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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio Ambiente. |
Data corrente: |
19/02/2015 |
Data da última atualização: |
17/03/2015 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SILVA, M. S. G. M. e; CARVALHO, N. C.; LOSEKANN, M. E.; SAMPAIO, F. G.; MARIGO, A. L. S.; CARVALHO, M. P.; SONODA, K. C. |
Afiliação: |
MARIANA SILVEIRA GUERRA MOURA E SILVA, CNPMA; NAYARA CYRINO CARVALHO, PUCCAMP; MARCOS ELISEU LOSEKANN, CNPMA; FERNANDA GARCIA SAMPAIO, CNPMA; ANA LUCIA SILVA MARIGO, CNPMA; MARISA PEREIRA CARVALHO, CNPMA; KATHIA CRISTHINA SONODA, CPAC. |
Título: |
Composição da comunidade macrobentônica no reservatório de Furnas (MG) em área de parque aquícola. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
In: SEMINÁRIO DA REDE AGROHIDRO, 2., 2014, Campinas. Impactos da agricultura e das mudanças climáticas nos recursos hídricos. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2014. |
Páginas: |
p. 112-116. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Resumo: O uso de métodos convencionais para análise da qualidade da água, como parâmetros físico-químicos, em áreas de reservatórios utilizadas para a agricultura, não é suficiente para detectar possíveis impactos gerados a longo prazo. Sendo assim, o uso de macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores associado aos métodos convencionais se torna uma análise mais completa e abrangente. O trabalho apresenta dados do monitoramento da qualidade da água em uma área de parque aquícola do reservatório de Furnas, com enfoque no biomonitoramento da comunidade macrobentônica colonizadora do sedimento, em áreas com e sem produção de peixe. Foi observado que a comunidade biológica em estudo não apresentou alterações relacionadas com a produção aquícola, mas sim com a localização dentro do reservatório. |
Palavras-Chave: |
Biomonitoramento; Macroinvertebrados. |
Thesagro: |
Aqüicultura; Qualidade da água. |
Thesaurus Nal: |
Indicator species; Water quality; Water reservoirs. |
Categoria do assunto: |
S Ciências Biológicas |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/118141/1/2014AA69.pdf
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Marc: |
LEADER 01790nam a2200277 a 4500 001 2009018 005 2015-03-17 008 2014 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSILVA, M. S. G. M. e 245 $aComposição da comunidade macrobentônica no reservatório de Furnas (MG) em área de parque aquícola.$h[electronic resource] 260 $aIn: SEMINÁRIO DA REDE AGROHIDRO, 2., 2014, Campinas. Impactos da agricultura e das mudanças climáticas nos recursos hídricos. Anais... Brasília, DF: Embrapa$c2014 300 $ap. 112-116. 520 $aResumo: O uso de métodos convencionais para análise da qualidade da água, como parâmetros físico-químicos, em áreas de reservatórios utilizadas para a agricultura, não é suficiente para detectar possíveis impactos gerados a longo prazo. Sendo assim, o uso de macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores associado aos métodos convencionais se torna uma análise mais completa e abrangente. O trabalho apresenta dados do monitoramento da qualidade da água em uma área de parque aquícola do reservatório de Furnas, com enfoque no biomonitoramento da comunidade macrobentônica colonizadora do sedimento, em áreas com e sem produção de peixe. Foi observado que a comunidade biológica em estudo não apresentou alterações relacionadas com a produção aquícola, mas sim com a localização dentro do reservatório. 650 $aIndicator species 650 $aWater quality 650 $aWater reservoirs 650 $aAqüicultura 650 $aQualidade da água 653 $aBiomonitoramento 653 $aMacroinvertebrados 700 1 $aCARVALHO, N. C. 700 1 $aLOSEKANN, M. E. 700 1 $aSAMPAIO, F. G. 700 1 $aMARIGO, A. L. S. 700 1 $aCARVALHO, M. P. 700 1 $aSONODA, K. C.
