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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
21/08/2018 |
Data da última atualização: |
22/11/2018 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
SIQUEIRA, A. P. da S.; MARTORANO, L. G.; MORAES, J. R. da S. C. de; SIQUEIRA, T. T. da S.; SILVA, T. M. G. da; GROSSI-MILANI, R. |
Afiliação: |
Ana Paula da Silva Siqueira, Mestranda UNICESUMAR; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; José Reinaldo da Silva Cabral de Moraes, Doutorando Unesp; Tiago Teixeira da Silva Siqueira, INRA; Tânia Maria Gomes da Silva, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI; Rute Grossi-Milani, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação – ICETI. |
Título: |
Irrigapote: aprendizagem coletiva na utilização de tecnologia de irrigação sustentável. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
Educação Ambiental em Ação, ano 17, n. 64, jun./ago. 2018. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Soluções tecnológicas de fácil aplicação e com baixo custo podem ser utilizadas por agricultores para garantir a oferta de água para plantas em sistemas agrícolas. Ações voltadas à educação agroambiental envolvendo a sociedade local, ajudam a elucidar e implantar processos e metodologias inovadoras. Objetiva-se com este estudo apresentar informações sobre como uma tecnologia de reposição de água no solo, denominada Irrigapote, pode ser utilizada enquanto ferramenta de aprendizagem coletiva a agricultores de base familiar. Duas principais etapas caracterizaram o processo de aprendizagem coletiva: (1) Palestras técnicas e rodas de conversas para discutir sobre a tecnologia; (2) Demonstração a campo da tecnologia IrrigaPote. Participaram das atividades 150 agricultores do município de Altônia no Noroeste do Paraná. A aprendizagem coletiva sensibilizou-os na adoção da tecnologia como estratégia sustentável tanto por viabilizar a reposição hídrica ao solo em períodos secos, quanto pela garantia da oferta de alimento pela agricultura familiar. Conclui-se que a iniciativa em compartilhar os conhecimentos sobre a tecnologia IrrigaPote motivou os produtores a adotarem este comportamento próambiental que contribui para a transformação sociocultural quanto ao uso dos recursos hídricos na agricultura de base familiar. |
Palavras-Chave: |
Comportamento próambiental; Indicador de sustentabilidade; Reposição hídrica; Tecnologia social. |
Thesagro: |
Segurança Alimentar; Tecnologia; Tecnologia Agrícola. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/181711/1/artigo-003229.pdf
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Marc: |
LEADER 02216naa a2200265 a 4500 001 2094350 005 2018-11-22 008 2018 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSIQUEIRA, A. P. da S. 245 $aIrrigapote$baprendizagem coletiva na utilização de tecnologia de irrigação sustentável.$h[electronic resource] 260 $c2018 520 $aSoluções tecnológicas de fácil aplicação e com baixo custo podem ser utilizadas por agricultores para garantir a oferta de água para plantas em sistemas agrícolas. Ações voltadas à educação agroambiental envolvendo a sociedade local, ajudam a elucidar e implantar processos e metodologias inovadoras. Objetiva-se com este estudo apresentar informações sobre como uma tecnologia de reposição de água no solo, denominada Irrigapote, pode ser utilizada enquanto ferramenta de aprendizagem coletiva a agricultores de base familiar. Duas principais etapas caracterizaram o processo de aprendizagem coletiva: (1) Palestras técnicas e rodas de conversas para discutir sobre a tecnologia; (2) Demonstração a campo da tecnologia IrrigaPote. Participaram das atividades 150 agricultores do município de Altônia no Noroeste do Paraná. A aprendizagem coletiva sensibilizou-os na adoção da tecnologia como estratégia sustentável tanto por viabilizar a reposição hídrica ao solo em períodos secos, quanto pela garantia da oferta de alimento pela agricultura familiar. Conclui-se que a iniciativa em compartilhar os conhecimentos sobre a tecnologia IrrigaPote motivou os produtores a adotarem este comportamento próambiental que contribui para a transformação sociocultural quanto ao uso dos recursos hídricos na agricultura de base familiar. 650 $aSegurança Alimentar 650 $aTecnologia 650 $aTecnologia Agrícola 653 $aComportamento próambiental 653 $aIndicador de sustentabilidade 653 $aReposição hídrica 653 $aTecnologia social 700 1 $aMARTORANO, L. G. 700 1 $aMORAES, J. R. da S. C. de 700 1 $aSIQUEIRA, T. T. da S. 700 1 $aSILVA, T. M. G. da 700 1 $aGROSSI-MILANI, R. 773 $tEducação Ambiental em Ação, ano 17$gn. 64, jun./ago. 2018.
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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