|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
07/02/2013 |
Data da última atualização: |
23/08/2018 |
Autoria: |
MIURA, J. |
Afiliação: |
JULIANA MIURA, SCT. |
Título: |
Os desafios para construção de uma Ciência 2.0. |
Ano de publicação: |
2012 |
Fonte/Imprenta: |
2012. |
Páginas: |
186 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Multimédia) - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto. |
Conteúdo: |
As tecnologias de informação e comunicação, surgidas no contexto da Web 2.0, trazem novas dimensões para a interação e a participação pelo compartilhamento de dados e de conhecimentos entre seus usuários. Com uma perspectiva relacional ampliada, cientistas e instituições de pesquisa, ao explorarem as perspectivas abertas pelo mundo digital, iniciam um movimento chamado de Ciência 2.0, que tem a colaboração em seu cerne. A principal proposta é que as facilidades de comunicação entre os cientistas e ainda com o público podem abrir novos caminhos para a concepção, o desenvolvimento e a comunicação da ciência, por serem capazes de dar nova dimensão à colaboração, ao trabalho em comunidades on-line e à inteligência coletiva. Para traçar um panorama de como esse modelo de ciência está se desenvolvendo em Portugal e no Brasil, são analisados os 25 Laboratórios Associados portugueses e 22 instituições brasileiras de pesquisa, para identificar os recursos digitais adotados, os objetivos com que foram implantados e seus resultados, num cenário onde profissionais e não-especialistas têm iguais possibilidades de participar da construção do conhecimento. A análise dos níveis de interação e de participação proporcionados ao público é feita de acordo com os conceitos relacionados à cultura da convergência, em classificação proposta por Henry Jenkins - convergência dos meios, cultura participativa e inteligência coletiva - numa tentativa de entender como a ciência está se alterando com a adoção de ferramentas cognitivas, capazes de estabelecer novo patamar de relacionamento com seus públicos. Como resultado, apresenta-se a análise dos primeiros passos das instituições brasileiras e portuguesas no universo da Ciência 2.0, pela qual se verificou que em mais da metade dos casos foi adotada alguma tecnologia de comunicação e informação , em geral, para divulgação de seus resultados. Para completar este estudo, foi desenvolvida uma plataforma com a qual buscou-se comprovar o poder da coletividade em questões relacionadas à ciência e a disposição das pessoas em contribuir para a construção do conhecimento. MenosAs tecnologias de informação e comunicação, surgidas no contexto da Web 2.0, trazem novas dimensões para a interação e a participação pelo compartilhamento de dados e de conhecimentos entre seus usuários. Com uma perspectiva relacional ampliada, cientistas e instituições de pesquisa, ao explorarem as perspectivas abertas pelo mundo digital, iniciam um movimento chamado de Ciência 2.0, que tem a colaboração em seu cerne. A principal proposta é que as facilidades de comunicação entre os cientistas e ainda com o público podem abrir novos caminhos para a concepção, o desenvolvimento e a comunicação da ciência, por serem capazes de dar nova dimensão à colaboração, ao trabalho em comunidades on-line e à inteligência coletiva. Para traçar um panorama de como esse modelo de ciência está se desenvolvendo em Portugal e no Brasil, são analisados os 25 Laboratórios Associados portugueses e 22 instituições brasileiras de pesquisa, para identificar os recursos digitais adotados, os objetivos com que foram implantados e seus resultados, num cenário onde profissionais e não-especialistas têm iguais possibilidades de participar da construção do conhecimento. A análise dos níveis de interação e de participação proporcionados ao público é feita de acordo com os conceitos relacionados à cultura da convergência, em classificação proposta por Henry Jenkins - convergência dos meios, cultura participativa e inteligência coletiva - numa tentativa de entender como a ciência está se alterando com a ad... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Cultura de convergência; Cultura participativa; Inteligência coletiva. |
Thesagro: |
Comunicação; Tecnologia da informação. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/181872/1/MIURA-J..pdf
|
Marc: |
LEADER 02788nam a2200193 a 4500 001 1948747 005 2018-08-23 008 2012 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aMIURA, J. 245 $aOs desafios para construção de uma Ciência 2.0. 260 $a2012.$c2012 300 $a186 f. 500 $aDissertação (Mestrado em Multimédia) - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto. 520 $aAs tecnologias de informação e comunicação, surgidas no contexto da Web 2.0, trazem novas dimensões para a interação e a participação pelo compartilhamento de dados e de conhecimentos entre seus usuários. Com uma perspectiva relacional ampliada, cientistas e instituições de pesquisa, ao explorarem as perspectivas abertas pelo mundo digital, iniciam um movimento chamado de Ciência 2.0, que tem a colaboração em seu cerne. A principal proposta é que as facilidades de comunicação entre os cientistas e ainda com o público podem abrir novos caminhos para a concepção, o desenvolvimento e a comunicação da ciência, por serem capazes de dar nova dimensão à colaboração, ao trabalho em comunidades on-line e à inteligência coletiva. Para traçar um panorama de como esse modelo de ciência está se desenvolvendo em Portugal e no Brasil, são analisados os 25 Laboratórios Associados portugueses e 22 instituições brasileiras de pesquisa, para identificar os recursos digitais adotados, os objetivos com que foram implantados e seus resultados, num cenário onde profissionais e não-especialistas têm iguais possibilidades de participar da construção do conhecimento. A análise dos níveis de interação e de participação proporcionados ao público é feita de acordo com os conceitos relacionados à cultura da convergência, em classificação proposta por Henry Jenkins - convergência dos meios, cultura participativa e inteligência coletiva - numa tentativa de entender como a ciência está se alterando com a adoção de ferramentas cognitivas, capazes de estabelecer novo patamar de relacionamento com seus públicos. Como resultado, apresenta-se a análise dos primeiros passos das instituições brasileiras e portuguesas no universo da Ciência 2.0, pela qual se verificou que em mais da metade dos casos foi adotada alguma tecnologia de comunicação e informação , em geral, para divulgação de seus resultados. Para completar este estudo, foi desenvolvida uma plataforma com a qual buscou-se comprovar o poder da coletividade em questões relacionadas à ciência e a disposição das pessoas em contribuir para a construção do conhecimento. 650 $aComunicação 650 $aTecnologia da informação 653 $aCultura de convergência 653 $aCultura participativa 653 $aInteligência coletiva
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 10 | |
10. | | DE CARLI; C. R.; NEVES, J. L.; XAVIER, J. H. V.; ZOBY, J. L. F.; CAMARGO, J. M.; OLIVEIRA, J. N. S. de; JUNG, L. C. S.; CARVALHO, W. P.; MIURA, J. Transferencia de tecnologias para a cultura da soja na regiao do cerrado. In: REUNIAO DE PESQUISA DE SOJA DA REGIAO CENTRAL DO BRASIL, 21., 1999, Dourados, MS. Resumos. Dourados: Embrapa Agropecuaria Oeste / Londrina: Embrapa Soja, 1999. p.48-49. (Embrapa Agropecuaria Oeste. Documentos, 7; Embrapa Soja. Documentos, 134).Biblioteca(s): Embrapa Cerrados. |
| |
Registros recuperados : 10 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|