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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Soja. |
Data corrente: |
03/02/2010 |
Data da última atualização: |
18/04/2011 |
Autoria: |
SILVA, D. M. da. |
Afiliação: |
DIEGO MARQUES DA SILVA, UEL. |
Título: |
Pesquisa em colaboração, uma prática educativa para a adaptação do estudante à universidade pública: estudo de caso com alunos do primeiro ano do curso de ciências biológicas da UEL. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
2009. |
Páginas: |
83 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. |
Conteúdo: |
Muitos ingressantes da Universidade Pública apresentam problemas de adaptação a essa instituição, principalmente durante os primeiros anos da trajetória. Nesse sentido, a Pesquisa em Colaboração, que envolve alunos do primeiro ano e facilitadores dos últimos anos de graduação da Universidade Pública, para um objetivo comum de pesquisa acadêmica, pode mostrar-se como uma atividade educativa extraclasse eficaz para a melhor adaptação dos estudantes universitários e, conseqüentemente, garantir suas respectivas permanências e melhores resultados durante o curso. Objetivou-se, portanto, testar a eficácia da Pesquisa em Colaboração envolvendo estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina/PR) e facilitadores do quinto ano do mesmo curso, dentre eles o pesquisador. Para a obtenção dos dados utilizou-se da metodologia Pesquisa-ação, que também serviu como objeto metodológico de melhoria da prática de Pesquisa em Colaboração. Para a análise dos dados fez-se o uso da Análise de Conteúdo dos correios eletrônicos trocados pelo grupo da Pesquisa em Colaboração, dos trabalhos escritos elaborados pelos participantes e de Questionários Abertos realizados com os mesmos. Pôde ser observado, então, que os participantes fizeram o uso de conhecimentos e habilidades importantes para a adaptação à Universidade Pública para a superação de dificuldades surgidas durante a Pesquisa em Colaboração. Com a presença dos facilitadores, que orientaram os estudantes na superação dessas dificuldades, os participantes adquiriram conhecimentos e desenvolveram habilidades importantes à adaptação à Universidade Pública, fato comprovado pela evolução dos trabalhos escritos e pelo reconhecimento, por eles, dos ganhos que a atividade proporcionou, como mostraram Questionários Abertos. Entretanto, apesar dos pontos positivos, foi notado que a horizontalidade hierárquica entre os facilitadores e os estudantes do primeiro ano, adotada durante a Pesquisa em Colaboração, prejudicou alguns participantes da atividade. Como conclusão, admite-se que a Pesquisa em Colaboração é uma atividade extraclasse que pode fornecer maior grau de adaptação dos estudantes à Universidade Pública quando realizada nos moldes propostos pelo trabalho, mas diminuindo o grau de horizontalidade hierárquica estabelecido entre os facilitadores e os demais participantes da atividade. MenosMuitos ingressantes da Universidade Pública apresentam problemas de adaptação a essa instituição, principalmente durante os primeiros anos da trajetória. Nesse sentido, a Pesquisa em Colaboração, que envolve alunos do primeiro ano e facilitadores dos últimos anos de graduação da Universidade Pública, para um objetivo comum de pesquisa acadêmica, pode mostrar-se como uma atividade educativa extraclasse eficaz para a melhor adaptação dos estudantes universitários e, conseqüentemente, garantir suas respectivas permanências e melhores resultados durante o curso. Objetivou-se, portanto, testar a eficácia da Pesquisa em Colaboração envolvendo estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina/PR) e facilitadores do quinto ano do mesmo curso, dentre eles o pesquisador. Para a obtenção dos dados utilizou-se da metodologia Pesquisa-ação, que também serviu como objeto metodológico de melhoria da prática de Pesquisa em Colaboração. Para a análise dos dados fez-se o uso da Análise de Conteúdo dos correios eletrônicos trocados pelo grupo da Pesquisa em Colaboração, dos trabalhos escritos elaborados pelos participantes e de Questionários Abertos realizados com os mesmos. Pôde ser observado, então, que os participantes fizeram o uso de conhecimentos e habilidades importantes para a adaptação à Universidade Pública para a superação de dificuldades surgidas durante a Pesquisa em Colaboração. Com a presença dos facilitadores, que orientaram os... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Adaptação; Pesquisa em colaboração; Universidade pública. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 03126nam a2200169 a 4500 001 1632045 005 2011-04-18 008 2009 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aSILVA, D. M. da 245 $aPesquisa em colaboração, uma prática educativa para a adaptação do estudante à universidade pública$bestudo de caso com alunos do primeiro ano do curso de ciências biológicas da UEL. 260 $a2009.$c2009 300 $a83 p. 500 $aMonografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 520 $aMuitos ingressantes da Universidade Pública apresentam problemas de adaptação a essa instituição, principalmente durante os primeiros anos da trajetória. Nesse sentido, a Pesquisa em Colaboração, que envolve alunos do primeiro ano e facilitadores dos últimos anos de graduação da Universidade Pública, para um objetivo comum de pesquisa acadêmica, pode mostrar-se como uma atividade educativa extraclasse eficaz para a melhor adaptação dos estudantes universitários e, conseqüentemente, garantir suas respectivas permanências e melhores resultados durante o curso. Objetivou-se, portanto, testar a eficácia da Pesquisa em Colaboração envolvendo estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina/PR) e facilitadores do quinto ano do mesmo curso, dentre eles o pesquisador. Para a obtenção dos dados utilizou-se da metodologia Pesquisa-ação, que também serviu como objeto metodológico de melhoria da prática de Pesquisa em Colaboração. Para a análise dos dados fez-se o uso da Análise de Conteúdo dos correios eletrônicos trocados pelo grupo da Pesquisa em Colaboração, dos trabalhos escritos elaborados pelos participantes e de Questionários Abertos realizados com os mesmos. Pôde ser observado, então, que os participantes fizeram o uso de conhecimentos e habilidades importantes para a adaptação à Universidade Pública para a superação de dificuldades surgidas durante a Pesquisa em Colaboração. Com a presença dos facilitadores, que orientaram os estudantes na superação dessas dificuldades, os participantes adquiriram conhecimentos e desenvolveram habilidades importantes à adaptação à Universidade Pública, fato comprovado pela evolução dos trabalhos escritos e pelo reconhecimento, por eles, dos ganhos que a atividade proporcionou, como mostraram Questionários Abertos. Entretanto, apesar dos pontos positivos, foi notado que a horizontalidade hierárquica entre os facilitadores e os estudantes do primeiro ano, adotada durante a Pesquisa em Colaboração, prejudicou alguns participantes da atividade. Como conclusão, admite-se que a Pesquisa em Colaboração é uma atividade extraclasse que pode fornecer maior grau de adaptação dos estudantes à Universidade Pública quando realizada nos moldes propostos pelo trabalho, mas diminuindo o grau de horizontalidade hierárquica estabelecido entre os facilitadores e os demais participantes da atividade. 653 $aAdaptação 653 $aPesquisa em colaboração 653 $aUniversidade pública
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Registro original: |
Embrapa Soja (CNPSO) |
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URL |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Amapá. Para informações adicionais entre em contato com cpafap.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amapá. |
Data corrente: |
05/06/2017 |
Data da última atualização: |
12/01/2018 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
BEZERRA, V. S.; DAMASCENO, L. F.; FREITAS-SILVA, O.; CABRAL, L. M. C. |
Afiliação: |
VALERIA SALDANHA BEZERRA, CPAF-AP; LEANDRO FERNANDES DAMASCENO, CPAF-AP; OTNIEL FREITAS SILVA, CTAA; LOURDES MARIA CORREA CABRAL, CTAA. |
Título: |
Composição de polpas de açaí integrais liofilizadas, após tratamentos de cloração, de branqueamento e de ozonização aquosa de frutos. |
Ano de publicação: |
2017 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO NACIONAL DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 3; CONGRESSO MINEIRO DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO, 6, 2017. Ouro Preto. Alimentação: impactos na saúde e desafios para a indústria: anais. Ouro Preto: UFOP, 2017. 4 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
III CONAM. VI COMAM. |
Conteúdo: |
Diversos tratamentos sanitizadores foram aplicados a frutos do açaí, posteriormente liofilizados e a polpa integral avaliada quanto a composição centesimal. Observou-se que os frutos tratados termicamente por branqueamento a 80ºC e a 90ºC (10s) e por tratamentos não térmicos por cloração (150 mg.L-1, 15 min) e ozonização aquosa (4mg O3.L-1 por 5 min) não foram afetados quanto às suas características físico-químicas, estando dentro dos padrões regulamentados para polpa de açaí. |
Palavras-Chave: |
Centesimal; Sanitização. |
Thesagro: |
Açaí. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
Marc: |
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