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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Unidades Centrais.
Data corrente:  10/05/2004
Data da última atualização:  10/05/2004
Autoria:  SPERS, E. E.; SAES, M. S. M.; SOUZA, M. C. M. de.
Título:  Análise das preferências do consumidor brasileiro de café: um estudo exploratório dos mercados de São Paulo e Belo Horizonte.
Ano de publicação:  2004
Fonte/Imprenta:  Revista de Administração, São Paulo, v.39, n.1, p.53-61, jan./mar. 2004.
Idioma:  Português
Conteúdo:  Mudanças ocorridas no ambiente institucional e competitivo nos anos 1990 trouxeram uma nova dinâmica para o agronegócio café no Brasil. Entre os motivos do sucesso das estratégias de crescimento do negócio de café no mercado interno pode-se apontar o investimento na melhora da qualidade do produto. O segmento que mais cresce é o de cafés diferenciados, seja pela qualidade da bebida, seja pelo processo de produção. Embora se observe o crescimento dos investimentos no segmento de especiais, uma série de fatores ainda inibe o aumento de seu consumo, como a presença de alguns atributos de difícil observação pelos consumidores, cujas preferências desempenham papel importante nesse processo. No estudo, busca-se caracterizar o consumidor de café, identificando os principais atributos que levam ao consumo desse produto. A estrutura de preferências e o comportamento do consumidor foram avaliados por meio de clusters e conjoint analysis. Foram entrevistados consumidores em supermercados de São Paulo e Minas Gerais, os quais degustaram três tipos de café. Os atributos mais importantes para a amostra estudada foram: o preço (30%), seguido do tipo e da marca (ambos com 20%), do tipo de preparo (15%) e da embalagem (10%). Houve dificuldades para perceber determinados atributos, o que conduz à necessidade de formulação de estratégias coletivas para melhorar a percepção da qualidade e incrementar o mercado interno de café.
Palavras-Chave:  atributos de qualidade; conjoint analysis; preferências do consumidor; quality attributes.
Thesaurus Nal:  consumer preferences.
Categoria do assunto:  --
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
AI-SEDE26292 - 1ADCAP - --658.005R454
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1.Imagem marcado/desmarcadoVINHOLIS, M. de M. B.; SAES, M. S. M.; CARRER, M. J.; SOUZA FILHO, H. M. de. The effect of meso-institutions on adoption of sustainable agricultural technology: a case study of the Brazilian Low Carbon Agriculture Plan. Journal of Cleaner Production, v. 280, part 1, jan. 2021, 124334. 11 p.
Tipo: Artigo em Periódico IndexadoCirculação/Nível: A - 1
Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sudeste.
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