Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Meio Ambiente.
Data corrente:  08/10/2015
Data da última atualização:  08/10/2015
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  TOCCHETTO, M. R. L.; PEREIRA, L. C.; TOCCHETTO, A. L.; TOCCHETTO, F. L.; BEVILAQUA, D. B.
Afiliação:  MARIA REGINA L. TOCCHETTO, UFSM; LAURO CHARLET PEREIRA, CNPMA; ANDRE L. TOCCHETTO; F. L. TOCCHETTO; D. B. BEVILAQUA.
Título:  Dinaminização do processo educacional e de relações em sala de aula: fórum de discussão.
Ano de publicação:  2006
Fonte/Imprenta:  In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 5., 2006, Joinville. [Anais...]. Joinville: [s.n.], 2006. p. 1-2.
Idioma:  Português
Conteúdo:  O ensino superior geralmente é centrado no professor e no seu conhecimento. As aulas geralmente são expositivas, leituras de texto e seminários, dificilmente debate-se sobre os procedimentos metodológicos do ensino superior (Silva, 1996). Pode-se dizer que muitas práticas educativas seguem uma pedagogia tradicional, centrando o ensino no professor. As aulas limitam-se na exposição do conteúdo pelo professor e ao estudante compete fazer anotações, estudar para as provas e/ou elaborar os trabalhos de pesquisa bibliográfica propostos pelo mesmo (Correa, 2004). O contexto educacional passa por um momento de transição, no qual novas metodologias de ensino e aprendizagem vêm em resposta, havendo necessidade de dinaminização das relações em sala de aula e do próprio processo educacional. As tecnologias de informação e comunicação apresentam-se como uma ferramenta para construir este ambiente crítico e transformador. Grabauska e Bastos (2003) partindo dos pressupostos da investigação-ação, incorporaram os procedimentos da pedagogia da libertação ?uma nova dimensão, nitidamente interessada em emancipação dos seres humanos e francamente favoráveis transformação da realidade??. Não podemos ser educadores críticos e transformadores sem criticar, sem estar aberto às críticas e, sem transformar as relações educativas no cotidiano da sala de aula (Correa, 2004). O uso de diferentes ambientes, virtual e presencial, ao incorporar ao processo de ensino-aprendizagem, oportuniza esta visão crít... Mostrar Tudo
Thesagro:  Educação ambiental.
Categoria do assunto:  B Sociologia Rural
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/130878/1/2006AA-017.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Meio Ambiente (CNPMA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPMA14486 - 1UPCAA - DD2006AA_017
Voltar






Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Cerrados.
Data corrente:  05/04/2010
Data da última atualização:  12/07/2010
Tipo da produção científica:  Resumo em Anais de Congresso
Autoria:  CARDOSO, F. F.; CELESTINO, S. M. C.; FARIA, D. A.; SIMÕES, C. de O.; VICENTINE, G. C.; BRANDÃO, L. de S.; ARAÚJO JÚNIOR, I. O.
Afiliação:  SONIA MARIA COSTA CELESTINO, CPAC; DANIELA ANDRADE FARIA, CPAC.
Título:  Produção de banana-passa e avaliação sensorial.
Ano de publicação:  2009
Fonte/Imprenta:  In: ENCONTRO DE JOVENS TALENTOS DA EMBRAPA CERRADOS, 4., 2009, Planaltina, DF. Resumos apresentados... Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2009.
Páginas:  p. 180-181.
Série:  (Embrapa Cerrados. Documentos, 243).
Idioma:  Português
Palavras-Chave:  Banana-passa.
Thesagro:  Desidratação.
Categoria do assunto:  X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPAC-2010/31397/1/doc-243.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Cerrados (CPAC)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CPAC31397 - 1UMTRA - PP001.44E56r2010.001
Fechar
Expressão de busca inválida. Verifique!!!
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional