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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
04/05/2004 |
Data da última atualização: |
04/05/2004 |
Autoria: |
NASCIMENTO, R. L.; SERENO, J. R.; ROESE, A. D.; PEREIRA, R. S. B. |
Afiliação: |
Embrapa Pantanal (Corumbá, MS). |
Título: |
Educação ambiental participativa no Pantanal. |
Ano de publicação: |
2003 |
Fonte/Imprenta: |
In: ENCONTRO DE EDUCADORAS AMBIENTAIS DA REDE MATO-GROSSENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 3.; ENCONTRO DA REDE AGUAPÉ DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 1.; SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DAS CIDADES PANTANEIRAS, 4.; SEMINÁRIO DA CARTA DA TERRA, 3.; FÓRUM REGIONAL DA REDE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 1., 2003, Cuiabá. Fome zero da educação ambiental: resumo de trabalhos. Cuiabá: REMTEA: AGUAPÉ: MUPAN: C. TERRA: REBEA, 2003. |
Páginas: |
p.91. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A Embrapa desenvolve desde 1975 importantes estudos sócio-econômicos para alavancar o desenvolvimento sustentável da pecuária de corte no Pantanal. A partir de 2002 esta instituição de P&D intensificou estudos e programas de Educação Ambiental com vistas a formar uma consciência ecológica na região e assim conservar melhor o ambiente pantaneiro. O programa consolidou-se em 2003 através de uma maior aproximação entre os técnicos e pesquisadores da comunidade de Corumbá e Ladário, MS. A sedenta busca de informações por parte destas comunidades levou-nos a ampliar nossa atuação para atender à crescente demanda através da criação de treinamentos, que consistem em seminários e palestras voltados para distintos públicos. Podemos citar como exemplo os seguintes eventos: seminário sobre os recursos naturais do Pantanal para multiplicadores, cujo público alvo são os professores de ensino fundamental e médio; o seminário sobre a pesquisa no Pantanal para adolescentes, que foi realizado para auxilar os jovens na orientação profissional, atingindo um total de 120 alunos; e o seminário de conservação ambiental que até o presente momento teve a participação de 650 alunos com faixa etária entre 11 e 17 anos. Outra atividade que merece ser citada é o trabalho realizado com cerca de 200 crianças de pré-escolas, com faixa etária de 4 a 6 anos, cujo programa consta de uma palestra sobre o Pantanal, visitas aos laboratórios de fauna e peixes e à casa da vegetação da Embrapa, possibilitando uma aprendizagem lúdica e interativa. Desse modo, temos atualmente uma ampla gama de seminários pré-formatados para atuar junto à população pantaneira e o mais importante é que a própria comunidade nos deu o direcionamento para realizarmos este trabalho de conscientização ambiental. MenosA Embrapa desenvolve desde 1975 importantes estudos sócio-econômicos para alavancar o desenvolvimento sustentável da pecuária de corte no Pantanal. A partir de 2002 esta instituição de P&D intensificou estudos e programas de Educação Ambiental com vistas a formar uma consciência ecológica na região e assim conservar melhor o ambiente pantaneiro. O programa consolidou-se em 2003 através de uma maior aproximação entre os técnicos e pesquisadores da comunidade de Corumbá e Ladário, MS. A sedenta busca de informações por parte destas comunidades levou-nos a ampliar nossa atuação para atender à crescente demanda através da criação de treinamentos, que consistem em seminários e palestras voltados para distintos públicos. Podemos citar como exemplo os seguintes eventos: seminário sobre os recursos naturais do Pantanal para multiplicadores, cujo público alvo são os professores de ensino fundamental e médio; o seminário sobre a pesquisa no Pantanal para adolescentes, que foi realizado para auxilar os jovens na orientação profissional, atingindo um total de 120 alunos; e o seminário de conservação ambiental que até o presente momento teve a participação de 650 alunos com faixa etária entre 11 e 17 anos. Outra atividade que merece ser citada é o trabalho realizado com cerca de 200 crianças de pré-escolas, com faixa etária de 4 a 6 anos, cujo programa consta de uma palestra sobre o Pantanal, visitas aos laboratórios de fauna e peixes e à casa da vegetação da Embrapa, possibilitando uma ... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Ecologia; Educação Ambiental; Meio Ambiente. |
Thesaurus Nal: |
ecology; environment; environmental education. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02843naa a2200241 a 4500 001 1811030 005 2004-05-04 008 2003 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aNASCIMENTO, R. L. 245 $aEducação ambiental participativa no Pantanal. 260 $c2003 300 $ap.91. 