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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
25/01/2007 |
Data da última atualização: |
12/12/2007 |
Autoria: |
MENDONÇA, S. J. B. de. |
Título: |
O processo de construção de agendas 21 locais: os casos de Vitória, Espírito Santo, e Prado, Bahia. |
Ano de publicação: |
2000 |
Fonte/Imprenta: |
2000 . |
Páginas: |
127 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)- Universidade de Brasília, Brasília-DF. |
Conteúdo: |
Um dos compromissos assumidos na Agenda 21 Global foi que os países gerariam políticas nacionais de desenvolvimento sustentável, através de suas Agendas 21 nacionais. Face à importância dos municípios e das comunidades locais, na definição de novos padrões de desenvolvimento economicamente eficientes, socialmente justos e ambientalmente equilibrados, também foi acordado que as localidades sob responsabilidade dos governos municipais, promoveriam a construção de suas Agendas 21 locais.
A construção de Agendas 21 locais exige foco no modo como estas vêm sendo conduzidas. É através da análise do processo de formulação de políticas, planos e programas que se identificam os pontos de estrangulamento para sua implementação e consequentemente de sua viabilidade. Neste processo há que se enfrentar conflitos de interesse e barreiras culturais as quais podem interferir na sua eficácia. Apesar disso, é fundamental que os municípios se apropriem do direito que têm e tomem iniciativas em direção à construção do seu próprio desenvolvimento sustentável.
A presente dissertação discutiu conceitualmente os temas desenvolvimento sustentável, mobilização social e participação pública, conflitos de interesse, formulação de políticas públicas, autonomia municipal e agenda 21 global, brasileira e local. Esta discussão representou os alicerces teóricos para se compreender o processo de construção de agendas 21 locais.
Foram realizados dois estudos de caso, sobre Vitória, ES e Prado, BA, municípios estes que passaram por processos de construção de agendas 21. Para esta etapa foram adotadas metodologias alternativas para captação de informações que levam à conclusão de que a eficácia do processo de desenvolvimento sustentável de um município será tanto maior quanto maior for o comprometimento do governo local com o processo, bem como quanto melhor planejada e ampla forem a mobilização social e a participação pública. MenosUm dos compromissos assumidos na Agenda 21 Global foi que os países gerariam políticas nacionais de desenvolvimento sustentável, através de suas Agendas 21 nacionais. Face à importância dos municípios e das comunidades locais, na definição de novos padrões de desenvolvimento economicamente eficientes, socialmente justos e ambientalmente equilibrados, também foi acordado que as localidades sob responsabilidade dos governos municipais, promoveriam a construção de suas Agendas 21 locais.
A construção de Agendas 21 locais exige foco no modo como estas vêm sendo conduzidas. É através da análise do processo de formulação de políticas, planos e programas que se identificam os pontos de estrangulamento para sua implementação e consequentemente de sua viabilidade. Neste processo há que se enfrentar conflitos de interesse e barreiras culturais as quais podem interferir na sua eficácia. Apesar disso, é fundamental que os municípios se apropriem do direito que têm e tomem iniciativas em direção à construção do seu próprio desenvolvimento sustentável.
A presente dissertação discutiu conceitualmente os temas desenvolvimento sustentável, mobilização social e participação pública, conflitos de interesse, formulação de políticas públicas, autonomia municipal e agenda 21 global, brasileira e local. Esta discussão representou os alicerces teóricos para se compreender o processo de construção de agendas 21 locais.
Foram realizados dois estudos de caso, sobre Vitória, ES e Prado, BA, municípios ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agenda 21 local; Mobilização social; Política pública. |
Thesagro: |
Desenvolvimento Sustentável. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02609nam a2200181 a 4500 001 1120195 005 2007-12-12 008 2000 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aMENDONÇA, S. J. B. de 245 $aO processo de construção de agendas 21 locais$bos casos de Vitória, Espírito Santo, e Prado, Bahia. 260 $a2000 .$c2000 300 $a127 f. 500 $aDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)- Universidade de Brasília, Brasília-DF. 520 $aUm dos compromissos assumidos na Agenda 21 Global foi que os países gerariam políticas nacionais de desenvolvimento sustentável, através de suas Agendas 21 nacionais. Face à importância dos municípios e das comunidades locais, na definição de novos padrões de desenvolvimento economicamente eficientes, socialmente justos e ambientalmente equilibrados, também foi acordado que as localidades sob responsabilidade dos governos municipais, promoveriam a construção de suas Agendas 21 locais. A construção de Agendas 21 locais exige foco no modo como estas vêm sendo conduzidas. É através da análise do processo de formulação de políticas, planos e programas que se identificam os pontos de estrangulamento para sua implementação e consequentemente de sua viabilidade. Neste processo há que se enfrentar conflitos de interesse e barreiras culturais as quais podem interferir na sua eficácia. Apesar disso, é fundamental que os municípios se apropriem do direito que têm e tomem iniciativas em direção à construção do seu próprio desenvolvimento sustentável. A presente dissertação discutiu conceitualmente os temas desenvolvimento sustentável, mobilização social e participação pública, conflitos de interesse, formulação de políticas públicas, autonomia municipal e agenda 21 global, brasileira e local. Esta discussão representou os alicerces teóricos para se compreender o processo de construção de agendas 21 locais. Foram realizados dois estudos de caso, sobre Vitória, ES e Prado, BA, municípios estes que passaram por processos de construção de agendas 21. Para esta etapa foram adotadas metodologias alternativas para captação de informações que levam à conclusão de que a eficácia do processo de desenvolvimento sustentável de um município será tanto maior quanto maior for o comprometimento do governo local com o processo, bem como quanto melhor planejada e ampla forem a mobilização social e a participação pública. 650 $aDesenvolvimento Sustentável 653 $aAgenda 21 local 653 $aMobilização social 653 $aPolítica pública
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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Registros recuperados : 4 | |
4. | | VASCONCELOS NETO, A. G.; SOTTA, E. D.; MENDONCA, S. J. B. de; BASSI, N. S. S. Produção e consumo sustentável: bem-estar, equidade social e equilíbrio ambiental. In: MELLO, L. M. R. de; BASSI, N. S. S.; SANTOS, L. A. dos; GERUM, A. F. A. de A. (Ed.). Trabalho decente e crescimento econômico: contribuições da Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2018. E-book. (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 8). cap. 5.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria Tropical; Embrapa Amapá; Embrapa Suínos e Aves. |
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