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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrobiologia. |
Data corrente: |
21/06/2017 |
Data da última atualização: |
21/06/2017 |
Tipo da produção científica: |
Orientação de Tese de Pós-Graduação |
Autoria: |
BARROS NETO, L. R. |
Afiliação: |
LUDGERO RÊGO BARROS NETO, UFRRJ. |
Título: |
Análise do desenvolvimento da agricultura de base sustentável no município de Carinhanha, BA: estudo de caso do projeto Educando com a Horta Escolar. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
2014. |
Páginas: |
86 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação. (Mestrado em Agricultura Orgânica) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. Orientação de Renato Linhares de Assis. coorientação de
Cristhiane Oliveira da Graça Amâncio. |
Conteúdo: |
O presente estudo visa avaliar as contribuições do Projeto Educando com a Horta Escolar para o fortalecimento das práticas em agricultura orgânica familiar no município de Carinhanha, BA. Buscando entender os fundamentos básicos propostos no desenvolvimento do PEHE, durante o período de 2008 a 2012 e relaciona essa proposta aos princípios agroecológica, através de hortas sustentáveis no ambiente escolar, sem perder de vista o papel dessas práticas para a agricultura familiar que é interlocutora desse estudo. Para saber se técnicas desenvolvidas no PEHE, ultrapassaram as barreiras das escolas e contribuíram para a agricultura local das comunidades rurais carinhanhenses, principalmente o Angico (ribeirinha), Parateca (quilombola) e Agrovila 15 (reforma agraria). Como estratégica metodológica, utilizou-se da abordagem da pesquisa qualitativa e para a coleta de dados foram utilizados varias técnicas objetivando revelar ações, percepções e comportamentos dos participantes da pesquisa, como: estudo de caso, grupo focal, observação participante, questionário, análise documental e a entrevista. Foram ouvidas 33 famílias e entrevistados 03diretores, 03 professores, 03 coordenadores e 33 representantes familiares com idade média de 40 anos. Verificou-se que 79% dos agricultores entrevistados só estudaram até o ensino fundamental, bem como que entre 76% dos que possuem lote rural, apenas 3% afirmou residir no lote, 69% vai ao lote diariamente e 96% afirmaram desenvolver agricultura a mais de 10 anos. Além disso, todos os agricultores desenvolvem agricultura dependente de chuva, e em algumas comunidades verificaram-se atividades em ilhas do Rio São Francisco sem o uso de irrigação. MenosO presente estudo visa avaliar as contribuições do Projeto Educando com a Horta Escolar para o fortalecimento das práticas em agricultura orgânica familiar no município de Carinhanha, BA. Buscando entender os fundamentos básicos propostos no desenvolvimento do PEHE, durante o período de 2008 a 2012 e relaciona essa proposta aos princípios agroecológica, através de hortas sustentáveis no ambiente escolar, sem perder de vista o papel dessas práticas para a agricultura familiar que é interlocutora desse estudo. Para saber se técnicas desenvolvidas no PEHE, ultrapassaram as barreiras das escolas e contribuíram para a agricultura local das comunidades rurais carinhanhenses, principalmente o Angico (ribeirinha), Parateca (quilombola) e Agrovila 15 (reforma agraria). Como estratégica metodológica, utilizou-se da abordagem da pesquisa qualitativa e para a coleta de dados foram utilizados varias técnicas objetivando revelar ações, percepções e comportamentos dos participantes da pesquisa, como: estudo de caso, grupo focal, observação participante, questionário, análise documental e a entrevista. Foram ouvidas 33 famílias e entrevistados 03diretores, 03 professores, 03 coordenadores e 33 representantes familiares com idade média de 40 anos. Verificou-se que 79% dos agricultores entrevistados só estudaram até o ensino fundamental, bem como que entre 76% dos que possuem lote rural, apenas 3% afirmou residir no lote, 69% vai ao lote diariamente e 96% afirmaram desenvolver agricultura a m... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agroecologia; Práticas sustentáveis. |
Thesagro: |
Agricultura Familiar; Educação Ambiental. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
Marc: |