520 $aA Embrapa desenvolve desde 1975 importantes estudos sócio-econômicos para alavancar o desenvolvimento sustentável da pecuária de corte no Pantanal. A partir de 2002 esta instituição de P&D intensificou estudos e programas de Educação Ambiental com vistas a formar uma consciência ecológica na região e assim conservar melhor o ambiente pantaneiro. O programa consolidou-se em 2003 através de uma maior aproximação entre os técnicos e pesquisadores da comunidade de Corumbá e Ladário, MS. A sedenta busca de informações por parte destas comunidades levou-nos a ampliar nossa atuação para atender à crescente demanda através da criação de treinamentos, que consistem em seminários e palestras voltados para distintos públicos. Podemos citar como exemplo os seguintes eventos: seminário sobre os recursos naturais do Pantanal para multiplicadores, cujo público alvo são os professores de ensino fundamental e médio; o seminário sobre a pesquisa no Pantanal para adolescentes, que foi realizado para auxilar os jovens na orientação profissional, atingindo um total de 120 alunos; e o seminário de conservação ambiental que até o presente momento teve a participação de 650 alunos com faixa etária entre 11 e 17 anos. Outra atividade que merece ser citada é o trabalho realizado com cerca de 200 crianças de pré-escolas, com faixa etária de 4 a 6 anos, cujo programa consta de uma palestra sobre o Pantanal, visitas aos laboratórios de fauna e peixes e à casa da vegetação da Embrapa, possibilitando uma aprendizagem lúdica e interativa. Desse modo, temos atualmente uma ampla gama de seminários pré-formatados para atuar junto à população pantaneira e o mais importante é que a própria comunidade nos deu o direcionamento para realizarmos este trabalho de conscientização ambiental. 650 $aecology 650 $aenvironment 650 $aenvironmental education 650 $aEcologia 650 $aEducação Ambiental 650 $aMeio Ambiente 700 1 $aSERENO, J. R. 700 1 $aROESE, A. D. 700 1 $aPEREIRA, R. S. B. 773 $tIn: ENCONTRO DE EDUCADORAS AMBIENTAIS DA REDE MATO-GROSSENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 3.; ENCONTRO DA REDE AGUAPÉ DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 1.; SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DAS CIDADES PANTANEIRAS, 4.; SEMINÁRIO DA CARTA DA TERRA, 3.; FÓRUM REGIONAL DA REDE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 1., 2003, Cuiabá. Fome zero da educação ambiental: resumo de trabalhos. Cuiabá: REMTEA: AGUAPÉ: MUPAN: C. TERRA: REBEA, 2003.
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Registro original: |
Embrapa Pantanal (CPAP) |
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Registros recuperados : 99 | |
46. | | COSTAMILAN, L. M.; GODOY, C. V.; ROESE, A. D.; SANTOS, A. M.; ANDREATTA, R. B. Evolução de ferrugem em quatro épocas de semeadura de soja. Fitopatologia Brasileira, Brasília, DF, v. 30, p. S 118, ago. 2005. Suplemento. ref. 377. Edição dos Resumos do XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, Brasília, DF, ago. 2005.Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
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52. | | SERENO, J. R. B.; NASCIMENTO, R. L. do; PEREIRA, R. S. B.; ROESE, A. D. Programa Embrapa & Escola no municipio de Corumbá, MS. In: SIMPOSIO SUL BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2.; ENCONTRO DA REDE SUL BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 1.; COLOQUIO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REGIÃO SUL, 1., 2003, Itajaí. Tecendo redes, mudando rumos na educacao ambiental: resumos. Itajaí: UNIVALI : CEHCOM : CTTMar, 2003. não paginado.Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
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55. | | SERENO, J. R. B.; NASCIMENTO, R. L.; CONGRO, C.; ROESE, A. D. Ponto de encontro sobre ciência e cultura no Pantanal. In: ENCONTRO DE EDUCADORAS AMBIENTAIS DA REDE MATO-GROSSENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 3.; ENCONTRO DA REDE AGUAPÉ DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 1.; SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DAS CIDADES PANTANEIRAS, 4.; SEMINÁRIO DA CARTA DA TERRA, 3.; FÓRUM REGIONAL DA REDE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 1., 2003, Cuiabá. Fome zero da educação ambiental: resumo de trabalhos. Cuiabá: REMTEA: AGUAPÉ: MUPAN: C. TERRA: REBEA, 2003. p.79.Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
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57. | | ROESE, A. D.; LIMA FILHO, O. F. de; MELO, C. L. P. de. Efeito de indutores abióticos de resistência no controle da ferrugem da soja. Tropical Plant Pahology, Brasília, DF, v. 34, p. S20, ago.2009. Suplemento, ref. 64. Edição dos Resumos do XLLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, Rio de Janeiro, ago. 2009.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agropecuária Oeste. |
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59. | | ROESE, A. D.; LIMA, F. G. de; GOULART, A. C. P. Efeito de fungicidas no controle da ferrugem da soja. In: REUNIÃO DE PESQISA DE SOJA DA REGIÃO CENTRAL DO BRASIL, 30., 2008, Londrina. Resumos... Londrina: Embrapa Soja, 2008. (Embrapa Soja. Documentos, 304). Organizado por: Organizado por Odilon Ferreira Saraiva, César de Castro, Regina Maria Villas Bôas de Campos Leite, Fábio Alvares de Oliveira. p. 154-156.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agropecuária Oeste. |
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60. | | ROESE, A. D.; MELO, C. L. P. de; LIMA, F. G. de. Efeito do espaçamento entrelinhas na severidade da ferrugem da soja. In: REUNIÃO DE PESQISA DE SOJA DA REGIÃO CENTRAL DO BRASIL, 30., 2008, Londrina. Resumos... Londrina: Embrapa Soja, 2008. (Embrapa Soja. Documentos, 304). Organizado por: Organizado por Odilon Ferreira Saraiva, César de Castro, Regina Maria Villas Bôas de Campos Leite, Fábio Alvares de Oliveira. p. 142-144.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agropecuária Oeste. |
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Registros recuperados : 99 | |
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