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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Instrumentação. |
Data corrente: |
05/07/2000 |
Data da última atualização: |
05/07/2000 |
Autoria: |
RIBEIRO, R. E. |
Título: |
STT: um sistema para telemetria e telecomando de aeronaves do Projeto ARARA. |
Título original: |
. |
Ano de publicação: |
2000 |
Fonte/Imprenta: |
2000. |
Páginas: |
137 f. : il. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado - Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Instituo de Ciências Matemáticas e da Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos.
Orientador: Prof. Dr. Onofre Trindade Junior. |
Conteúdo: |
Os veículos aéreos não tripulados (UAVs - Unmanned Aerial Vehicles), têm desempenhado um papel importante em diversas aplicações. Os UAVs podem chegar a lugares de diícil acesso, como encostas de montanhas e vales. Com a miniaturização dos componentes eletrônicos e com aumento do poder de processamento dos computador, ampliou-se o campo de aplicações dos UAVs. Estes sistemas de baixo custo podem realizar tarefas normalmente executadas por aviões tripulados. O projeto ARARA - Aeronaves de Reconhecimento Assistidas por Rádio e Autônomas (Autonomous and Radio-Assisted Reconnaisssance Aircraft), está centrado no uso de aermodelos rádio-controlados para aquisição de dados. Seu principal objetivo está na substituição das aeronaves convencionais usadas na obtenção das fotografias aéreas. A aeronave do ARARA possui baixo custo de manutenção e não requer uma pessoa especializada para sua operação. Embora algumas aeronaves do ARARA foram especificamente projetadas para aquisição de dados, todoso os componentes estão disponíveis comercialmente, reduzindo o seu custo e facilitando a sua manutenção. Este trabalho apresenta o STT 9Sistema de telemetria e Telecomando), como parte do Projeto ARARA. O STT permite operar a aeronave do ARARA além do alcance visual do piloto. As imagens de vídeo e os dados dos instrumentos são transmitidos da aeronave para a estaão de base em tempo real. A interface gráfica do STT apresenta o vídeo sobreposto por um painel de instrumentos, similar aos simuladores de vôo tornando a sua operação muito intuitiva. Os resultados obtidos da simulação do uso do STT confirmaram sua aplicabilidade para o Projeto ARARA. Os testes operacionais de campo dependem do hardware do sistema que está em desenvolvimento. MenosOs veículos aéreos não tripulados (UAVs - Unmanned Aerial Vehicles), têm desempenhado um papel importante em diversas aplicações. Os UAVs podem chegar a lugares de diícil acesso, como encostas de montanhas e vales. Com a miniaturização dos componentes eletrônicos e com aumento do poder de processamento dos computador, ampliou-se o campo de aplicações dos UAVs. Estes sistemas de baixo custo podem realizar tarefas normalmente executadas por aviões tripulados. O projeto ARARA - Aeronaves de Reconhecimento Assistidas por Rádio e Autônomas (Autonomous and Radio-Assisted Reconnaisssance Aircraft), está centrado no uso de aermodelos rádio-controlados para aquisição de dados. Seu principal objetivo está na substituição das aeronaves convencionais usadas na obtenção das fotografias aéreas. A aeronave do ARARA possui baixo custo de manutenção e não requer uma pessoa especializada para sua operação. Embora algumas aeronaves do ARARA foram especificamente projetadas para aquisição de dados, todoso os componentes estão disponíveis comercialmente, reduzindo o seu custo e facilitando a sua manutenção. Este trabalho apresenta o STT 9Sistema de telemetria e Telecomando), como parte do Projeto ARARA. O STT permite operar a aeronave do ARARA além do alcance visual do piloto. As imagens de vídeo e os dados dos instrumentos são transmitidos da aeronave para a estaão de base em tempo real. A interface gráfica do STT apresenta o vídeo sobreposto por um painel de instrumentos, similar aos simulador... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Projeto ARARA; Telecomando; Telemetria; Veículo aéreo não tripulado. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
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