Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
21/12/2016 |
Data da última atualização: |
17/07/2017 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
MORAES, A. S.; ALVES, F. V.; JULIANO, R. S.; FIORAVANTI, M. C. S.; LOPES, J. C. S.; LONGHI, E. H.; DUARTE JUNIOR, M. F.; TSUNEDA, P. P. |
Afiliação: |
ANDRE STEFFENS MORAES, CNPSO; FABIANA VILLA ALVES, CNPGC; RAQUEL SOARES JULIANO, CPAP; M.C.S. FIORAVANTI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; J. C. S. LOPES, Universidade Federal de Mato Grosso; E. H. LONGHI, EMATER- GOIANIA; M. F. DUARTE JUNIOR, Universidade Federal de Mato Grosso; P. P. TSUNEDA, Universidade Federal de Mato Grosso. |
Título: |
Percepções de consumidores sobre carne bovina com indicação geográfica de raças locais brasileiras em Cuiabá-MT. |
Ano de publicação: |
2016 |
Fonte/Imprenta: |
Actas Iberoamericanas en Conservación Animal, v. 8, p. 46-54, 2016. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
RESUMO: Foi realizado levantamento com 417 consumidores de carne bovina em 11 estabelecimentos que comercializam carnes em Cuiabá (MT), a fim de identificar sua percepção com relação a carnes diferenciadas, especialmente identificação geográfica (IG), buscando entender como essa percepção pode ser utilizada na estratégia para onservação de raças locais, como os bovinos Pantaneiro e Curraleiro Pé-Duro, além de identificar se estão dispostos a pagar pelos atributos dessas carnes. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas utilizando um questionário semiestruturado composto por questões fechadas e abertas. Constatou-se que muitos consumidores têm algum conhecimento sobre o que são carnes com IG, embora não a maioria, e pouco conhecimento sobre o que são raças bovinas locais. Mesmo assim, demonstraram interesse em consumir carne de raças locais com IG para experimentar e caso essas características sejam um indicador de qualidade e de produto saudável. Além disso, estão dispostos a pagar mais por este tipo de produto. Conclui-se que o consumidor valorizou os atributos desse tipo de carne, sendo possível agregar valor em função de tais diferenciais. Desta forma, o uso de IG em raças locais pode contribuir para a conservação dessas raças ao incorporar sua carne ao mercado. ABSTRACT: This research was carried out with 417 consumers from 11 different butcher shops in Cuiabá (MT), aiming to identifying these consumers' perception with regard to different types of meat, especially in what concerns geographical identification (GI). It also aimed at understanding how this perception can be used in the conservation of local reeds, like the Pantaneiro and Curraleiro Pé-Duro, as well as identifying if the consumers are willing to pay more for this beef. The data were collected through interviews by means a semistructured questionnaire made up of objective and subjective questions. It was attested that many consumers have some knowledge about what are meats with GI, but not most, and little knowledge about what are local breeds. Even so, they showed a great interest in consuming meat from local breeds with GI, to trying out and as long as these characteristics is an indicator of quality and healthy product. Besides that, these consumers are willing to pay extra for it. It is concluded that the consumer values the attributes of this type of meat, and it is possible to add value in terms of such attributes. Finally, the use of IG in local breeds can contribute to conservation of these breeds through the incorporation of his meat in the market. MenosRESUMO: Foi realizado levantamento com 417 consumidores de carne bovina em 11 estabelecimentos que comercializam carnes em Cuiabá (MT), a fim de identificar sua percepção com relação a carnes diferenciadas, especialmente identificação geográfica (IG), buscando entender como essa percepção pode ser utilizada na estratégia para onservação de raças locais, como os bovinos Pantaneiro e Curraleiro Pé-Duro, além de identificar se estão dispostos a pagar pelos atributos dessas carnes. