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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Pecuária Sul. |
Data corrente: |
07/04/2020 |
Data da última atualização: |
22/01/2021 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
CAMARGO, F. N. P.; AMARAL, E. M. H. do; SILVEIRA, M. C. T. da; MONTARDO, D. P. |
Afiliação: |
Fabiane Nunes Prates Camargo, IFSUL; Érico Marcelo Hoff do Amaral, UNIPAMPA; MARCIA CRISTINA T DA SILVEIRA, CPPSUL; DANIEL PORTELLA MONTARDO, CPPSUL. |
Título: |
Metodologia interativa de ensino aprendizagem sobre manejo de pastagem. |
Ano de publicação: |
2019 |
Fonte/Imprenta: |
Revista do CCEI, v. 24, n. 39, p. 45-60, 2019. |
DOI: |
doi.org/10.30945/ccei-v24i39.2726 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Existem alguns gargalos que restringem o desenvolvimento da pecuária, como por exemplo, a baixa cobertura de assistência técnica, o que tem gerado problemas sérios de manejo e, consequentemente, produção animal a pasto abaixo do potencial. O que se observa é que como as pastagens são ecossistemas complexos e dinâmicos, as técnicas e as metodologias de avaliações precisam envolver vários aspectos de interação, como entendimento sobre solo, planta, animal e o meio ambiente. Deste modo, para se obter uma crescente evolução das atividades agropecuárias, é importante que sejam tomadas algumas iniciativas. Dentre elas, está a criação de estratégias que favoreçam o aprendizado na área, visto que o entendimento dos processos de interações entre os componentes do sistema tende a impactar positivamente no setor. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo propor uma metodologia de ensino, auxiliado pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, alinhadas as teorias de aprendizagem, que oportunize a estudantes, técnicos e produtores rurais a construção do conhecimento sobre os princípios básicos de manejo de pastagens. Ademais, espera-se que esta metodologia contribua para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a nível global, destinados a assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Interactive teaching learning methodology on pasture management here are some bottlenecks that restrict livestock development, such as low coverage of technical assistance, which has generated serious management problems and, consequently, low pasture livestock production. What is observed is that since pastures are complex and dynamic ecosystems, the techniques and methodologies of evaluations need to involve several aspects of interaction, such as understanding of soil, plant, animal and the environment. Thus, in order to achieve a growing evolution of agricultural activities, it is important that some initiatives are taken. Among them is the creation of strategies that favor learning in the area, since the understanding of the processes of interactions between the components of the system tends to positively impact the sector. In this way, the present work aims to propose a teaching methodology, aided by the use of Information and Communication Technologies, aligned with learning theories, which will allow students, technicians and rural producers to build knowledge about basic management principles of pastures. Based on the survey of requirements made from interviews with specialists in the field of agriculture and the study of the theoretical framework, a methodology was developed for interactive teaching aided by computer, based on Kolb's theory of experiential learning. In addition, it is expected that this methodology contributes to the achievement of the Sustainable Development Goals at a global level, aimed at ensuring sustainable production and consumption patterns. MenosExistem alguns gargalos que restringem o desenvolvimento da pecuária, como por exemplo, a baixa cobertura de assistência técnica, o que tem gerado problemas sérios de manejo e, consequentemente, produção animal a pasto abaixo do potencial. O que se observa é que como as pastagens são ecossistemas complexos e dinâmicos, as técnicas e as metodologias de avaliações precisam envolver vários aspectos de interação, como entendimento sobre solo, planta, animal e o meio ambiente. Deste modo, para se obter uma crescente evolução das atividades agropecuárias, é importante que sejam tomadas algumas iniciativas. Dentre elas, está a criação de estratégias que favoreçam o aprendizado na área, visto que o entendimento dos processos de interações entre os componentes do sistema tende a impactar positivamente no setor. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo propor uma metodologia de ensino, auxiliado pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, alinhadas as teorias de aprendizagem, que oportunize a estudantes, técnicos e produtores rurais a construção do conhecimento sobre os princípios básicos de manejo de pastagens. Ademais, espera-se que esta metodologia contribua para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a nível global, destinados a assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Interactive teaching learning methodology on pasture management here are some bottlenecks that restrict livestock development, such as low coverage of technica... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Ensino; Manejo; Pastagem; Pecuária. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/212213/1/artigo-2726-9154-2-PB.pdf
