Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Semiárido.
Data corrente:  24/04/2009
Data da última atualização:  23/08/2018
Autoria:  BEZERRA, F. M.; RAMOS, F. S.
Título:  Acesso á educação: houve redução das disparidades regionais e estaduais? Brasil e Nordeste 1981-2005.
Ano de publicação:  2008
Fonte/Imprenta:  Revista Economica do Nordeste, Fortaleza, v.39, n.4, p. 448-465, out./dez., 2008.
Idioma:  Português
Conteúdo:  Analisa a distribuição do capital humano no Brasil, para o período 1981-2005, concentrando a atenção na região Nordeste, a região com o menor PIH per capita, portanto, a que merece maior atenção dos formuladores de política regional. Examina os possíveis impactos de tal distribuição sobre o produto per capita e sobre a desigualdade de renda. O índice de Gini Educacional (IGE) e o desvio-padrão como indicadores de desigualdade educacional permitem obter os seguintes resultados: (i) houve redução na desigualdade educacional para todas as regiões; (ii) houve maior acumulação de capital humano para as mulheres em todas as regiões; (iii) a distribuição do capital humano mostrou-se relevante para a determinação do produto; e (iv) o IGE dá uma informação mais precisa do que o desviopadrão para examinar a desigualdade educacional.
Palavras-Chave:  Desigualdade social; Diferenças regionais; Nordeste.
Thesagro:  Educação.
Thesaurus Nal:  Education.
Categoria do assunto:  B Sociologia Rural
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Semiárido (CPATSA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CPATSA40519 - 1ADDAP - PP
Voltar
Expressão de busca inválida. Verifique!!!
Expressão de busca inválida. Verifique!!!
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional