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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Gado de Corte. |
Data corrente: |
01/08/2007 |
Data da última atualização: |
30/10/2013 |
Autoria: |
NEVES, M. L. C. |
Título: |
Estratégias para desenvolvimento de agroindústrias de carne bovina apoiadas no conhecimento de valor para o consumidor |
Ano de publicação: |
2005 |
Fonte/Imprenta: |
2005. |
Páginas: |
141f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial) - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, Campo Grande, MS, 2007.
Comitê de Orientação: Prof. Dr. Fernando Paim Costa - Orientador; Prof. Dr. Kepler Euclides Filho; Prof. Dr. Gete Ottano da Rosa. |
Conteúdo: |
Esta pesquisa buscou reunir informações visando a elaboração de estratégias para o aumento da lucratividade das agroindústrias que processam carne bovina. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica que evidenciou a lucratividade em empresas privadas como resultado de ações que agregam valor ao produto. Foi realizada, também, uma pesquisa de campo, que investigou a percepção de 390 consumidores de Campo Grande (MS), em relação aos atributos da carne bovina que são percebidos e valorizados. As perguntas ao público foram organizadas observando as ferramentas de marketing conhecidas como mix de marketing ou ?quatro P?s?: Praça, Preço, Promoção e Produto. Além dos resultados gerais apresentados, foram tratadas as diferenças de comportamento e preferências por segmento de consumidores. Quanto aos resultados gerais da pesquisa, quatro constatações merecem ser salientadas: (1) a primeira trata do produto, indicando que a carne bovina recebe alto valor por parte do consumidor e que os investimentos na melhoria do produto não são prioritários; (2) a segunda é referente ao preço, ressaltando que a sua redução não necessariamente implicará em aumento de consumo; (3) a terceira constatação diz respeito à promoção, assinalando que as agroindústrias e demais agentes relacionados à cadeia da carne bovina necessitam investir em comunicação para reforçar a imagem do produto, como um alimento saudável além de saboroso; (4) a quarta e última constatação considera a praça ou distribuição, evidenciando que a ausência de marcas de identificação de origem da carne bovina é suprida pelo endosso do canal de distribuição. A pesquisa apontou a tendência de redução no consumo como principal fragilidade do produto. A carne bovina, ainda, é a mais consumida em Campo Grande (MS). A preferência é cultural e foi criada pela situação de abundância, mas pode não resistir ao baixo valor do produto quando se analisa o aspecto beneficio pessoal, relacionado à percepção ?alimento adequado?. Para reversão da tendência de redução no consumo, foram sugeridas ações públicas e privadas focadas especialmente no ?P? promoção, objetivando a valorização do produto carne bovina apoiada, especialmente, em dois aspectos: (1) ligação cultural e (2) marketing social. Assim, a pesquisa que, inicialmente, buscava soluções mercadológicas para as agroindústrias foi concluída indicando ações que, pela sua natureza, necessitam do envolvimento de todos os agentes interessados no desenvolvimento efetivo da cadeia de carne bovina. Foi possível na pesquisa, identificar segmentos de consumidores com comportamentos e preferências distintas, justificando um mix de marketing específico, que visa a assertividade das estratégias elencadas. MenosEsta pesquisa buscou reunir informações visando a elaboração de estratégias para o aumento da lucratividade das agroindústrias que processam carne bovina. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica que evidenciou a lucratividade em empresas privadas como resultado de ações que agregam valor ao produto. Foi realizada, também, uma pesquisa de campo, que investigou a percepção de 390 consumidores de Campo Grande (MS), em relação aos atributos da carne bovina que são percebidos e valorizados. As perguntas ao público foram organizadas observando as ferramentas de marketing conhecidas como mix de marketing ou ?quatro P?s?: Praça, Preço, Promoção e Produto. Além dos resultados gerais apresentados, foram tratadas as diferenças de comportamento e preferências por segmento de consumidores. Quanto aos resultados gerais da pesquisa, quatro constatações merecem ser salientadas: (1) a primeira trata do produto, indicando que a carne bovina recebe alto valor por parte do consumidor e que os investimentos na melhoria do produto não são prioritários; (2) a segunda é referente ao preço, ressaltando que a sua redução não necessariamente implicará em aumento de consumo; (3) a terceira constatação diz respeito à promoção, assinalando que as agroindústrias e demais agentes relacionados à cadeia da carne bovina necessitam investir em comunicação para reforçar a imagem do produto, como um alimento saudável além de saboroso; (4) a quarta e última constatação considera a praça ou distribuiçã... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Administration; Brasil; Comercialization; Consumers; Market; Mato Grosso do Sul; Metods. |
Thesagro: |
Administração; Agronegócio; Carne; Comercialização; Consumidor; Mercado; Método; Processamento. |
Thesaurus Nal: |
agribusiness; Brazil; marketing; meat; storage. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Gado de Corte (CNPGC) |
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Registros recuperados : 11 | |
4. | | SIMÕES, M. G.; FERRAZ, R. P. D.; BÉGUÉ, A.; BELLÓN, B.; FREITAS, P. L.; MACHADO, P. L. O. A.; NEVES, M. L.; SKORUPA, L. Satellite based multi-scale methods to support governance of Brazil's low-carbon agriculture (ABC Plan). In: GEOBIA, 6., 2016, Enschede. Solutions & synergies: conference proceedings. Enschede: University of Twente, 2016.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
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5. | | SIMÕES, M. G.; FERRAZ, R. P. D.; BÉGUÉ, A.; BELLÓN, B.; FREITAS, P. L.; MACHADO, P. L. O. A.; NEVES, M. L.; SKORUPA, L. Satellite based multi-scale methods to support governance of Brazil's low-carbon agriculture (ABC Plan). In: GEOBIA, 6., 2016, Enschede. Solutions & synergies: conference proceedings. Enschede: University of Twente, 2016.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Solos. |
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6. | | NEVES, M. L. S. das; TEIXEIRA, W. G.; REIS, A. M. H. dos; ARAUJO FILHO, J. C. de; LUMBRERAS, J. F.; SHINZATO, E.; MONTEIRO, J. E. B. de A. Estimativas da água disponível no solo por meio de equação de pedotransferência e de valores tabelados por classes de solo na área do roteiro da RCC de Goiás e Tocantins. In: SANTOS, G. G.; OLIVEIRA, V. A. de; LUMBRERAS, J. F.; COELHO, M. R.; ALMEIDA, R. E. M. de; MADARI, B. E. (ed.). Guia de campo da XIV Reunião Brasileira de Classificação e Correlação de Solos: RCC de Goiás e Tocantins. Brasília, DF: Embrapa, 2023. E-book. cap. 17.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Solos. |
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10. | | GAMA, M. A. S. da; PAULA, T. A. de; VERAS, A. S. C.; GUIDO, S. I.; BORGES, C. A. V.; ANTONIASSI, R.; LOPES, F. C. F.; NEVES, M. L. M. W.; FERREIRA, M. DE A. Partially replacing sorghum silage with cactus (Opuntia stricta) cladodes in a soybean oil-supplemented diet markedly increases trans-11 18:1, cis-9, trans-11 CLA and 18:2 n-6 contents in cow milk. Journal of Animal Physiology and Animal Nutrition, v. 105, p. 232-246, 2021.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: A - 2 |
Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria de Alimentos; Embrapa Gado de Leite. |
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11. | | RODRIGUES, H. M.; CEDDIA, M. B.; VASQUES, G. M.; MULDER, V. L.; HEUVELINK, G. B. M.; OLIVEIRA, R. P. de; BRANDAO, Z. N.; MORAIS, J. P. S.; NEVES, M. L.; TAVARES, S. R. de L. Remote sensing and kriging with external drift to improve sparse proximal soil sensing data and define management zones in precision agriculture. AgriEngineering, v. 5, n. 4, p. 2326-2348, 2023.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: C - 0 |
Biblioteca(s): Embrapa Algodão; Embrapa Solos; Embrapa Solos / UEP-Recife. |
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