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Marc: |
LEADER 03611naa a2200217 a 4500 001 2121590 005 2021-01-22 008 2019 bl uuuu u00u1 u #d 024 7 $adoi.org/10.30945/ccei-v24i39.2726$2DOI 100 1 $aCAMARGO, F. N. P. 245 $aMetodologia interativa de ensino aprendizagem sobre manejo de pastagem.$h[electronic resource] 260 $c2019 520 $aExistem alguns gargalos que restringem o desenvolvimento da pecuária, como por exemplo, a baixa cobertura de assistência técnica, o que tem gerado problemas sérios de manejo e, consequentemente, produção animal a pasto abaixo do potencial. O que se observa é que como as pastagens são ecossistemas complexos e dinâmicos, as técnicas e as metodologias de avaliações precisam envolver vários aspectos de interação, como entendimento sobre solo, planta, animal e o meio ambiente. Deste modo, para se obter uma crescente evolução das atividades agropecuárias, é importante que sejam tomadas algumas iniciativas. Dentre elas, está a criação de estratégias que favoreçam o aprendizado na área, visto que o entendimento dos processos de interações entre os componentes do sistema tende a impactar positivamente no setor. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo propor uma metodologia de ensino, auxiliado pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, alinhadas as teorias de aprendizagem, que oportunize a estudantes, técnicos e produtores rurais a construção do conhecimento sobre os princípios básicos de manejo de pastagens. Ademais, espera-se que esta metodologia contribua para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a nível global, destinados a assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Interactive teaching learning methodology on pasture management here are some bottlenecks that restrict livestock development, such as low coverage of technical assistance, which has generated serious management problems and, consequently, low pasture livestock production. What is observed is that since pastures are complex and dynamic ecosystems, the techniques and methodologies of evaluations need to involve several aspects of interaction, such as understanding of soil, plant, animal and the environment. Thus, in order to achieve a growing evolution of agricultural activities, it is important that some initiatives are taken. Among them is the creation of strategies that favor learning in the area, since the understanding of the processes of interactions between the components of the system tends to positively impact the sector. In this way, the present work aims to propose a teaching methodology, aided by the use of Information and Communication Technologies, aligned with learning theories, which will allow students, technicians and rural producers to build knowledge about basic management principles of pastures. Based on the survey of requirements made from interviews with specialists in the field of agriculture and the study of the theoretical framework, a methodology was developed for interactive teaching aided by computer, based on Kolb's theory of experiential learning. In addition, it is expected that this methodology contributes to the achievement of the Sustainable Development Goals at a global level, aimed at ensuring sustainable production and consumption patterns. 650 $aEnsino 650 $aManejo 650 $aPastagem 650 $aPecuária 700 1 $aAMARAL, E. M. H. do 700 1 $aSILVEIRA, M. C. T. da 700 1 $aMONTARDO, D. P. 773 $tRevista do CCEI$gv. 24, n. 39, p. 45-60, 2019.
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Registro original: |
Embrapa Pecuária Sul (CPPSUL) |
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Registros recuperados : 183 | |
61. | | SILVEIRA, M. C. T. da; GENRO, T. C. M.; KÖPP, M. M.; YOKOO, M. J. I.; BARBOSA, E. C. Caracterização da estrutura vertical de pastagem natural sob diferentes níveis de intensificação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL, 7.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL, 4., 2015, Viçosa, MG. Estratégias para a sustentabilidade da cadeia agropecuária: anais de resumos expandidos. Viçosa, MG: UFV, 2015. p. 595-598.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
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62. | | LEANDRO, T. T.; CAMPOS, C. R.; SANTOS, F. C. dos; GOTARDO, N. L.; SILVEIRA, M. C. T. da. Características de uma pastagem tropical e da produção de bovinos de corte, em fazenda comercial, visando intensificação sustentável. In: SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA PECUÁRIA SUL, 12., 2022, Bagé, RS. Resumos... Bagé: Embrapa Pecuária Sul, 2022. p. 12. Ana Cristina Mazzocato, editora técnica.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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63. | | LEANDRO, T. T.; CAMPOS, C. R.; SANTOS, F. C. dos; GOTARDO, N. L.; SILVEIRA, M. C. T. da. Características de uma pastagem tropical e da produção de bovinos de corte, em fazenda comercial, visando intensificação sustentável. In: SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA PECUÁRIA SUL, 12., 2022, Bagé, RS. Resumos... Bagé: Embrapa Pecuária Sul, 2022. p. 12. Ana Cristina Mazzocato, editora técnica.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
