Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Solos; Embrapa Solos / UEP-Recife. |
Data corrente: |
22/11/2002 |
Data da última atualização: |
09/09/2019 |
Autoria: |
PROCHNOW, L. I.; LOZANI, M. C. B.; KIEHL, J. C. |
Título: |
Aplicacao da teoria do construtivismo no ensino de fertilidade do solo. |
Ano de publicação: |
1998 |
Fonte/Imprenta: |
Revista Brasileira de Ciencia do Solo, Campinas, v.22, n.3, 539-545, 1998. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O processo de ensino-aprendizagem deve ser dinamico, com atualizacao constante do conteudo programatico da disciplina, procurando adapta-la as expectativas dos alunos. Nesse sentido, o objetivo deste artigo e apresentar a abordagem que vem sendo utilizada em duas das aulas praticas da disciplina de Fertilidade do Solo, ministrada nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da ESALQ/USP. Usou-se o metodo do estudo em grupo, para discutir os resultados de um experimento, desenvolvidoem condicoes controladas, para avaliar a producao de materia seca da aparte aerea de plantas de milho cultivadas por trinta e cinco dias em amostras da camada de 0 a 20 cm de quinze solos da regiao de Piracicaba, SP. Como base nas discussoes, eleborou-se um questionario, o qual e respondido por cada grupo de alunos na primeira aula. Na segunda aula, a discussao e retomada e aberta a todos os grupos. Durante a discussao das perguntas, o professor limita-se a observar o comportamento dos alunos, a redirecionar o raciocinio de alguns e, ocasionalmente, a fornecer informacoes gerais. Ao final das aulas, os conceitos sao adquiridos de forma indireta. A maioria dos alunos aprova o metodo por sentir-se agente ativo dentro do processo de obtencao do conhecimento. A abordagem construtivista no ensino da Fertilidade do Solo por meio do estudo dirigido proposto tem sido utilizada, com sucesso, nos ultimos tres anos. Sugere-se a aplicacao desta abordagem para outros temas da aerea de Fertilidade do Solo e mesmo para as outras disciplinas dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal. MenosO processo de ensino-aprendizagem deve ser dinamico, com atualizacao constante do conteudo programatico da disciplina, procurando adapta-la as expectativas dos alunos. Nesse sentido, o objetivo deste artigo e apresentar a abordagem que vem sendo utilizada em duas das aulas praticas da disciplina de Fertilidade do Solo, ministrada nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da ESALQ/USP. Usou-se o metodo do estudo em grupo, para discutir os resultados de um experimento, desenvolvidoem condicoes controladas, para avaliar a producao de materia seca da aparte aerea de plantas de milho cultivadas por trinta e cinco dias em amostras da camada de 0 a 20 cm de quinze solos da regiao de Piracicaba, SP. Como base nas discussoes, eleborou-se um questionario, o qual e respondido por cada grupo de alunos na primeira aula. Na segunda aula, a discussao e retomada e aberta a todos os grupos. Durante a discussao das perguntas, o professor limita-se a observar o comportamento dos alunos, a redirecionar o raciocinio de alguns e, ocasionalmente, a fornecer informacoes gerais. Ao final das aulas, os conceitos sao adquiridos de forma indireta. A maioria dos alunos aprova o metodo por sentir-se agente ativo dentro do processo de obtencao do conhecimento. A abordagem construtivista no ensino da Fertilidade do Solo por meio do estudo dirigido proposto tem sido utilizada, com sucesso, nos ultimos tres anos. Sugere-se a aplicacao desta abordagem para outros temas da aerea de Fertilidade do Solo e m... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Fertilidade do Solo; Solo. |
Thesaurus Nal: |
Soil; soil fertility. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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