|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Rondônia. |
Data corrente: |
05/03/2012 |
Data da última atualização: |
05/03/2012 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
OLIVEIRA, V. B. V. |
Afiliação: |
VANIA BEATRIZ VASCONCELOS OLIVEIRA, CPAF-RO. |
Título: |
Educom e práticas de recepção. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2011, Recife. Anais... Recife: Intercom, 2011. 1 CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Resumo apresentado no Intercom 2011. I Colóquio de Professores, Pesquisadores e Estudante de Educomunicaçao. |
Conteúdo: |
Discute-se, à luz da teoria do dialogismo de Bakhtin, de que forma os estudantes (enunciatários) interpretaram o discurso literário (letra da música), transformado em discurso de vulgarização científica (no videoclipe) pelos interlocutores (os alunos e professores participantes da Oficina). Para isso, fez-se a análise textual das letras das músicas e uma discussão teórica dos conceitos relacionados ao objeto de análise (diálogo, enunciação, discurso, recepção). O trabalho tem por objetivo validar a produção e uso de videoclipes com música amazônica como recurso didático de educomunicação científica e ambiental na educação formal. Foram sistematizadas informações que contribuem para a validação proposta, bem como se identificaram os argumentos do discurso literário e do discurso científico que colaboraram para a sensibilização em relação as questões ambientais. A metodologia de análise permitiu também observar a ocorrência de interações dialógicas em ambas as etapas do processo (produção e recepção) que tornaram possível sensibilizar os estudantes para as questões ambientais (desmatamento e degradação dos solos) temas dos videoclipes. Recomenda-se o uso da metodologia por professores, como recurso didático para a educação ambiental como questão transversal; ressalvando-se a necessidade de estudos adicionais e incremento na proposta para que se possa apresentar soluções que aumentem o nível de evidência do papel da Ciência, quando do uso da metodologia na educomunicação cientifica no ambiente educacional. MenosDiscute-se, à luz da teoria do dialogismo de Bakhtin, de que forma os estudantes (enunciatários) interpretaram o discurso literário (letra da música), transformado em discurso de vulgarização científica (no videoclipe) pelos interlocutores (os alunos e professores participantes da Oficina). Para isso, fez-se a análise textual das letras das músicas e uma discussão teórica dos conceitos relacionados ao objeto de análise (diálogo, enunciação, discurso, recepção). O trabalho tem por objetivo validar a produção e uso de videoclipes com música amazônica como recurso didático de educomunicação científica e ambiental na educação formal. Foram sistematizadas informações que contribuem para a validação proposta, bem como se identificaram os argumentos do discurso literário e do discurso científico que colaboraram para a sensibilização em relação as questões ambientais. A metodologia de análise permitiu também observar a ocorrência de interações dialógicas em ambas as etapas do processo (produção e recepção) que tornaram possível sensibilizar os estudantes para as questões ambientais (desmatamento e degradação dos solos) temas dos videoclipes. Recomenda-se o uso da metodologia por professores, como recurso didático para a educação ambiental como questão transversal; ressalvando-se a necessidade de estudos adicionais e incremento na proposta para que se possa apresentar soluções que aumentem o nível de evidência do papel da Ciência, quando do uso da metodologia na educomunicação cienti... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Educomunicação; Videoclipes ambientais. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/55090/1/resumo-vania.pdf
|
Marc: |