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64. | | SOUZA, A. L. F. de; SILVEIRA, M. C. T. da; SOLARI, F. L.; ACOSTA, R. A. M.; TRENTIN, G. Comportamento da estrutura vertical de pastos mistos, sob lotação contínua com taxa variável, ao longo do ciclo de utilização. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 26., 2016, Santa Maria. Cinquenta anos de zootecnia no Brasil: anais. Santa Maria: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2016. Zootec.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
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65. | | CORREA, E. B.; DUARTE, R. D.; MORAIS, S. L.; TRENTIN, G.; PEREZ, N. B.; SILVEIRA, M. C. T. da. Dinâmica de perfilhamento em capim annoni sob crescimento livre. In: JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 12.; MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 12.; MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR, 10.; MOSTRA INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA, 2., 2014, Bagé. Anais... Bagé: Ediurcamp, 2014. CONGREGA.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
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66. | | MORAIS, S. L. de; SILVEIRA, M. C. T. da; GENRO, T. C. M.; CORREA, J. U. P.; FERREIRA, J. L. Distribuição espacial dos componentes morfológicos ao longo do perfil vertical do dossel forrageiro de campos nativos sob diferentes níveis de intensificação em duas épocas contrastantes. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 22.; ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 15., 2013, Pelotas. Anais... Pelotas: UFPel, 2013.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
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67. | | CORREA, E. B.; MORAIS, S. L.; SANT'ANNA, D. M.; GENRO, T. C. M.; PILON, M.; SILVEIRA, M. C. T. da. Distribuição espacial dos componentes morfológicos ao longo do perfil vertical do dossel forrageiro de capim sudão sob lotação contínua e intermitente. In: JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA, 12.; MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 12.; MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR, 10.; MOSTRA INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIA, 2., 2014, Bagé. Anais... Bagé: Ediurcamp, 2014. 1 CD-ROM CONGREGA.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
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70. | | LEMOS, J. M.; TRENTIN, G.; MORAIS, S. L. de; SILVEIRA, M. C. T. da; KOPP, M. M. Eficiência no uso da água no Paspalum urvillei. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 23.; ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 16., 2014, Pelotas. Anais... Pelotas: UFPel, 2014. 1 CD-ROM.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
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71. | | OLIVEIRA, L.; GENRO, T. C. M.; SILVEIRA, M. C. T. da; KOPP, M. M.; NASCIMENTO JUNIOR, A. do. Avaliação de três cultivares de trigo duplo propósito como alternativa para pastejo. In: SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA PECUÁRIA SUL, 10., 2020, Bagé. Resumos... Bagé: Embrapa Pecuária Sul, 2020. p. 15. (Embrapa Pecuária Sul. Eventos técnicos & científicos, 3). Fernando Flores Cardoso, editor técnico.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
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72. | | SOLARI, F. L.; GENRO, T. C. M.; SOUZA, A. L. F.; TRENTIN, G.; SILVEIRA, M. C. T. da. Comportamento da distribuição dos componentes morfológicos do perfil vertical de campos nativos, sob níveis de intensificação, em quatro de anos de monitoramento. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 25.; SEMANA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2., 2016, Pelotas. Anais... Pelotas: UFPel, 2016. CIC.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
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75. | | MORAIS, S. L.; SILVEIRA, M. C. T. da; BREMM, C.; GENRO, T. C. M.; CORRÊA, E. B.; TRENTIN, G. Suficiência amostral para avaliação da estrutura vertical de campo nativo sob diferentes níveis de intensificação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 23.; ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 16., 2014, Pelotas. Anais... Pelotas: UFPel, 2014. 1 CD-ROM.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
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77. | | LEITÃO, F. M. da L.; PEREZ, N. B.; NUNES, C. L. R.; SILVEIRA, M. C. T. da; SISTI, R. N. Estado fisiológico do capim-hemártria na região da campanha após a ocorrência de geadas durante o período de inverno: disponibilidade de gemas para multiplicação. In: MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 9., 2011, Bagé, RS. Anais Congrega URCAMP 2011. Bagé: URCAMP, 2011.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
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80. | | OLIVEIRA, L. G. G. de; SILVA, P. S. da; SILVEIRA, M. C. T. da; GENRO, T. C. M. Relação entre massa de forragem e altura em pastagens monoespecífica e mista. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 27.; SEMANA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 4., 2018, Pelotas. Anais eletrônicos... Pelotas: UFPel, 2018. CIC.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
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