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Registro original: |
Embrapa Meio Ambiente (CNPMA) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria Tropical; Embrapa Caprinos e Ovinos. |
Data corrente: |
13/12/2018 |
Data da última atualização: |
08/04/2019 |
Tipo da produção científica: |
Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento |
Autoria: |
LUCENA, C. C. de; BENEVIDES, S. D.; GUIMARAES, V. P.; MARTINS, E. C. |
Afiliação: |
CICERO CARTAXO DE LUCENA, CNPC; SELENE DAIHA BENEVIDES, CNPAT; VINICIUS PEREIRA GUIMARAES, CNPC; ESPEDITO CEZARIO MARTINS, CNPC. |
Título: |
Análise da aceitação mercadológica de queijo de leite caprino em função do perfil socioeconômico dos consumidores. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
Sobral: Embrapa Caprinos e Ovinos, 2018. |
Páginas: |
17 p. |
Série: |
(Embrapa Caprinos e Ovinos. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 3). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Resumo: Neste estudo, objetivou-se analisar a aceitação mercadológica do queijo de leite de cabra em função do perfil socioeconômico dos consumidores. Para tanto foi aplicado um questionário semiestruturado para obtenção dos indicadores de perfil socioeconômico (idade, sexo, escolaridade e renda), frequência do consumo de queijos, percepção dos preços de queijo de leite caprino, interesse dos consumidores para experimentar novos alimentos (perfil inovador), nível de aceitação sensorial e nível de interesse dos consumidores (adoção potencial), estas duas últimas variáveis, utilizando a escala likert de três pontos. O universo amostral foi de 740 consumidores, escolhidos aleatoriamente, em supermercados varejistas das cidades de Fortaleza-CE, João Pessoa-PB e Rio de Janeiro-RJ. Os resultados indicaram que a aceitação do queijo de leite caprino está associada ao perfil socioeconômico do consumidor, com predominância no grupo de consumidores de nível superior e renda média a alta. A aprovação do queijo de leite de cabra foi de 46,5% dos consumidores, enquanto que 35% foram indiferentes e 18,4% reprovaram o produto. Já a intenção de consumir, que leva em consideração outros fatores, além do sensorial, como por exemplo, a renda, foi 33,9% dos consumidores, ao passo que 41,6% foram indiferentes em relação a intenção de consumo. Os resultados confirmam também que o queijo de leite caprino é considerado ainda um alimento de baixa frequência na mesa dos consumidores, evidenciando o potencial de crescimento do mercado. Abstract: In this study, the objective was to analyze the market acceptance of goat's milk cheese according to the socioeconomic profile of the consumers. A semi-structured questionnaire was used to obtain indicators of socioeconomic profile (age, sex, schooling and income), frequency of cheese consumption, perception of goat cheese prices, consumers' interest in trying new foods (innovative profile) , level of sensory acceptance and level of consumer interest (potential adoption), these last two variables, using the likert three-point scale. The sample universe consisted of 740 consumers, randomly selected from supermarkets in the cities of Fortaleza-CE, João Pessoa-PB and Rio de Janeiro-RJ. The results indicated that the acceptance of goat milk cheese is associated with the socioeconomic profile of the consumer, with a predominance of upper and middle income consumers. The approval of goat's milk cheese was 46.5% of consumers, while 35% were indifferent and 18.4% disapproved the product. Already the intention to consume, which takes into account factors other than sensory, such as income, was 33.9% of consumers, while 41.6% were indifferent to the intention to consume. The results also confirm that goat's milk cheese is still considered a low-frequency food on the consumers' table, evidencing the potential for market growth. MenosResumo: Neste estudo, objetivou-se analisar a aceitação mercadológica do queijo de leite de cabra em função do perfil socioeconômico dos consumidores. Para tanto foi aplicado um questionário semiestruturado para obtenção dos indicadores de perfil socioeconômico (idade, sexo, escolaridade e renda), frequência do consumo de queijos, percepção dos preços de queijo de leite caprino, interesse dos consumidores para experimentar novos alimentos (perfil inovador), nível de aceitação sensorial e nível de interesse dos consumidores (adoção potencial), estas duas últimas variáveis, utilizando a escala likert de três pontos. O universo amostral foi de 740 consumidores, escolhidos aleatoriamente, em supermercados varejistas das cidades de Fortaleza-CE, João Pessoa-PB e Rio de Janeiro-RJ. Os resultados indicaram que a aceitação do queijo de leite caprino está associada ao perfil socioeconômico do consumidor, com predominância no grupo de consumidores de nível superior e renda média a alta. A aprovação do queijo de leite de cabra foi de 46,5% dos consumidores, enquanto que 35% foram indiferentes e 18,4% reprovaram o produto. Já a intenção de consumir, que leva em consideração outros fatores, além do sensorial, como por exemplo, a renda, foi 33,9% dos consumidores, ao passo que 41,6% foram indiferentes em relação a intenção de consumo. Os resultados confirmam também que o queijo de leite caprino é considerado ainda um alimento de baixa frequência na mesa dos consumidores, evidenciando o po... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Aceitação; Alimento funcional; Goat’s artisanal cheese; Queijo artesanal. |
Thesagro: |
Caprino; Consumidor; Leite de Cabra; Mercado. |
Thesaurus NAL: |
Functional foods; Goat milk. |
Categoria do assunto: |
-- Q Alimentos e Nutrição Humana |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/195603/1/CNPC-2018-BPD3.pdf
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Marc: |
LEADER 03827nam a2200289 a 4500 001 2101483 005 2019-04-08 008 2018 bl uuuu u0uu1 u #d 100 1 $aLUCENA, C. C. de 245 $aAnálise da aceitação mercadológica de queijo de leite caprino em função do perfil socioeconômico dos consumidores.$h[electronic resource] 260 $aSobral: Embrapa Caprinos e Ovinos$c2018 300 $a17 p. 490 $a(Embrapa Caprinos e Ovinos. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 3). 520 $aResumo: Neste estudo, objetivou-se analisar a aceitação mercadológica do queijo de leite de cabra em função do perfil socioeconômico dos consumidores. Para tanto foi aplicado um questionário semiestruturado para obtenção dos indicadores de perfil socioeconômico (idade, sexo, escolaridade e renda), frequência do consumo de queijos, percepção dos preços de queijo de leite caprino, interesse dos consumidores para experimentar novos alimentos (perfil inovador), nível de aceitação sensorial e nível de interesse dos consumidores (adoção potencial), estas duas últimas variáveis, utilizando a escala likert de três pontos. O universo amostral foi de 740 consumidores, escolhidos aleatoriamente, em supermercados varejistas das cidades de Fortaleza-CE, João Pessoa-PB e Rio de Janeiro-RJ. Os resultados indicaram que a aceitação do queijo de leite caprino está associada ao perfil socioeconômico do consumidor, com predominância no grupo de consumidores de nível superior e renda média a alta. A aprovação do queijo de leite de cabra foi de 46,5% dos consumidores, enquanto que 35% foram indiferentes e 18,4% reprovaram o produto. Já a intenção de consumir, que leva em consideração outros fatores, além do sensorial, como por exemplo, a renda, foi 33,9% dos consumidores, ao passo que 41,6% foram indiferentes em relação a intenção de consumo. Os resultados confirmam também que o queijo de leite caprino é considerado ainda um alimento de baixa frequência na mesa dos consumidores, evidenciando o potencial de crescimento do mercado. Abstract: In this study, the objective was to analyze the market acceptance of goat's milk cheese according to the socioeconomic profile of the consumers. A semi-structured questionnaire was used to obtain indicators of socioeconomic profile (age, sex, schooling and income), frequency of cheese consumption, perception of goat cheese prices, consumers' interest in trying new foods (innovative profile) , level of sensory acceptance and level of consumer interest (potential adoption), these last two variables, using the likert three-point scale. The sample universe consisted of 740 consumers, randomly selected from supermarkets in the cities of Fortaleza-CE, João Pessoa-PB and Rio de Janeiro-RJ. The results indicated that the acceptance of goat milk cheese is associated with the socioeconomic profile of the consumer, with a predominance of upper and middle income consumers. The approval of goat's milk cheese was 46.5% of consumers, while 35% were indifferent and 18.4% disapproved the product. Already the intention to consume, which takes into account factors other than sensory, such as income, was 33.9% of consumers, while 41.6% were indifferent to the intention to consume. The results also confirm that goat's milk cheese is still considered a low-frequency food on the consumers' table, evidencing the potential for market growth. 650 $aFunctional foods 650 $aGoat milk 650 $aCaprino 650 $aConsumidor 650 $aLeite de Cabra 650 $aMercado 653 $aAceitação 653 $aAlimento funcional 653 $aGoat’s artisanal cheese 653 $aQueijo artesanal 700 1 $aBENEVIDES, S. D. 700 1 $aGUIMARAES, V. P. 700 1 $aMARTINS, E. C.
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