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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
28/11/2019 |
Data da última atualização: |
05/10/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
CARVALHO, E. S. S. de; BARROS, A. P. A.; SILVA, G. N. da; SILVA, T. M.; BIASOTO, A. C. T. |
Afiliação: |
ERIKA SAMANTHA SANTOS DE CARVALHO; ANA PAULA ANDRÉ BARROS; GRACE NUNES DA SILVA; THAMIRES MORGADO SILVA; ALINE TELLES BIASOTO MARQUES, CPATSA. |
Título: |
Teores de compostos fenólicos, antocianinas e capacidade antioxidante de vinhos tintos tropicais elaborados com as uvas Alicante Bouschet, Tempranillo e Touriga Nacional. |
Ano de publicação: |
2019 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 26., 2019, Juazeiro, BA/Petrolina, PE. Fruticultura de precisão: desafios e oportunidades - anais. Petrolina: Embrapa Semiárido: UNIVASF: SBF, 2019. |
Páginas: |
p. 2923-2926. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este trabalho teve como objetivo determinar o teor de compostos fenólicos totais, antocianinas monoméricas e a capacidade antioxidante de vinhos produzidos a partir das cultivares Alicante Bouschet, Tempranillo e Touriga Nacional (Vitis Vinífera L.) na região do Submédio do Vale do São Francisco. Buscando identificar variedades de uva que possuam melhor potencial para a elaboração de vinho tinto de qualidade sensorial diferenciada, apto ao envelhecimento e com maior teor de compostos bioativos. |
Palavras-Chave: |
Análise sensorial; Composto bioativo; Compostos fenólicos; Cultivar Alicante Bouschet; Cultivar Tempranillo; Cultivar Touriga Nacional; Vale do São Francisco; Vitivinicultura. |
Thesagro: |
Antocianina; Uva; Vinho. |
Thesaurus Nal: |
Grapes. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/205766/1/Teores-de-compostos-fenolicos-antocianinas.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
20/01/2009 |
Data da última atualização: |
20/01/2023 |
Tipo da produção científica: |
Orientação de Tese de Pós-Graduação |
Autoria: |
SILVA, M. C. L. e. |
Afiliação: |
MÁRCIA CRISTINA LOPES E SILVA. |
Título: |
Da casa da família à casa da escola: dimensões de gênero na experiência educativa em alternância no Município de Cametá-Pará. |
Ano de publicação: |
2008 |
Fonte/Imprenta: |
2008. |
Páginas: |
118 f. |
Descrição Física: |
il. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Pará, Belém, PA. Orientada por Dalva Maria da Mota, Embrapa Amazônia Oriental. |
Conteúdo: |
Estudos sobre a Educação do Campo com o enfoque na Pedagogia da Alternância têm sido recorrente nas várias reflexões de autores no Brasil e no Pará. No entanto, toma-se necessário lançar um olhar sobre o cotidiano de alunos e alunas nas Casas Familiares Rurais, onde as peculiaridades da Casa Familiar Rural de Cametá- Pará (CFRC) mereceu atenção nessa dissertação, cujo objetivo principal é analisar as relações de gênero na CFRC e no estabelecimento familiar através da divisão do trabalho realizada nestes dois espaços. A hipótese é que a formação recebida por homens e mulheres na CFRC reforça a divisão do trabalho exercitada nas suas famílias em que atividade pesada é considerada de homens e leves de mulheres. Para essa análise utilizou-se a pesquisa teórica e de campo privilegiando-se o estudo de caso. Os principais procedimentos utilizados foram questionário, observação e conversas ocasionais. A amostra foi constituída por alunas regularmente matriculadas, desistentes ou que já concluíram, assim como, as suas famílias. As conclusões mostram que no âmbito das relações familiares, a casa é o espaço da mulher e o roçado do homem. Essas relações são reproduzidas nas atividades de campo da escola. Apesar da existência dessa relação diferenciada, nas atividades de limpeza das instalações escolares ocorre um processo de ajuda mútua, mostrando que da Casa da família à casa da escola as dimensões de gênero assumem outras perspectivas nos espaços múltiplos que são freqüentados por alunos e alunas no lócus da pesquisa. MenosEstudos