LEADER 02177nam a2200145 a 4500 001 1917560 005 2012-03-05 008 2011 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aOLIVEIRA, V. B. V. 245 $aEducom e práticas de recepção.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2011, Recife. Anais... Recife: Intercom, 2011. 1 CD-ROM.$c2011 500 $aResumo apresentado no Intercom 2011. I Colóquio de Professores, Pesquisadores e Estudante de Educomunicaçao. 520 $aDiscute-se, à luz da teoria do dialogismo de Bakhtin, de que forma os estudantes (enunciatários) interpretaram o discurso literário (letra da música), transformado em discurso de vulgarização científica (no videoclipe) pelos interlocutores (os alunos e professores participantes da Oficina). Para isso, fez-se a análise textual das letras das músicas e uma discussão teórica dos conceitos relacionados ao objeto de análise (diálogo, enunciação, discurso, recepção). O trabalho tem por objetivo validar a produção e uso de videoclipes com música amazônica como recurso didático de educomunicação científica e ambiental na educação formal. Foram sistematizadas informações que contribuem para a validação proposta, bem como se identificaram os argumentos do discurso literário e do discurso científico que colaboraram para a sensibilização em relação as questões ambientais. A metodologia de análise permitiu também observar a ocorrência de interações dialógicas em ambas as etapas do processo (produção e recepção) que tornaram possível sensibilizar os estudantes para as questões ambientais (desmatamento e degradação dos solos) temas dos videoclipes. Recomenda-se o uso da metodologia por professores, como recurso didático para a educação ambiental como questão transversal; ressalvando-se a necessidade de estudos adicionais e incremento na proposta para que se possa apresentar soluções que aumentem o nível de evidência do papel da Ciência, quando do uso da metodologia na educomunicação cientifica no ambiente educacional. 653 $aEducomunicação 653 $aVideoclipes ambientais
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Rondônia (CPAF-RO) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 111 | |
1. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | OLIVEIRA, V. B. V. ABC da ciência: práticas educomunicativas no programa Embrapa & Escola em Rondônia. Revbea, São Paulo, v. 12, n. 3, Caderno II: Anais do IX FBEA, p. 618-619, 2017. FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 9.; ENCONTRO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 4., 2017, Balneário Camboriú. Uma releitura crítica das políticas da Educação Ambiental brasileira: Repercussões da Política (PNEA) e Programa...Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Rondônia. |
| ![Visualizar detalhes do registro](/consulta/web/img/visualizar.png) ![Acesso ao objeto digital](/consulta/web/img/pdf.png) ![Imprime registro no formato completo](/consulta/web/img/print.png) |
12. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | OLIVEIRA, V. B. V. Música Matança: reflexões sobre a biodiversidade florestal. In:HAMMES, V. S.; RACHWAL, M. F. G. (Ed.). Meio ambiente e a escola. Brasília, DF: Embrapa; Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2012. v. 7. 490 p. il. (Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, v. 7). p. 433-442. 7 490Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Rondônia. |
| ![Visualizar detalhes do registro](/consulta/web/img/visualizar.png) ![Acesso ao objeto digital](/consulta/web/img/pdf.png) ![Imprime registro no formato completo](/consulta/web/img/print.png) |
16. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | OLIVEIRA, V. B. V. Educom e práticas de recepção. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2011, Recife. Anais... Recife: Intercom, 2011. 1 CD-ROM. Resumo apresentado no Intercom 2011. I Colóquio de Professores, Pesquisadores e Estudante de Educomunicaçao.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Rondônia. |
| ![Visualizar detalhes do registro](/consulta/web/img/visualizar.png) ![Acesso ao objeto digital](/consulta/web/img/pdf.png) ![Imprime registro no formato completo](/consulta/web/img/print.png) |
17. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | OLIVEIRA, V. B. V. Educomunicação na construção de conferências infanto-juvenil pelo meio ambiente, em Rondônia. Revbea, São Paulo, v. 12, n. 3, Caderno II: Anais do IX FBEA, p. 616-617, 2017. FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 9.; ENCONTRO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 4., 2017, Balneário Camboriú. Uma releitura crítica das políticas da Educação Ambiental brasileira: Repercussões da Política (PNEA) e Programa...Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Rondônia. |
| ![Visualizar detalhes do registro](/consulta/web/img/visualizar.png) ![Acesso ao objeto digital](/consulta/web/img/pdf.png) ![Imprime registro no formato completo](/consulta/web/img/print.png) |
Registros recuperados : 111 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|