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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
10/11/2011 |
Data da última atualização: |
13/01/2020 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
BAMBINI, M. D.; MENDES, C. I. C.; MOURA, M. F. |
Afiliação: |
MARTHA DELPHINO BAMBINI, CNPTIA; CASSIA ISABEL COSTA MENDES, CNPTIA; MARIA FERNANDA MOURA, CNPTIA. |
Título: |
Estudo do mercado brasileiro de software para o agronegócio: mapeamento dos atores, diferentes problemáticas e ações de fomento à inovação. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESO LATINO-AMERICANO DE GESTIÓN TECNOLÓGICA, 14., 2011, Lima. Innovación para el crecimiento sostenible en el marco del Bicentenario: resumenes y trabajos. Perú: Pontificia Universidad Católica del Perú, 2011. |
Páginas: |
Não paginado. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
ALTEC 2011. |
Conteúdo: |
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência desenvolvida durante o projeto "Estudo do Mercado Brasileiro de Software Agropecuário" (SWAGRO, 2009) que buscou contribuir para a geração de informações relacionadas a este segmento de mercado, tendo em vista a inexistência de uma análise mais ampla sobre o setor. O mercado global de software e serviços no Brasil movimentou, em 2009, 15,3 bilhões de UD$, correspondendo a 1,02% do PIB brasileiro (ABES, 2010). O mercado brasileiro de software representa um volume de 5,36 bilhões de US$; o setor agropecuário foi responsável por 2,12% das vendas em 2009 (114 US$ milhões). Apesar da tendência de crescimento deste segmento, de maneira geral, existe um atraso na difusão destas tecnologias no setor agropecuário, se comparado a outros setores da economia (GFAR, 2008). O trabalho do CGIAR (2009) indica que as inovações em tecnologias de informação aplicadas ao meio rural podem contribuir para os sistemas agrícolas a fim de aumentar a quantidade, a qualidade e a inserção dos produtos agropecuários no mercado . No entanto, a pesquisa efetuada por CGI (2009) evidencia as discrepâncias entre a utilização de tecnologias de informação no setor urbano e em áreas rurais brasileiras, destacando razões culturais, econômicas e de infraestrutura para explicar este fenômeno. Uma complexa rede de instituições foi formada, a fim de estruturar as ações de estudo do mercado brasileiro de software agropecuário, envolvendo: 11 unidades de pesquisa e de serviços da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, lideradas pela Embrapa Informática Agropecuária 1; a Associação Brasileira de Agroinformática (SBIAgro), a Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio (RIPA), e várias universidades estaduais e federais, entre outras organizações. A Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) também apoiaram o projeto. A metodologia utilizada para a pesquisa envolveu coleta de dados via questionários, a construção de uma base de dados informatizada e a análise qualitativa dos dados, associada a técnicas estatísticas. Considerando a abordagem da Sociologia da Inovação e o conceito de rede tecno-econômica (CALLON, 1992), pode-se caracterizar a rede mobilizada pelo projeto como um conjunto de atores heterogêneos que participam coletivamente de ações relacionadas ao desenvolvimento de software, sua distribuição e comercialização, à pesquisa e desenvolvimento em agroinformática, ao financiamento de atividades tecnológicas e à elaboração de políticas públicas. Desta forma, os resultados do projeto oferecem uma caracterização do mercado brasileiro de software agropecuário por meio do mapeamento de 162 empresas privadas desenvolvedoras e/ou distribuidoras e dos produtos ofertados (402). Dentre elas, 97% são empresas de micro e pequeno porte, com concentração geográfica (88%) nas regiões Sudeste e Sul. A pesquisa evidenciou também o perfil de demandas de cooperativas e empresas de extensão e as problemáticas associadas aos diferentes atores e à adoção de tecnologias de informação no meio rural. MenosO objetivo deste trabalho é relatar a experiência desenvolvida durante o projeto "Estudo do Mercado Brasileiro de Software Agropecuário" (SWAGRO, 2009) que buscou contribuir para a geração de informações relacionadas a este segmento de mercado, tendo em vista a inexistência de uma análise mais ampla sobre o setor. O mercado global de software e serviços no Brasil movimentou, em 2009, 15,3 bilhões de UD$, correspondendo a 1,02% do PIB brasileiro (ABES, 2010). O mercado brasileiro de software representa um volume de 5,36 bilhões de US$; o setor agropecuário foi responsável por 2,12% das vendas em 2009 (114 US$ milhões). Apesar da tendência de crescimento deste segmento, de maneira geral, existe um atraso na difusão destas tecnologias no setor agropecuário, se comparado a outros setores da economia (GFAR, 2008). O trabalho do CGIAR (2009) indica que as inovações em tecnologias de informação aplicadas ao meio rural podem contribuir para os sistemas agrícolas a fim de aumentar a quantidade, a qualidade e a inserção dos produtos agropecuários no mercado . No entanto, a pesquisa efetuada por CGI (2009) evidencia as discrepâncias entre a utilização de tecnologias de informação no setor urbano e em áreas rurais brasileiras, destacando razões culturais, econômicas e de infraestrutura para explicar este fenômeno. Uma complexa rede de instituições foi formada, a fim de estruturar as ações de estudo do mercado brasileiro de software agropecuário, envolvendo: 11 unidades de pesquisa e de ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Mercado de software; Software; Software agropecuário; Tecnologias de informação. |
Thesagro: |
Agronegócio. |
Thesaurus Nal: |
Agribusiness; Information technology. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
Marc: |
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50. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | MOURA, M. F.; MACACINI, R. M.; REZENDE, S. O. Easily labelling hierarchical document clusters. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 23.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE, 22.; WORKSHOP EM ALGORITMOS E APLICAÇÕES DE MINERAÇÃO DE DADOS, 4., 2008, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, Instituto de Computação, 2008. p. 37-45.Tipo: Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
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