LEADER 02519nam a2200181 a 4500 001 2071235 005 2017-06-21 008 2014 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aBARROS NETO, L. R. 245 $aAnálise do desenvolvimento da agricultura de base sustentável no município de Carinhanha, BA$bestudo de caso do projeto Educando com a Horta Escolar.$h[electronic resource] 260 $a2014.$c2014 300 $a86 p. 500 $aDissertação. (Mestrado em Agricultura Orgânica) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. Orientação de Renato Linhares de Assis. coorientação de Cristhiane Oliveira da Graça Amâncio. 520 $aO presente estudo visa avaliar as contribuições do Projeto Educando com a Horta Escolar para o fortalecimento das práticas em agricultura orgânica familiar no município de Carinhanha, BA. Buscando entender os fundamentos básicos propostos no desenvolvimento do PEHE, durante o período de 2008 a 2012 e relaciona essa proposta aos princípios agroecológica, através de hortas sustentáveis no ambiente escolar, sem perder de vista o papel dessas práticas para a agricultura familiar que é interlocutora desse estudo. Para saber se técnicas desenvolvidas no PEHE, ultrapassaram as barreiras das escolas e contribuíram para a agricultura local das comunidades rurais carinhanhenses, principalmente o Angico (ribeirinha), Parateca (quilombola) e Agrovila 15 (reforma agraria). Como estratégica metodológica, utilizou-se da abordagem da pesquisa qualitativa e para a coleta de dados foram utilizados varias técnicas objetivando revelar ações, percepções e comportamentos dos participantes da pesquisa, como: estudo de caso, grupo focal, observação participante, questionário, análise documental e a entrevista. Foram ouvidas 33 famílias e entrevistados 03diretores, 03 professores, 03 coordenadores e 33 representantes familiares com idade média de 40 anos. Verificou-se que 79% dos agricultores entrevistados só estudaram até o ensino fundamental, bem como que entre 76% dos que possuem lote rural, apenas 3% afirmou residir no lote, 69% vai ao lote diariamente e 96% afirmaram desenvolver agricultura a mais de 10 anos. Além disso, todos os agricultores desenvolvem agricultura dependente de chuva, e em algumas comunidades verificaram-se atividades em ilhas do Rio São Francisco sem o uso de irrigação. 650 $aAgricultura Familiar 650 $aEducação Ambiental 653 $aAgroecologia 653 $aPráticas sustentáveis
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Registro original: |
Embrapa Agrobiologia (CNPAB) |
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2. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | GONZAGA NETO, L. Aspectos botânicos, florescimento e frutificação. In: GONZAGA NETO, L. (Ed.). Goiaba: produção - aspectos técnicos. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2001. cap. 3, p. 15-18. (Frutas do Brasil, 17).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
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4. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | GONZAGA NETO, L. Controle de invasoras. In: GONZAGA NETO, L. (Ed.). Goiaba: produção - aspectos técnicos. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2001. cap. 11, p. 43. (Frutas do Brasil; 17).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
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11. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | GONZAGA NETO, L. Coeficientes técnicos. In: GONZAGA NETO, L. (Ed.). Goiaba: produção - aspectos técnicos. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2001. cap. 14, p. 68-69. (Frutas do Brasil; 17).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
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19. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | GONZAGA NETO, L. Cultura da bananeira. Petrolina: EMBRAPA-CPATSA, 1995. 16p. Apostila do Curso de Atualizacao Tecnica para Engenheiros Agronomos do Banco do Brasil, Petrolina, 1995.Tipo: Folder/Folheto/Cartilha |
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20. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | GONZAGA NETO, L. Cultura da bananeira. In: CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA TÉCNICOS DO BANCO DO BRASIL, 2., 1996, Petrolina. Curso... Petrolina: EMBRAPA-CPATSA, 1996. Np.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
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