhos de educação cooperativista para a extensão rural. |
Ano de publicação: |
2012 |
Fonte/Imprenta: |
Revista Cooperativismo y Desarrollo, Bogotá, v. 20, n . 101, p. 11-27, jul./dic. 2012. |
Idioma: |
Espanhol |
Conteúdo: |
A educação cooperativista é o processo de aprendizagem que vai além de meros discursos e explanações e valoriza de igual modo o lado social, empresarial e as demandas específicas de formação das organizações e dos associados. No caso das cooperativas agrárias, as demandas de formação correspondem às ações direcionadas aos produtores rurais. Este estudo objetiva analisar a contribuição dos instrumentos de educação cooperativista à extensão rural e descrever a relação da educação cooperativista junto à atuação da Empresa de Assistência e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais. Metodologicamente, utilizou-se da pesquisa exploratória e da técnica do questionário enviado a 452 cooperativas agrárias durante 2011 e 2012. Entre os resultados, evidencia que o desenvolvimento de trabalhos de educação cooperativista realizado pelas organizações tem se revelado como trabalhos extensionista, proporcionando benefícios às cooperativas que buscam viabilizar em seu cotidiano as orientações e capacitações recebidas. |
Thesagro: |
Educação cooperativa; Extensão rural. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/91479/1/rosa.pdf
|
Marc: |
LEADER 01610naa a2200169 a 4500 001 1969415 005 2013-11-21 008 2012 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aROSA, P. F. 245 $aA importância dos trabalhos de educação cooperativista para a extensão rural.$h[electronic resource] 260 $c2012 520 $aA educação cooperativista é o processo de aprendizagem que vai além de meros discursos e explanações e valoriza de igual modo o lado social, empresarial e as demandas específicas de formação das organizações e dos associados. No caso das cooperativas agrárias, as demandas de formação correspondem às ações direcionadas aos produtores rurais. Este estudo objetiva analisar a contribuição dos instrumentos de educação cooperativista à extensão rural e descrever a relação da educação cooperativista junto à atuação da Empresa de Assistência e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais. Metodologicamente, utilizou-se da pesquisa exploratória e da técnica do questionário enviado a 452 cooperativas agrárias durante 2011 e 2012. Entre os resultados, evidencia que o desenvolvimento de trabalhos de educação cooperativista realizado pelas organizações tem se revelado como trabalhos extensionista, proporcionando benefícios às cooperativas que buscam viabilizar em seu cotidiano as orientações e capacitações recebidas. 650 $aEducação cooperativa 650 $aExtensão rural 700 1 $aAMODEO, N. B. P. 700 1 $aSOUSA, D. N. de 773 $tRevista Cooperativismo y Desarrollo, Bogotá$gv. 20, n . 101, p. 11-27, jul./dic. 2012.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Pesca e Aquicultura (CNPASA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 154 | |
69. | | SOUSA, D. N. de; AMODEO, N. B. P.; MACEDO, A. dos S.; MILAGRES, C. S. F. A comunicação na articulação agroindustrial entre uma cooperativa central, suas cooperativas singulares e cooperados. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, DF, v. 52, n. 3, p. 495-514, Jul./set. 2014.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: A - 2 |
Biblioteca(s): Embrapa Pesca e Aquicultura. |
| |
71. | | ESTEVAO, P.; SOUSA, D. N. de; DIAS, M. M.; LEITE, C. A. M. Inclusão digital e políticas públicas no meio rural: um estudo sobre os territórios digitais. In: CONGRESSO SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 48., 2010, Campo Grande, MS. Tecnologias, desenvolvimento e integração social. Campo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2010.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Gado de Leite. |
| |
75. | | EVANGELISTA, D. K. R.; MATAVELI, M.; SOUSA, D. N. de; KATO, H. C. de A. The innovation as a tool for rural development: Peixe Mais Project experience in Tocantins, Brasil. In: FENACAM & LACQUA/SARA (WAS)'15.; LATIN AMERICAN & CARIBBEAN AQUACULTURE 15.; SOUTH AMERICAN REGIONAL AQUACULTURE 15.; INTERNATIONAL SHRIMP FARMING SYMPOSIUM, 12.; INTERNATIONAL ACQUACULTURE TRADE SHOW, 12.; INTERNATIONAL AQUACULTURE SYMPOSIUM, 9.; TILAPIA ECONOMIC FORUM, 3., 2015, Fortaleza. Abstracts... Fortaleza: ABCC: World Aquaculture Society, 2015. p. 188.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Pesca e Aquicultura. |
| |
79. | | SOUSA, D. N. de; MILAGRES, C. S. F.; COSTA, M. S.; MACEDO, A. dos S. Entre o social e o econômico, uma gestão cooperativa é possível? Estudo sobre as estratégias de comunicação nas cooperativas agropecuárias. Revista de Extensão e Estudos Rurais, Viçosa, MG, v. 6, n. 2, p. 62-80, jul./dez. 2017.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: B - 4 |
Biblioteca(s): Embrapa Pesca e Aquicultura. |
| |
Registros recuperados : 154 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|