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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Cerrados; Embrapa Clima Temperado; Embrapa Meio-Norte; Embrapa Soja. |
Data corrente: |
12/02/1993 |
Data da última atualização: |
01/06/2009 |
Autoria: |
MIRANDA, L. C. |
Título: |
Armazenamento de sementes de soja em embalagens permeaveis e semipermeaveis, no centro-oeste e nordeste brasileiro. |
Ano de publicação: |
1987 |
Fonte/Imprenta: |
Pelotas: UFPel, 1987. |
Páginas: |
103p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertacao Mestrado. |
Conteúdo: |
O presente trabalho objetivou avaliar o comportamento da qualidade das sementes durante o periodo de armazenamento de junho a dezembro, procurando evidenciar locais que reunem melhores condicoes ambientais para fins de armazenamento de sementes de soja e avaliar a eficiencia de dois tipos de embalagem para acondicionamento dessas sementes. Foram utilizadas amostras de sementes de soja, das cultivares Carajas, Doko e Tropical, acondicionadas em pacotes permeaveis e semipermeaveis, armazenadas por 6 meses sob condicoes ambientais em quatro armazens do Centro-Oeste, dois do Nordeste e ainda um setimo local sob condicoes controladas (camara fria e seca), que serviu como referencia. As sementes foram avaliadas atraves dos testes de germinacao, emergencia a campo, envelhecimento precoce e umidade. Os resultados mostram que houve interacao significativa entre os fatores locais, cultivares, embalagens e periodos, permitindo concluir que as cultivares de soja armazenadas em diferentes locais, por diferentes periodos, nao conservam igualmente sua qualidade fisiologica quando acondicionadas em embalagens permeavel e semipermeavel. A embalagem semipermeavel, constituida por tres folhas de papel Kraft-80, mais uma folha do mesmo papel laminado com polietileno de baixa densidade, restringe a troca de umidade pela semente nela acondicionada. As localidades que apresentaram condicoes ambientais de menor temperatura e menor umidade relativa do ar, tais como a camara fria e seca e o ambiente de Goiania, propiciam melhor preservacao da qualidade fisiologica da semente de soja. A embalagem de papel tornada semipermeavel com polietileno de baixa densidade propicia melhor qualidade fisiologica das sementes ao final do periodo de armazenamento sob as condicoes ambientais de Rondonopolis, Imperatriz e Brasilia, do que a embalagem permeavel, e a embalagem permeavel propicia melhor qualidade fisiologica das sementes ao final do periodo de armazenamento, sob as condicoes ambientais de Petrolina, do que a embalagem semipermeavel. MenosO presente trabalho objetivou avaliar o comportamento da qualidade das sementes durante o periodo de armazenamento de junho a dezembro, procurando evidenciar locais que reunem melhores condicoes ambientais para fins de armazenamento de sementes de soja e avaliar a eficiencia de dois tipos de embalagem para acondicionamento dessas sementes. Foram utilizadas amostras de sementes de soja, das cultivares Carajas, Doko e Tropical, acondicionadas em pacotes permeaveis e semipermeaveis, armazenadas por 6 meses sob condicoes ambientais em quatro armazens do Centro-Oeste, dois do Nordeste e ainda um setimo local sob condicoes controladas (camara fria e seca), que serviu como referencia. As sementes foram avaliadas atraves dos testes de germinacao, emergencia a campo, envelhecimento precoce e umidade. Os resultados mostram que houve interacao significativa entre os fatores locais, cultivares, embalagens e periodos, permitindo concluir que as cultivares de soja armazenadas em diferentes locais, por diferentes periodos, nao conservam igualmente sua qualidade fisiologica quando acondicionadas em embalagens permeavel e semipermeavel. A embalagem semipermeavel, constituida por tres folhas de papel Kraft-80, mais uma folha do mesmo papel laminado com polietileno de baixa densidade, restringe a troca de umidade pela semente nela acondicionada. As localidades que apresentaram condicoes ambientais de menor temperatura e menor umidade relativa do ar, tais como a camara fria e seca e o ambiente ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Armazenagem; Brasil; Centro-oeste; Cultivar Carajas; Cultivar Doko; Cultivar Tropical; Nordeste; Quality; Regiao Centro-Oeste; Regiao Nordeste; Rio Grande do Sul; Seed; Soybean. |
Thesagro: |
Acondicionamento; Armazenamento; Cerrado; Embalagem; Glycine Max; Qualidade; Semente; Soja. |
Thesaurus Nal: |
Brazil; packaging; seed storage; seeds; soybeans; storage; varieties. |
Categoria do assunto: |
-- F Plantas e Produtos de Origem Vegetal |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Soja (CNPSO) |
