Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Florestas. |
Data corrente: |
28/02/2008 |
Data da última atualização: |
28/02/2008 |
Autoria: |
FERRAZ, S. F. de B.; MARSON, J. C.; FONTANA, C. R.; LIMA, W. de P. |
Título: |
Uso de indicadores hidrológicos para classificação de trechos de estradas florestais quanto ao escoamento superficial. |
Ano de publicação: |
2007 |
Fonte/Imprenta: |
Scientia Forestalis, Piracicaba, n. 75, p. 39-49, set. 2007. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Estradas florestais têm sido apontadas como fontes de problemas ambientais relacionados à alteração da dinâmica da água e sedimentos. Neste estudo foram avaliados indicadores hidrológicos de escoamento superficial em trechos de estradas florestais para fins de identificação de pontos críticos de erosão e acúmulo de água no solo. Para tal, a malha viária de uma fazenda de produção de madeira foi dividida em 252 trechos de estradas, para os quais foram calculados quatro indicadores hidrológicos: declividade média do terreno, declividade da rampa, Fator LS e índice topográfico. A análise dos indicadores baseouse na estatística descritiva para identificação de outliers, análise de componentes principais para análise da variabilidade entre variáveis e entre observações e, de agrupamento para identificação de grupos de trechos com características semelhantes. Os resultados permitiram a classificação dos trechos de estradas em cinco tipos principais: de topo de morro, de fundo de vale, planas, com declividade e posicionadas
na direção da vertente principal. Dentre os tipos citados, os indicadores são capazes de destacar trechos mais críticos que diferem dos demais e que são potenciais fontes de problemas de erosão e de alagamento em estradas florestais. A análise de componentes principais mostrou duas fontes de variação, relacionadas à característica topográfica do terreno e ao desenho da construção de estrada, e os indicadores representam bem estas características. O método mostrou-se apropriado para identificação de trechos críticos de estradas que precisam ser reavaliados e também no planejamento da malha viária de novos projetos florestais. MenosEstradas florestais têm sido apontadas como fontes de problemas ambientais relacionados à alteração da dinâmica da água e sedimentos. Neste estudo foram avaliados indicadores hidrológicos de escoamento superficial em trechos de estradas florestais para fins de identificação de pontos críticos de erosão e acúmulo de água no solo. Para tal, a malha viária de uma fazenda de produção de madeira foi dividida em 252 trechos de estradas, para os quais foram calculados quatro indicadores hidrológicos: declividade média do terreno, declividade da rampa, Fator LS e índice topográfico. A análise dos indicadores baseouse na estatística descritiva para identificação de outliers, análise de componentes principais para análise da variabilidade entre variáveis e entre observações e, de agrupamento para identificação de grupos de trechos com características semelhantes. Os resultados permitiram a classificação dos trechos de estradas em cinco tipos principais: de topo de morro, de fundo de vale, planas, com declividade e posicionadas
na direção da vertente principal. Dentre os tipos citados, os indicadores são capazes de destacar trechos mais críticos que diferem dos demais e que são potenciais fontes de problemas de erosão e de alagamento em estradas florestais. A análise de componentes principais mostrou duas fontes de variação, relacionadas à característica topográfica do terreno e ao desenho da construção de estrada, e os indicadores representam bem estas características. O método mostro... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Modelagem hidrológica. |
Thesagro: |
Erosão; Sistema de Informação Geográfica. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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