|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Tabuleiros Costeiros; Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
14/12/1993 |
Data da última atualização: |
22/02/2022 |
Autoria: |
HEBERLE, A. L. O. |
Afiliação: |
EMBRAPA-CPACT. |
Título: |
Diagnóstico da divulgação científica na Embrapa. |
Ano de publicação: |
1986 |
Fonte/Imprenta: |
1986. |
Páginas: |
134 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado) - Instituto Metodista de Ensino Superior, São Bernardo do Campo, SP. |
Conteúdo: |
Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar a divulgação da ciência e tecnologia desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- EMBRAPA. Básicamente consiste em duas grandes partes: a primeira cuida da apresentação e discussão teórica a respeito da divulgação e do jornalismo científico sob os aspectos conceitual e organizacional da empresa; a segunda trata do levantamento de dados sobre a divulgação e o jornalismo científico realizado na EMBRAPA , segundo a visão dos difusores de tecnologia e jornalista a ela vinculados funcionalmente. Reuniram-se, assim, os ingredientes teóricos e empíricos, discutindo-se as considerações e observações obtidas e identificando-se as características das manifestações da divulgação e do jornalismo dentro da EMBRAPA. As principais conclusões deste estudo são: a) a divulgação da ciência e tecnologia por parte das instituições de pesquisa agropecuária no Brasil não pode ser vista isoladamente a transferência está relacionada com a geração de conhecimentos está a fatores conjunturais; b) são básicamente os jornalistas (existentes em 48% das unidades analisadas) e os difusores de tecnologia que realizam a difusão nas unidades do Sistema Cooperativo de Pesquisa Agropecuária-SCPA; c) os recursos financeiros e humanos para a realização do trabalho de difusão são precários; d) os jornalistas (50%) identificaram interferência (censura) no trabalho que realizam. |
Palavras-Chave: |
Agricultural communication; Ciencia; Comunicação agrícola; Difusão; Divulgacao cientifica; EMBRAPA; Journalism; Science. |
Thesagro: |
Divulgação; Jornalismo; Tecnologia. |
Thesaurus Nal: |
diffusion; technology. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/231650/1/Diagnostico-da-divulgacao.pdf
|
Marc: |
LEADER 02268nam a2200289 a 4500 001 1088871 005 2022-02-22 008 1986 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aHEBERLE, A. L. O. 245 $aDiagnóstico da divulgação científica na Embrapa. 260 $a1986.$c1986 300 $a134 f. 500 $aDissertação (Mestrado) - Instituto Metodista de Ensino Superior, São Bernardo do Campo, SP. 520 $aEste trabalho tem por objetivo identificar e analisar a divulgação da ciência e tecnologia desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- EMBRAPA. Básicamente consiste em duas grandes partes: a primeira cuida da apresentação e discussão teórica a respeito da divulgação e do jornalismo científico sob os aspectos conceitual e organizacional da empresa; a segunda trata do levantamento de dados sobre a divulgação e o jornalismo científico realizado na EMBRAPA , segundo a visão dos difusores de tecnologia e jornalista a ela vinculados funcionalmente. Reuniram-se, assim, os ingredientes teóricos e empíricos, discutindo-se as considerações e observações obtidas e identificando-se as características das manifestações da divulgação e do jornalismo dentro da EMBRAPA. As principais conclusões deste estudo são: a) a divulgação da ciência e tecnologia por parte das instituições de pesquisa agropecuária no Brasil não pode ser vista isoladamente a transferência está relacionada com a geração de conhecimentos está a fatores conjunturais; b) são básicamente os jornalistas (existentes em 48% das unidades analisadas) e os difusores de tecnologia que realizam a difusão nas unidades do Sistema Cooperativo de Pesquisa Agropecuária-SCPA; c) os recursos financeiros e humanos para a realização do trabalho de difusão são precários; d) os jornalistas (50%) identificaram interferência (censura) no trabalho que realizam. 650 $adiffusion 650 $atechnology 650 $aDivulgação 650 $aJornalismo 650 $aTecnologia 653 $aAgricultural communication 653 $aCiencia 653 $aComunicação agrícola 653 $aDifusão 653 $aDivulgacao cientifica 653 $aEMBRAPA 653 $aJournalism 653 $aScience
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 65 | |
2. | | HEBERLE, A. L. O. Adoção em ciência e tecnologia. HEBERLE, A. L. O.; NOVO, A. L. M.; CAMARGO, A. C. de; FRAGALLE, C. V. P. (ed.). Intercâmbio, construção do conhecimento e comunicação no Programa Balde Cheio. Brasília, DF: Embrapa, 2021. p. 18-36. Cap.1Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Café. |
| |
5. | | HEBERLÊ, A. L. O. Brasil: expressão representatividade do Mercosul. In: DUARTE, J.; GOBBI, M. C. (Org.) Mercosul sob os olhos do mundo: como os jornais de 14 paises apresentaram o Mercosul a seus leitores. Pelotas: Editora Universitária da UFPel, Pelotas, 2008. 289 p.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Clima Temperado. |
| |
10. | | HEBERLE, A. L. O. Os prêmios nobel e a ciência. Diário da Manhã, Pelotas, 8 de dezembro, 2009. Editorial, p. 4. Publicado em: jornal Diário da Manhã, em 08/12/2009.Tipo: Artigo de Divulgação na Mídia |
Biblioteca(s): Embrapa Clima Temperado. |
| |
15. | | HEBERLE, A. L. O. Sobre o pensamento lógico e o falso silogismo. In: WESCHENFELDER, A.; FAUSTO NETO, A.; BORELLI, V. (Org.) Midiatização, pandemia e eleições: disputas e transformações nas discursividades contemporâneas. Campina Grande, PB: EDUEPB: Japaratinga, AL: CISECO, 2023. 618 p.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
| |
Registros recuperados : 65 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|