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas utilizando um questionário semiestruturado composto por questões fechadas e abertas. Constatou-se que muitos consumidores têm algum conhecimento sobre o que são carnes com IG, embora não a maioria, e pouco conhecimento sobre o que são raças bovinas locais. Mesmo assim, demonstraram interesse em consumir carne de raças locais com IG para experimentar e caso essas características sejam um indicador de qualidade e de produto saudável. Além disso, estão dispostos a pagar mais por este tipo de produto. Conclui-se que o consumidor valorizou os atributos desse tipo de carne, sendo possível agregar valor em função de tais diferenciais. Desta forma, o uso de IG em raças locais pode contribuir para a conservação dessas raças ao incorporar sua carne ao mercado. ABSTRACT: This research was carried out with 417 consumers from 11 different butcher shops in Cuiabá (MT), aiming to identifying these cons... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Carne bovina; Conservação in situ; Indicação geográfica. |
Thesagro: |
Carne. |
Thesaurus Nal: |
Meat; Red meat. |
Categoria do assunto: |
L Ciência Animal e Produtos de Origem Animal |
Marc: |
LEADER 03548naa a2200277 a 4500 001 2059022 005 2017-07-17 008 2016 bl --- 0-- u #d 100 1 $aMORAES, A. S. 245 $aPercepções de consumidores sobre carne bovina com indicação geográfica de raças locais brasileiras em Cuiabá-MT.$h[electronic resource] 260 $c2016 520 $aRESUMO: Foi realizado levantamento com 417 consumidores de carne bovina em 11 estabelecimentos que comercializam carnes em Cuiabá (MT), a fim de identificar sua percepção com relação a carnes diferenciadas, especialmente identificação geográfica (IG), buscando entender como essa percepção pode ser utilizada na estratégia para onservação de raças locais, como os bovinos Pantaneiro e Curraleiro Pé-Duro, além de identificar se estão dispostos a pagar pelos atributos dessas carnes. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas utilizando um questionário semiestruturado composto por questões fechadas e abertas. Constatou-se que muitos consumidores têm algum conhecimento sobre o que são carnes com IG, embora não a maioria, e pouco conhecimento sobre o que são raças bovinas locais. Mesmo assim, demonstraram interesse em consumir carne de raças locais com IG para experimentar e caso essas características sejam um indicador de qualidade e de produto saudável. Além disso, estão dispostos a pagar mais por este tipo de produto. Conclui-se que o consumidor valorizou os atributos desse tipo de carne, sendo possível agregar valor em função de tais diferenciais. Desta forma, o uso de IG em raças locais pode contribuir para a conservação dessas raças ao incorporar sua carne ao mercado. ABSTRACT: This research was carried out with 417 consumers from 11 different butcher shops in Cuiabá (MT), aiming to identifying these consumers' perception with regard to different types of meat, especially in what concerns geographical identification (GI). It also aimed at understanding how this perception can be used in the conservation of local reeds, like the Pantaneiro and Curraleiro Pé-Duro, as well as identifying if the consumers are willing to pay more for this beef. The data were collected through interviews by means a semistructured questionnaire made up of objective and subjective questions. It was attested that many consumers have some knowledge about what are meats with GI, but not most, and little knowledge about what are local breeds. Even so, they showed a great interest in consuming meat from local breeds with GI, to trying out and as long as these characteristics is an indicator of quality and healthy product. Besides that, these consumers are willing to pay extra for it. It is concluded that the consumer values the attributes of this type of meat, and it is possible to add value in terms of such attributes. Finally, the use of IG in local breeds can contribute to conservation of these breeds through the incorporation of his meat in the market. 650 $aMeat 650 $aRed meat 650 $aCarne 653 $aCarne bovina 653 $aConservação in situ 653 $aIndicação geográfica 700 1 $aALVES, F. V. 700 1 $aJULIANO, R. S. 700 1 $aFIORAVANTI, M. C. S. 700 1 $aLOPES, J. C. S. 700 1 $aLONGHI, E. H. 700 1 $aDUARTE JUNIOR, M. F. 700 1 $aTSUNEDA, P. P. 773 $tActas Iberoamericanas en Conservación Animal$gv. 8, p. 46-54, 2016.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Pantanal (CPAP) |
|