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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
10/05/2004 |
Data da última atualização: |
10/05/2004 |
Autoria: |
SPERS, E. E.; SAES, M. S. M.; SOUZA, M. C. M. de. |
Título: |
Análise das preferências do consumidor brasileiro de café: um estudo exploratório dos mercados de São Paulo e Belo Horizonte. |
Ano de publicação: |
2004 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Administração, São Paulo, v.39, n.1, p.53-61, jan./mar. 2004. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Mudanças ocorridas no ambiente institucional e competitivo nos anos 1990 trouxeram uma nova dinâmica para o agronegócio café no Brasil. Entre os motivos do sucesso das estratégias de crescimento do negócio de café no mercado interno pode-se apontar o investimento na melhora da qualidade do produto. O segmento que mais cresce é o de cafés diferenciados, seja pela qualidade da bebida, seja pelo processo de produção. Embora se observe o crescimento dos investimentos no segmento de especiais, uma série de fatores ainda inibe o aumento de seu consumo, como a presença de alguns atributos de difícil observação pelos consumidores, cujas preferências desempenham papel importante nesse processo. No estudo, busca-se caracterizar o consumidor de café, identificando os principais atributos que levam ao consumo desse produto. A estrutura de preferências e o comportamento do consumidor foram avaliados por meio de clusters e conjoint analysis. Foram entrevistados consumidores em supermercados de São Paulo e Minas Gerais, os quais degustaram três tipos de café. Os atributos mais importantes para a amostra estudada foram: o preço (30%), seguido do tipo e da marca (ambos com 20%), do tipo de preparo (15%) e da embalagem (10%). Houve dificuldades para perceber determinados atributos, o que conduz à necessidade de formulação de estratégias coletivas para melhorar a percepção da qualidade e incrementar o mercado interno de café. |
Palavras-Chave: |
atributos de qualidade; conjoint analysis; preferências do consumidor; quality attributes. |
Thesaurus Nal: |
consumer preferences. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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