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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
11/08/2023 |
Data da última atualização: |
14/08/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
HELLO, F. A. |
Afiliação: |
FERNANDO ANTONIO HELLO, GGNIT. |
Título: |
Exercício parcial de avaliação de impactos de políticas públicas em cooperação técnica internacional Sul-Sul: um estudo de caso. |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
RP3, Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, n. 1, 2023. |
ISSN: |
2317-921X |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Neste artigo utilizou-se a metodologia ?Modelo de Quatro Níveis? de Kirkpatrick, em três de suas quatro dimensões, na avaliação de reação, avaliação de aprendizagens, e avaliação de impacto, em um exercício de análise finalística qualitativa do processo de desdobramento e aplicação da Política Pública (PP) de Cooperação Internacional (COOPTEC) Sul-Sul do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Governo Brasileiro, avaliando dois cursos ofertados através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e executados pela Embrapa Estudos e Capacitação (EEC), em 2012. Apesar do restrito tamanho da amostra impedir ampla generalização dos resultados, ao final sugere-se que a PP de COOPTEC internacional adotada pelo Governo brasileiro seja mais bem avaliada e acompanhada no alcance de seu principal objetivo de gerar impactos em profundidade, capilaridade e em extensão aos países beneficiários, definindo novos horizontes e possibilidades de efetiva transformação social, colocando o Brasil efetivamente no rol de países doadores emergentes. Para isso, também constatou-se que, no contexto do Policy Cycle, avaliar impactos de PPs exige análises estruturais complexas, em várias dimensões, envolvendo métricas bem ajustadas, acompanhamento e melhoria contínua em realimentação do processo em curso, assim como análises políticas articuladas de forma dialética e dialógica frente às intencionalidades tácitas e explícitas da PP e dos seus programas, ampliando seus outputs e outcomes e, consequentemente, seus futuros impactos. MenosNeste artigo utilizou-se a metodologia ?Modelo de Quatro Níveis? de Kirkpatrick, em três de suas quatro dimensões, na avaliação de reação, avaliação de aprendizagens, e avaliação de impacto, em um exercício de análise finalística qualitativa do processo de desdobramento e aplicação da Política Pública (PP) de Cooperação Internacional (COOPTEC) Sul-Sul do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Governo Brasileiro, avaliando dois cursos ofertados através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e executados pela Embrapa Estudos e Capacitação (EEC), em 2012. Apesar do restrito tamanho da amostra impedir ampla generalização dos resultados, ao final sugere-se que a PP de COOPTEC internacional adotada pelo Governo brasileiro seja mais bem avaliada e acompanhada no alcance de seu principal objetivo de gerar impactos em profundidade, capilaridade e em extensão aos países beneficiários, definindo novos horizontes e possibilidades de efetiva transformação social, colocando o Brasil efetivamente no rol de países doadores emergentes. Para isso, também constatou-se que, no contexto do Policy Cycle, avaliar impactos de PPs exige análises estruturais complexas, em várias dimensões, envolvendo métricas bem ajustadas, acompanhamento e melhoria contínua em realimentação do processo em curso, assim como análises políticas articuladas de forma dialética e dialógica frente às intencionalidades tácitas e explícitas da PP e dos seus programas, ampliando seus outputs e outcomes e, consequente... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Capacitação; Cooperação Internacional; Políticas Públicas; Transferência de Tecnologia. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1155862/1/Exercicio-Parcial-de-Avaliacao-de-Impactos.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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Registros recuperados : 11 | |
4. | | HELLO, F. A. Especificidades no processo de construção e articulação de um Acordo de Cooperação em SSAN para a UNASUL-ASA, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) e Embrapa. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL, 2, 2016, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF : UnB/OPSAN; Rio de Janeiro : CERESAN/UFRRJ, 2016.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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5. | | VIEIRA JUNIOR, P. A.; HELLO, F. A. Emulação democrática. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA POLÍTICA, 9.,2016, Natal. Psicologia, política e território: resistências e capturas no cotidiano: anais. Natal: UFRN, 2017. p. 42Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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7. | | HELLO, F. A.; MELO, P. E. de. Using the "Socialization of the Survey of Expectations" (SSE) tool to develop projects, programs and courses. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 54., 2016, Maceió, AL. Desenvolvimento, território e biodiversidade: anais eletrônicos...Maceió, AL: SOBER, 2016.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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Biblioteca(s): Embrapa Hortaliças. |
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10. | | AQUINO, A. M. de; COSTA, P. da; PESSOA, M. C. P. Y.; HELLO, F. A.; FERREIRA, V. M.; COSTA, J. R. da. Educação inclusiva no campo. In: COSTA, J. R.; COSTA, P. DA; HAMMES, V. S.; AQUINO, A. M. (Ed.). Educação de qualidade: contribuições da Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2018. E-book. E-book. (Série: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 4). Cap. 5. p. 63-75Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia; Embrapa Amazônia Ocidental; Embrapa Meio Ambiente. |
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11. | | AQUINO, A. M. de; COSTA, P. da; PESSOA, M. C. P. Y.; HELLO, F. A.; FERREIRA, V. M.; COSTA, J. R. da. Inclusive education in the countryside. In: COSTA, J. R. da; COSTA, P. da; HAMMES, V. S.; AQUINO, A. M. de Quality education: contributions of Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2020. cap. 5. p. 63-67. (Sustainable development goals, 4).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia; Embrapa Meio Ambiente. |
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