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Biblioteca |
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Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
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Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
14/01/2014 |
Data da última atualização: |
20/10/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
MATOS, L. M. S. de; ANDRADE, J. P. de; AZEVEDO, C. M. B. C. de; KATO, O. R.; MATOS, G. B. de; SHIMIZU, M. K.; ROFFÉ, A. C. M.; FERREIRA, J. H. O. |
Afiliação: |
LUCILDA MARIA SOUSA DE MATOS, CPATU; Josiele Pantoja de ANDRADE, UFRA; CELIA MARIA BRAGA C DE AZEVEDO, CPATU; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; GRIMOALDO BANDEIRA DE MATOS, CPATU; MAURICIO KADOOKA SHIMIZU, CPATU; ANNA CHRISTINA M ROFFE BORGES, CPATU; Josie Helen Oliveira FERREIRA, Fundação Amazônia Paraense. |
Título: |
A prática pedagógica na construção do conhecimento agroflorestal em comunidades rurais, Igarapé-Açu, Pará. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais. Ilhéus: SBSAF, 2013. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Os novos paradigmas pedagógicos que estão surgindo, principalmente aqueles que entendem a aprendizagem como sendo um sistema de práticas participativas e continuadas de ensino, pode ser entendido como novo método de inserção de alunos e professores no contexto da agroecologia, na disseminação do conhecimento agroflorestal e educação ambiental. Nesse sentido, a Embrapa Amazônia Oriental, por meio do Projeto Tipitamba, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - SEMED, a Secretaria de Municipal de Agricultura-SEMAGRI do município de Igarapé-Açu, vêm promovendo ações como: instalação de minibiblioteca, realização da feira de cultura e ciências e aula prática, com o objetivo de conscientizar alunos da Escola Municipal Manoel de Oliveira sobre a importância da preservação e manutenção do meio ambiente visando promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Para socializar e avaliar as experiências desenvolvidas, promoveu-se ações conjuntas com professores e alunos, com o objetivo de proporcionar, por meio de atividades educacionais, uma mudança de comportamentos e hábitos relacionados à preservação do meio ambiente. Nessa lógica, o projeto apresenta indicações de práticas alternativas que possibilitam a preservação dos sistemas produtivos da agricultura familiar com vistas ao uso sustentado da terra e melhoria de vida dos agricultores da Amazônia. Professores e alunos puderam ser vistos como agentes transformadores do meio social em que estão inseridos, cumprindo seu papel na formação de uma sociedade mais sustentável. MenosOs novos paradigmas pedagógicos que estão surgindo, principalmente aqueles que entendem a aprendizagem como sendo um sistema de práticas participativas e continuadas de ensino, pode ser entendido como novo método de inserção de alunos e professores no contexto da agroecologia, na disseminação do conhecimento agroflorestal e educação ambiental. Nesse sentido, a Embrapa Amazônia Oriental, por meio do Projeto Tipitamba, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - SEMED, a Secretaria de Municipal de Agricultura-SEMAGRI do município de Igarapé-Açu, vêm promovendo ações como: instalação de minibiblioteca, realização da feira de cultura e ciências e aula prática, com o objetivo de conscientizar alunos da Escola Municipal Manoel de Oliveira sobre a importância da preservação e manutenção do meio ambiente visando promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Para socializar e avaliar as experiências desenvolvidas, promoveu-se ações conjuntas com professores e alunos, com o objetivo de proporcionar, por meio de atividades educacionais, uma mudança de comportamentos e hábitos relacionados à preservação do meio ambiente. Nessa lógica, o projeto apresenta indicações de práticas alternativas que possibilitam a preservação dos sistemas produtivos da agricultura familiar com vistas ao uso sustentado da terra e melhoria de vida dos agricultores da Amazônia. Professores e alunos puderam ser vistos como agentes transformadores do meio social... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Disseminação agroflorestal; Educação do campo; Igarapé-Açu; Prática agroecológica. |
Thesaurus NAL: |
Amazonia. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/95239/1/113.pdf
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Marc: |
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Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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