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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
04/02/2021 |
Data da última atualização: |
23/11/2023 |
Tipo da produção científica: |
Orientação de Tese de Pós-Graduação |
Autoria: |
SILVA, J. T. e. |
Afiliação: |
Josiane Tolêdo e Silva, UFRRJ. |
Título: |
Construção e validação de uma cartilha como tecnologia educacional para a promoção da gestão socioambiental responsável de compras no IFRJ. |
Ano de publicação: |
2020 |
Fonte/Imprenta: |
2020. |
Páginas: |
104 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (mestrado em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. 2020. Orientador: André Yves Cribb (CTAA). |
Conteúdo: |
A problemática da questão ambiental que pode ser observada a cada dia com maior intensidade, coloca em xeque a sociedade e seus hábitos tradicionais de produção.À medida que aumenta a conscientização da população a respeito da adoção de ações sustentáveis, aumenta também a cobrança aos órgãos públicos por políticas ambientais eficientes. Para que uma ação seja considerada efetivamente sustentável ela deve contemplar vários aspectos. Dentre estes aspectos, a responsabilidade socioambiental tem um importante papel dentro das organizações, pois agrega valor à organização através da disseminação do conhecimento, do incentivo à prática de ações socioambientalmente responsáveis e da promoção da conscientização sobre as mudanças necessárias para a adequação a esta nova realidade. Embora exista legislação que trata da compra de itens sustentáveis na administração pública, os órgãos públicos ainda estão em fase de adequação e há uma baixa adesão dos servidores públicos por motivos diversos. Assim, este estudo tem como objetivo construir e validar uma tecnologia educacional no formato de cartilha com a finalidade de disseminar conhecimento a respeito da compra socioambientalmente responsável, utilizando ilustrações e linguagem de fácil compreensão. A pesquisa está dividida em três fases distintas e compreendeu um estudo de desenvolvimento metodológico através da abordagem de métodos mistos. Na primeira fase foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática através da revisão integrativa e também um diagnóstico situacional através de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa que utiliza o questionário como ferramenta para a coleta de dados junto aos servidores do IFRJ com a finalidade de identificar as dificuldades apresentadas na realização de compras de itens sustentáveis e subsidiar o conteúdo da cartilha de acordo com a legislação vigente. A segunda fase da pesquisa abrangeu a elaboração do conteúdo, das ilustrações, da aparência e da linguagem da cartilha inicialmente intitulada “Vamos pensar no planeta? Um pequeno gesto pode fazer uma grande diferença”. A terceira fase da pesquisa consistiu na validação da cartilha por quinze juízes de linguagem, conteúdo e aparência e posteriormente por dezesseis representantes do público alvo. Para verificar a validade da cartilha como ferramenta válida e confiável, utilizou-se a abordagem quantitativa através da Escala Likert. Pretende-se disponibilizar a cartilha para uso de todos os campi do IFRJ por meios digitais, consolidando-a como uma ferramenta de incentivo, auxílio e contribuição com a promoção da gestão socioambientalmente responsável de compras no IFRJ.Palavras-chave: Compra organizacional; administração pública; tecnologia educacional; gestão de compras; responsabilidade socioambiental. MenosA problemática da questão ambiental que pode ser observada a cada dia com maior intensidade, coloca em xeque a sociedade e seus hábitos tradicionais de produção.À medida que aumenta a conscientização da população a respeito da adoção de ações sustentáveis, aumenta também a cobrança aos órgãos públicos por políticas ambientais eficientes. Para que uma ação seja considerada efetivamente sustentável ela deve contemplar vários aspectos. Dentre estes aspectos, a responsabilidade socioambiental tem um importante papel dentro das organizações, pois agrega valor à organização através da disseminação do conhecimento, do incentivo à prática de ações socioambientalmente responsáveis e da promoção da conscientização sobre as mudanças necessárias para a adequação a esta nova realidade. Embora exista legislação que trata da compra de itens sustentáveis na administração pública, os órgãos públicos ainda estão em fase de adequação e há uma baixa adesão dos servidores públicos por motivos diversos. Assim, este estudo tem como objetivo construir e validar uma tecnologia educacional no formato de cartilha com a finalidade de disseminar conhecimento a respeito da compra socioambientalmente responsável, utilizando ilustrações e linguagem de fácil compreensão. A pesquisa está dividida em três fases distintas e compreendeu um estudo de desenvolvimento metodológico através da abordagem de métodos mistos. Na primeira fase foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática através da revisão integra... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Adminstiração pública. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
Marc: |
LEADER 03529nam a2200145 a 4500 001 2129808 005 2023-11-23 008 2020 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aSILVA, J. T. e 245 $aConstrução e validação de uma cartilha como tecnologia educacional para a promoção da gestão socioambiental responsável de compras no IFRJ.$h[electronic resource] 260 $a2020.$c2020 300 $a104 f. 500 $aDissertação (mestrado em Gestão e Estratégia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. 2020. Orientador: André Yves Cribb (CTAA). 520 $aA problemática da questão ambiental que pode ser observada a cada dia com maior intensidade, coloca em xeque a sociedade e seus hábitos tradicionais de produção.À medida que aumenta a conscientização da população a respeito da adoção de ações sustentáveis, aumenta também a cobrança aos órgãos públicos por políticas ambientais eficientes. Para que uma ação seja considerada efetivamente sustentável ela deve contemplar vários aspectos. Dentre estes aspectos, a responsabilidade socioambiental tem um importante papel dentro das organizações, pois agrega valor à organização através da disseminação do conhecimento, do incentivo à prática de ações socioambientalmente responsáveis e da promoção da conscientização sobre as mudanças necessárias para a adequação a esta nova realidade. Embora exista legislação que trata da compra de itens sustentáveis na administração pública, os órgãos públicos ainda estão em fase de adequação e há uma baixa adesão dos servidores públicos por motivos diversos. Assim, este estudo tem como objetivo construir e validar uma tecnologia educacional no formato de cartilha com a finalidade de disseminar conhecimento a respeito da compra socioambientalmente responsável, utilizando ilustrações e linguagem de fácil compreensão. A pesquisa está dividida em três fases distintas e compreendeu um estudo de desenvolvimento metodológico através da abordagem de métodos mistos. Na primeira fase foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática através da revisão integrativa e também um diagnóstico situacional através de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa que utiliza o questionário como ferramenta para a coleta de dados junto aos servidores do IFRJ com a finalidade de identificar as dificuldades apresentadas na realização de compras de itens sustentáveis e subsidiar o conteúdo da cartilha de acordo com a legislação vigente. A segunda fase da pesquisa abrangeu a elaboração do conteúdo, das ilustrações, da aparência e da linguagem da cartilha inicialmente intitulada “Vamos pensar no planeta? Um pequeno gesto pode fazer uma grande diferença”. A terceira fase da pesquisa consistiu na validação da cartilha por quinze juízes de linguagem, conteúdo e aparência e posteriormente por dezesseis representantes do público alvo. Para verificar a validade da cartilha como ferramenta válida e confiável, utilizou-se a abordagem quantitativa através da Escala Likert. Pretende-se disponibilizar a cartilha para uso de todos os campi do IFRJ por meios digitais, consolidando-a como uma ferramenta de incentivo, auxílio e contribuição com a promoção da gestão socioambientalmente responsável de compras no IFRJ.Palavras-chave: Compra organizacional; administração pública; tecnologia educacional; gestão de compras; responsabilidade socioambiental. 653 $aAdminstiração pública
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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Registro |
Volume |
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Registros recuperados : 104 | |
7. | | SILVA, J. T.; TORRES, E.; ZOTARELLI, L. Influência do sistema de plantio direto e convencional na agregação do solo. In: MOSTRA ACADÊMICA DE TRABALHOS EM AGRONOMIA, 9., 2005; JORNADA DE ATUALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 1.; MOSTRA ACADÊMICA DE TRABALHOS EM AGRONOMIA, 8., 2004, Londrina. [Resumos expandidos...]. Londrina: UEL, 2005. p. 258-262. 1 CD-ROM. Seção: Solos da VIII MATA.Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
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10. | | BORGES, A. L.; SILVA, J. T. A. da. Adubação e nutrição da bananeira. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE BANANICULTURA, 7., 2010, Registro,SP. Atualidades e perspectivas da bananicultura sustentável. Registro: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2010. 1 CD-ROM. 23 p. PDF P2.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
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12. | | SILVA, J. T. A. da; SIMÃO, F. R. Produção, nutrição e incidência do mal do Panamá em bananeira 'Prata Anã' adubada com potássio. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 50, n. 9, p. 807-813, set. 2015. Título em inglês: Yield, nutrition and incidence of Panama disease in 'Prata Anã' banana fertilized with potassium.Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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13. | | SILVA, J. T. A. da; RODRIGUES, M. G. V. Produção da bananeira 'prata anã' em função da aplicação de adubo fosfatado, em quatro ciclos. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 48, n. 6, p. 613-618, jun. 2013. Título em inglês: Production of 'Prata Anã' banana as affected by the application of phosphate fertilizer, in four cycles.Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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16. | | SILVA, S. Q. da; SILVA, J. T. L. da; GOMES, F. B.; KRUG, C. Avaliação fenológica preliminar de plantas melíferas em jardim de mel em Iranduba, AM. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA OCIDENTAL, 18., 2021, Manaus. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2022. p. 19-20.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Ocidental. |
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18. | | MATTOS, G. S. de; SCHAFHAUSER JUNIOR, J.; PARFITT, J. M. B.; THEISEN, G.; SILVA, J. T. Composição química da soca da cultivar de arroz BRS Querência irrigada por aspersão. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 20.; MOSTRA CIENTÍFICA, 3., 2011, Pelotas. [Anais.]. Pelotas: UFPel, 2011. 1 CD-ROM.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Clima Temperado. |
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20. | | SILVA, J. T.; TORRES, E.; ZOTARELLI, L.; NEVES, C. S. V. J. Influência do sistema de plantio no teor de carbono orgânico por classe de agregado do solo. In: MOSTRA ACADÊMICA DE TRABALHOS EM AGRONOMIA, 9., 2005; JORNADA DE ATUALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 1.; MOSTRA ACADÊMICA DE TRABALHOS EM AGRONOMIA, 8., 2004, Londrina. [Resumos expandidos...]. Londrina: UEL, 2005. p. 156-158. 1 CD-ROM. Seção: Solos da IX MATA.Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
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Registros recuperados : 104 | |
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