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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Unidades Centrais.
Data corrente:  05/01/2016
Data da última atualização:  29/05/2017
Autoria:  PERIN, G. F.; SCHLOSSER, J. F.; FARIAS, M. S. de; ESTRADA, J. S.; TREICHEL, H.; GALON, L.
Afiliação:  GISMAEL FRANCISCO PERIN, Universidade Federal da Fronteira Sul; JOSÉ FERNANDO SCHKLOSSER, UFSM; MARCELO SILVEIRA DE FARIAS, UFSM; JAVIER SOLIS ESTRADA, UFSM; HELEN TREICHEL, Universidade Federal da Fronteira Sul; LEANDRO GALON, Universidade Federal da Fronteira Sul.
Título:  Emissões de motor agrícola com o uso de diferentes tipos de diesel e concentrações de biodiesel na mistura combustível.
Ano de publicação:  2015
Fonte/Imprenta:  Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 50, n. 12, p. 1168-1176, dez. 2015.
Idioma:  Português
Notas:  Título em inglês: Emissions of agricultural engine using different diesel types and biodiesel concentrations in the fuel mixture.
Conteúdo:  O objetivo deste trabalho foi quantificar o efeito do tipo de diesel e da concentração de biodiesel na mistura combustível sobre as emissões de gases por motor agrícola submetido a diferentes cargas. Foram testados dois tipos de diesel: S10, com baixo teor de enxofre; e S500, com alto teor de enxofre; bem como suas misturas com 5, 10, 15, 20, 50 e 100% de biodiesel. O motor, de quatro cilindros, turbo alimentado e com 105 cv de potência máxima, foi submetido a oito modos de operação, sob diferentes rotações e torques. O ensaio seguiu a metodologia prevista na norma NBR ISSO 8174?4:2012, tendo?se analisado as emissões de O2, CO2, NO2, NO, CO e de hidrocarbonetos (HC). Somente as emissões de HC foram influenciadas pelo tipo de diesel utilizado. As emissões de NO2 e O2 aumentaram com o aumento da concentração de biodiesel na mistura, enquanto as emissões de CO2, NO, CO e HC diminuíram. A carga aplicada ao motor esteve diretamente relacionada às emissões, exceto para O2. O combustível S10, com 20% de biodiesel, reduz as emissões, em comparação ao diesel comercial (S500), sem perda no desempenho do motor.
Palavras-Chave:  Ciclo diesel; Diesel cycle; Dynamometer brake; Emissão de CO2; Energia renovável; Freio dinamométrico; Sulfur content; Teor de enxofre.
Thesagro:  Enxofre; Poluente.
Thesaurus Nal:  Carbon markets; Pollutants; Renewable energy sources.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/136577/1/Emissoes-de-motor.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
AI-SEDE58556 - 1UPEAP - PP630.72081P47E
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1.Imagem marcado/desmarcadoMEDINA, V. M.; SILVA, S. de O. e; CERQUEIRA, R. C. Avaliação das características da maturação pós-colheita de genótipos de banana. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 1998. 6p. (Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. Pesquisa em andamento, 53). Memória.
Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura.
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2.Imagem marcado/desmarcadoLOPES, P. V. L.; CERQUEIRA, R. C.; SOARES NETO, J. P.; DUSI, A. N.; RESENDE, F. V. Efeito da qualidade da semente na produção de alho no oeste baiano. Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 24, n. 1, jul. 2006. Suplemento 1. Resumo 225. Trabalho apresentado no 46. Congresso Brasileiro de Olericultura, Goiânia, 2006. Publicado também como resumo expandido na Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 24, n. 2, p. 889, jul. 2006. Suplemento 2. CD-ROM.
Biblioteca(s): Embrapa Hortaliças.
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