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Registros recuperados : 90 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pecuária Sudeste. |
Data corrente: |
02/04/2002 |
Data da última atualização: |
22/08/2016 |
Autoria: |
MONTEIRO NOVO, A. L. |
Afiliação: |
Embrapa Pecuária Sudeste - São Carlos, SP. |
Título: |
Avaliação de programas privados de assistência técnica no setor leiteiro: Um estudo de caso do departametno de assistência Técnica ao produtor Parmalat. |
Ano de publicação: |
2001 |
Fonte/Imprenta: |
2001. |
Páginas: |
110f. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Uma parte considerável dos problemas de relacionamento existentes no sistema agroindustrial do leite situam-se na interface entre o setor produtivo e a indústria laticinista. Este trabalho avalia quais os objetivos, as estratégias e os resultados obtidos pelos laticínios prestadores do serviço de assistência técnica aos seus fornecedores de leite. Foram entrevistadas quatro empresas de grande porte, sendo duas de capital multinacional e duas de caráter cooperativo. Observou-se que nas empresas multinacionais os departamentos de assistência técnica têm responsabilidades diretas sobre a captação, a qualidade e o custo da matéria-prima. Nas cooperativas centrais os departamentos de assistência técnica possuem caráter mais consultivo do que executivo, com predomínio de ações coletivas, com pouca difusão das propostas da central entre as filiadas. Para avaliar os benefícios obtidos pelos fornecedores de leite, por meio do programa de assistência técnica, foi realizado um estudo de caso do Departamento de Assistência ao Produtor Parmalat (DAPP). Esta empresa diferencia-se pela separação das atividades de desenvolvimento dos fornecedores e a compra de leite, e pela variedade de serviços prestados ao fornecedor. Foram entrevistados 42 fornecedores de leite atendidos pelo DAPP e avaliados indicadores de desempenho técnico e econômico em tempos diferentes, no início das atividades de desenvolvimento (T1) e no momento desta pesquisa (T2 -jun./set. 2000). Os fornecedores avaliados tiveram aumento médio de 119,3% na produtividade da terra, 53,5% na produtividade por vaca do rebanho, 104,2% na produtividade da mão de obra e 18,8% na produtividade do concentrado. O aumento médio na escala de produção entre os momentos avaliados foi de 142,30%. O desempenho econômico foi avaliado somente em T2 e na média os produtores obtiveram por litro, R$ 0,0748 e R$ 0,0268 de margem bruta e líquida respectivamente, sem considerar outras receitas, como por exemplo a venda de animais. Durante o trabalho de campo pode-se constatar retornos indiretos para a Parmalat, tais como maior fidelidade do fornecedor e melhora na imagem da empresa. Apesar do retorno financeiro, a maior parte dos fornecedores avaliados não apresentou melhoria na qualidade de vida, pois reinvestiram o lucro na própria atividade. MenosUma parte considerável dos problemas de relacionamento existentes no sistema agroindustrial do leite situam-se na interface entre o setor produtivo e a indústria laticinista. Este trabalho avalia quais os objetivos, as estratégias e os resultados obtidos pelos laticínios prestadores do serviço de assistência técnica aos seus fornecedores de leite. Foram entrevistadas quatro empresas de grande porte, sendo duas de capital multinacional e duas de caráter cooperativo. Observou-se que nas empresas multinacionais os departamentos de assistência técnica têm responsabilidades diretas sobre a captação, a qualidade e o custo da matéria-prima. Nas cooperativas centrais os departamentos de assistência técnica possuem caráter mais consultivo do que executivo, com predomínio de ações coletivas, com pouca difusão das propostas da central entre as filiadas. Para avaliar os benefícios obtidos pelos fornecedores de leite, por meio do programa de assistência técnica, foi realizado um estudo de caso do Departamento de Assistência ao Produtor Parmalat (DAPP). Esta empresa diferencia-se pela separação das atividades de desenvolvimento dos fornecedores e a compra de leite, e pela variedade de serviços prestados ao fornecedor. Foram entrevistados 42 fornecedores de leite atendidos pelo DAPP e avaliados indicadores de desempenho técnico e econômico em tempos diferentes, no início das atividades de desenvolvimento (T1) e no momento desta pesquisa (T2 -jun./set. 2000). Os fornecedores avaliados tiver... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Desempenho; Fornecedor; Planejamento da produção; Relação cliente. |
Thesagro: |
Gado Leiteiro; Leite; Produtividade; Transferência de Tecnologia. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 03008nam a2200217 a 4500 001 1046045 005 2016-08-22 008 2001 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aMONTEIRO NOVO, A. L. 245 $aAvaliação de programas privados de assistência técnica no setor leiteiro$bUm estudo de caso do departametno de assistência Técnica ao produtor Parmalat. 260 $a2001.$c2001 300 $a110f. 520 $aUma parte considerável dos problemas de relacionamento existentes no sistema agroindustrial do leite situam-se na interface entre o setor produtivo e a indústria laticinista. Este trabalho avalia quais os objetivos, as estratégias e os resultados obtidos pelos laticínios prestadores do serviço de assistência técnica aos seus fornecedores de leite. Foram entrevistadas quatro empresas de grande porte, sendo duas de capital multinacional e duas de caráter cooperativo. Observou-se que nas empresas multinacionais os departamentos de assistência técnica têm responsabilidades diretas sobre a captação, a qualidade e o custo da matéria-prima. Nas cooperativas centrais os departamentos de assistência técnica possuem caráter mais consultivo do que executivo, com predomínio de ações coletivas, com pouca difusão das propostas da central entre as filiadas. Para avaliar os benefícios obtidos pelos fornecedores de leite, por meio do programa de assistência técnica, foi realizado um estudo de caso do Departamento de Assistência ao Produtor Parmalat (DAPP). Esta empresa diferencia-se pela separação das atividades de desenvolvimento dos fornecedores e a compra de leite, e pela variedade de serviços prestados ao fornecedor. Foram entrevistados 42 fornecedores de leite atendidos pelo DAPP e avaliados indicadores de desempenho técnico e econômico em tempos diferentes, no início das atividades de desenvolvimento (T1) e no momento desta pesquisa (T2 -jun./set. 2000). Os fornecedores avaliados tiveram aumento médio de 119,3% na produtividade da terra, 53,5% na produtividade por vaca do rebanho, 104,2% na produtividade da mão de obra e 18,8% na produtividade do concentrado. O aumento médio na escala de produção entre os momentos avaliados foi de 142,30%. O desempenho econômico foi avaliado somente em T2 e na média os produtores obtiveram por litro, R$ 0,0748 e R$ 0,0268 de margem bruta e líquida respectivamente, sem considerar outras receitas, como por exemplo a venda de animais. Durante o trabalho de campo pode-se constatar retornos indiretos para a Parmalat, tais como maior fidelidade do fornecedor e melhora na imagem da empresa. Apesar do retorno financeiro, a maior parte dos fornecedores avaliados não apresentou melhoria na qualidade de vida, pois reinvestiram o lucro na própria atividade. 650 $aGado Leiteiro 650 $aLeite 650 $aProdutividade 650 $aTransferência de Tecnologia 653 $aDesempenho 653 $aFornecedor 653 $aPlanejamento da produção 653 $aRelação cliente
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Embrapa Pecuária Sudeste (CPPSE) |
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