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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
03/02/2017 |
Data da última atualização: |
20/05/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
QUEIROZ, A. C. M. de; CONCEIÇÃO, M. C. A.; GOMES, J. T.; ANDRADE, A. A. de; LEÃO, K. L.; VEIGA, J. C. |
Afiliação: |
ANA CAROLINA MARTINS DE QUEIROZ, CPATU; MARIA CARMELITA ALVES CONCEICAO, CPATU; JANETE TEIXEIRA GOMES, COLABORADORA CPATU; ANDRIO ANDRADE DE ANDRADE, COLABORADOR CPATU; KAMILA LEÃO LEÃO, COLABORADORA CPATU; JAMILLE COSTA VEIGA, COLABORADORA CPATU. |
Título: |
Trilha lúdico-pedagógica Iratama: um doce caminho para a divulgação das abelhas nativas. |
Ano de publicação: |
2016 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 5., 2016, Belém, PA. Anais. Belém, PA: UEPA, 2016. |
Páginas: |
v. 2, p. 616-622. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
As abelhas indígenas sem ferrão são excelentes como instrumento didático, pois atraem a atenção, estimulam fortemente a curiosidade das crianças, adolescentes e adultos e possuem características biológicas, ecológicas, econômicas e históricas muito relacionadas aos conceitos envolvidos na educação ambiental. Com elas é perfeitamente possível inserir a problemática ambiental e obter respostas práticas por parte das pessoas envolvidas em ações de proteção ambiental e melhoria da qualidade de vida. A criação desses insetos permite ainda gerar renda e não agride o meio ambiente, pelo contrário, estimula a cuidar melhor da natureza e a plantar. Com o objetivo de utilizar as abelhas nativas sem ferrão para conscientização ambiental de crianças, adolescentes e adultos, por meio de visitação monitorada , foi estruturada uma trilha lúdico-pedagógica, com espaço para recepção de visitas e um roteiro para apresentação, vivência e discussão dos temas relacionados à conservação ambiental e desenvolvimento sustentável utilizando as abelhas sem ferrão como material didático. Esse espaço está sendo utilizado para visitas de escolas de todos os níveis, agricultores, adultos, grupos de idosos e interessados em geral. No período de março a setembro de 2016, mais de 500 pessoas visitaram a trilha, sendo a maior parte dos visitantes crianças, cursando o ensino fundamental na cidade de Belém. Foram também recebidas escolas de nível médio e universidades, além de produtores e grupo de idosos. |
Palavras-Chave: |
Abelha nativa; Meliponicultura. |
Thesagro: |
Educação Ambiental. |
Categoria do assunto: |
O Insetos e Entomologia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/154714/1/SimposioUepa-1.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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Registros recuperados : 15 | |
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Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
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14. | | QUEIROZ, A. C. M. de; CONCEIÇÃO, M. C. A.; GOMES, J. T.; ANDRADE, A. A. de; LEÃO, K. L.; VEIGA, J. C. Trilha lúdico-pedagógica Iratama: um doce caminho para a divulgação das abelhas nativas. In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 5., 2016, Belém, PA. Anais. Belém, PA: UEPA, 2016. v. 2, p. 616-622.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
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