sobre a Educação do Campo com o enfoque na Pedagogia da Alternância têm sido recorrente nas várias reflexões de autores no Brasil e no Pará. No entanto, toma-se necessário lançar um olhar sobre o cotidiano de alunos e alunas nas Casas Familiares Rurais, onde as peculiaridades da Casa Familiar Rural de Cametá- Pará (CFRC) mereceu atenção nessa dissertação, cujo objetivo principal é analisar as relações de gênero na CFRC e no estabelecimento familiar através da divisão do trabalho realizada nestes dois espaços. A hipótese é que a formação recebida por homens e mulheres na CFRC reforça a divisão do trabalho exercitada nas suas famílias em que atividade pesada é considerada de homens e leves de mulheres. Para essa análise utilizou-se a pesquisa teórica e de campo privilegiando-se o estudo de caso. Os principais procedimentos utilizados foram questionário, observação e conversas ocasionais. A amostra foi constituída por alunas regularmente matriculadas, desistentes ou que já concluíram, assim como, as suas famílias. As conclusões mostram que no âmbito das relações familiares, a casa é o espaço da mulher e o roçado do homem. Essas relações são reproduzidas nas atividades de campo da escola. Apesar da existência dessa relação diferenciada, nas atividades de limpeza das instalações escolares ocorre um processo de ajuda mútua, mostrando que da Casa da família à casa da escola as dimensões de gênero assumem outras perspectivas nos espaços múltiplos que são freqüentados por alu... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Brasil; Cametá; Pará. |
Thesagro: |
Agricultura Familiar; Escola; Extensão Rural. |
Thesaurus NAL: |
Amazonia. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/42271/1/Dissertacao-MARCIA-CRISTINA-LOPES-E-SILVA.pdf
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Marc: |
LEADER 02371nam a2200217 a 4500 001 1383284 005 2023-01-20 008 2008 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aSILVA, M. C. L. e. 245 $aDa casa da família à casa da escola$bdimensões de gênero na experiência educativa em alternância no Município de Cametá-Pará. 260 $a2008.$c2008 300 $a118 f.$cil. 500 $aDissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Pará, Belém, PA. Orientada por Dalva Maria da Mota, Embrapa Amazônia Oriental. 520 $aEstudos sobre a Educação do Campo com o enfoque na Pedagogia da Alternância têm sido recorrente nas várias reflexões de autores no Brasil e no Pará. No entanto, toma-se necessário lançar um olhar sobre o cotidiano de alunos e alunas nas Casas Familiares Rurais, onde as peculiaridades da Casa Familiar Rural de Cametá- Pará (CFRC) mereceu atenção nessa dissertação, cujo objetivo principal é analisar as relações de gênero na CFRC e no estabelecimento familiar através da divisão do trabalho realizada nestes dois espaços. A hipótese é que a formação recebida por homens e mulheres na CFRC reforça a divisão do trabalho exercitada nas suas famílias em que atividade pesada é considerada de homens e leves de mulheres. Para essa análise utilizou-se a pesquisa teórica e de campo privilegiando-se o estudo de caso. Os principais procedimentos utilizados foram questionário, observação e conversas ocasionais. A amostra foi constituída por alunas regularmente matriculadas, desistentes ou que já concluíram, assim como, as suas famílias. As conclusões mostram que no âmbito das relações familiares, a casa é o espaço da mulher e o roçado do homem. Essas relações são reproduzidas nas atividades de campo da escola. Apesar da existência dessa relação diferenciada, nas atividades de limpeza das instalações escolares ocorre um processo de ajuda mútua, mostrando que da Casa da família à casa da escola as dimensões de gênero assumem outras perspectivas nos espaços múltiplos que são freqüentados por alunos e alunas no lócus da pesquisa. 650 $aAmazonia 650 $aAgricultura Familiar 650 $aEscola 650 $aExtensão Rural 653 $aBrasil 653 $aCametá 653 $aPará
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